Pesquisar
Close this search box.
Laudo de Avaliação de Imóvel, qual a sua função?

O Laudo de Avaliação de Imóvel é um instrumento proveniente da Avaliação Imobiliária. Sendo que serve para determinar precisamente o preço de mercado de empreendimentos como, casa, apartamento, shopping, hotel, sala comercial, terreno etc. Além disso, pode ser usado para venda, aluguel, fins judiciais etc.

Por ser um instrumento técnico não determina o preço baseando-se em aspectos subjetivos, o preço é originado usando métodos científicos, estatísticos e estudos que já foram utilizados em outras análises.

O valor de mercado estima o preço do imóvel, que é apurado pelo equilíbrio econômico alcançado pela lei da oferta e da demanda. Por isso, a data de referência do Laudo é imprescindível para analisar a conjuntura do mercado imobiliário no tempo em que a Avaliação de Imóvel foi realizada e definir se houve mudança por interferência externa ou internas.

Vamos falar mais a respeito desse assunto? Continue lendo este blogpost!

Primeiros passos da avaliação imobiliária

O engenheiro de avaliações é responsável por realizar a avaliação e emitir o Laudo de Avaliação Imobiliária.

O engenheiro avaliador precisa ter algumas informações para realizar a análise como, objetivo, finalidade, prazo, condições etc. Com esses dados conseguirá definir qual método avaliatório será adotado para fundamentar a análise.

Depois disso, o próximo passo é analisar a documentação do imóvel avaliando. Não pode faltar o registro do empreendimento, projetos, alvarás, habite-se, licenças e

Com essa documentação, o engenheiro consultará a lei de uso e ocupação do solo da cidade e o código de obra. Tudo isso é necessário para saber se há projetos na região, desapropriações, tombamento, extensão de vias etc. A etapa seguinte é a vistoria do imóvel.

Vistoria ao imóvel

Para realizar a Avaliação Imobiliária é necessário que seja realizada a vistoria. Com o avaliador in loco todas as características da propriedade são colhidas, além de que o engenheiro poderá analisar a região em que está a edificação. A visitação ao empreendimento é importante para que o laudo seja elaborado com precisão.

Quando existe um número de unidades de padrão similar, é possível analisar por amostragem, desde que combinado entre as partes. Deverá ser descrito no laudo as unidades que não foram vistoriados.

Quando não é viável realizar a vistoria, o motivo deve constar no laudo. Baseando-se nas informações que o engenheiro detiver, além de projetos e documentações, poderá proceder com a análise.

Aspectos políticos, econômicos e sociais

O levantamento de informações e análise in loco requer que a análise dos aspectos políticos, econômicos e sociais, o que se inclui região em que o imóvel se localiza. O engenheiro analisará condições políticas, econômicas e sociais para chegar ao valor de mercado.

Apenas por meio da visitação é possível verificar também se o bairro possui hospitais, universidades, escolas, postos de saúde, segurança etc. Essas e outras informações são importantes para estimar o preço do imóvel.

Todas as condições podem interferir na formação do valor. Se a região possui gastronômico, é turístico, é preciso saber se o empreendimento é novo ou se é para venda ao primeiro proprietário etc.

Aspectos físicos também são importantes, por exemplo, o imóvel está situado em um relevo, possui polos de influência, vegetação? Quando se trata de terreno, esses dados devem ser bem descritos no laudo de avaliação.

Se o solo é ruim, será preciso investir mais na fundação para preparar a edificação. Isso poderia ser motivo para uma desvalorização comercial do terreno.

Saiba mais, entre em contato conosco.

Você já precisou de um Laudo de Avaliação de Imóvel? Se sim, conte-nos a sua experiência. Se não precisou ainda de um laudo, diga se este conteúdo ajudou a adquirir ou ampliar seus conhecimentos.

Até breve!

Marcia Costa
MK Avaliações Imobiliárias

Resposta de 0

  1. Ola Sra Márcia. Achei muito produtiva a matéria sobre Avaliação Imobiliária. Eu sou Avaliadora de Imóveis e também Perita Judicial. Parece ser muito interessante o trabalho da sua empresa. Parabéns pela matéria!
    Abraços.
    Eliana
    eliana.r.salles@hotmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados