Depois de tantas atribulações do período pandêmico, finalmente chegamos a um mês de dezembro parecido com o que estávamos acostumados: com o entusiasmo da preparação das festas e encontros, esperanças no futuro e a avaliação do que fizemos e conquistamos no ano que termina.
É um tempo cheio de ocupações em que, mais do que nunca, passado, presente e futuro são igualmente protagonistas de nossos pensamentos. É hora de analisar o que se foi, como estamos e organizar os próximos passos… e o nosso artigo de hoje pretende ser inspirador nesse sentido. Quer ver como? Continue lendo.
A importância de refletir sobre o ano que termina
O que você buscou para a sua vida nos doze meses que estão chegando ao final? No geral, as pessoas correm atrás da felicidade. Mas há quem diga que a tal felicidade não existe como um todo e sim, nos momentos de alegria vividos. Dessa forma, o melhor é ter o máximo possível de satisfações e motivos para sorrir e se sentir bem.
Por isso, o que temos que ponderar, após certo período, é sobre o que nos fez contentes, trouxe conforto, serenidade e o sentimento bom da realização que ocorre conforme os planos ou, até mesmo, fora deles. Se fez uma “lista de desejos”, é muito produtivo checar se obteve sucesso e em caso negativo, verificar se o item não atendido tem significância e merece ser explorado novamente no futuro.
A importância de refletir sobre o ano que vem chegando
Bons acontecimentos fora do programado são ótimos. Porém, são mais comuns quando devidamente pensados, estudados, com várias ações colocadas em prática, e às vezes corrigidas, para que deem certo. Aí a probabilidade de êxito aumenta muito.
Fazer um plano de ação pode parecer um tanto burocrático para as questões diárias, mas o fato é que essa prática traz inúmeros benefícios e nem é difícil de implementar, basta tentar e perseverar, que acaba se tornando um hábito, principalmente quando os resultados ficam claramente demonstrados.
Além do mais, acredita-se que deixar os sonhos escritos e visíveis pode ajudar a evitar a procrastinação e facilitar seu controle, além de funcionar como estímulo, pois você estará visualizando-os constantemente e provavelmente renovando o propósito expressado para o futuro.
Como fazer o planejamento para o futuro?
- Comece por avaliar os frutos do passado. Quantos e quais projetos foram realizados? Eles necessitam de complemento, entrando num outro estágio? E o que não foi bem sucedido? Tem importância para ser considerado no futuro ou deve ser abolido? As causas de não terem dado certo são conhecidas e há como corrigir?
- Liste o que é desejável para frente, definindo os detalhes: prioridades, datas, prazos, como executar, responsáveis, orçamento etc.
- Separe os itens por assuntos/áreas:
- Necessidades primárias – como moradia e alimentação;
- Saúde – controle do estresse, exercícios físicos, lazer, exames e atos de prevenção;
- Relacionamentos – vida privada, profissional e social;
- Trabalho e finanças – o melhor é sentir prazer no que faz, pois, a insatisfação no ambiente laboral pode ser uma das causas da falta de bem-estar mental;
- Outras categorias que você preferir destacar.
Exemplo prático: vender a casa
Digamos que um dos seus objetivos para o futuro está relacionado à moradia: você pretende trocar, alugar, vender ou comprar a sua casa própria. Então, na planilha em que você organiza o seu plano de ação para o novo ano, no campo das necessidades primárias e no item moradia, você registra, por exemplo, “vender a casa”.
Em seguida, nas outras colunas, explique a ação/etapa (fazer uma Avaliação Imobiliária), defina o motivo (saber o valor de mercado), responsável (seu nome ou quem ficará encarregado), data, onde, de que modo (contratando empresa especialista, com emissão do Laudo de Avaliação de Imóvel) e quanto custa (valor do serviço).
Daí você continuará listando as outras fases do processo, como “contratar uma imobiliária para a venda” ou “anunciar a casa”, detalhando as demais colunas, conforme descrito acima. Assim, o controle sobre os efeitos dessas providências fica claro e facilmente auditável, para que você possa fazer modificações rapidamente, caso não estejam satisfatórios.
É um modelo simples, mas quando é corretamente adotado, ajuda a alcançar o sucesso. Viu como é possível fazer uma análise do ano que se finda e um planejamento prático para o ano que está chegando, de forma a melhorar a sua performance pessoal, profissional, social e financeira? Assim, o esperado Feliz Ano Novo fica mais perto da realidade, certo?
E já que demos como exemplo a venda de uma casa e talvez essa seja realmente uma atitude essencial para a sua vida e de sua família num futuro próximo, que tal conhecer os serviços da MK Engenharia de Avaliações, que tem expertise na Avaliação Imobiliária e emissão do Laudo de Avaliação de Imóvel? Ela pode auxiliar você a obter excelentes resultados em seus negócios.
Gostou do conteúdo? Então acesse o nosso blog e encontre vários artigos muito úteis ao seu conhecimento. Deixe, também, a sua curtida e comentários e vamos conversando.
Grande abraço!
Feliz 2023!
Marcia Costa
MK Avaliações Imobiliárias