Nós já conversamos aqui no Blog sobre o que é Avaliação de Imóveis e para o que serve. Nele, explicamos o quanto Avaliar um Imóvel é complexo e como o entendimento do Profissional (Engenheiro ou Arquiteto) deve ser importante quanto as Metodologias, Normas e Mercado Econômico.
A ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas – regulamenta diversos Métodos de Avaliação de Imóveis para tipos diferentes de propriedades e você sabia que é possível conhecer e recorrer a diversos tipos de Avaliação? Essas podem ser, inclusive, ainda mais práticas e úteis para o tipo de imóvel que está sendo trabalhado. Pensando nisto, este Blog Post busca explicar os Métodos de Avaliação Imobiliária mais utilizados. Confira conosco!
Esse atualmente é o mais utilizado. Consiste em pesquisar as ofertas de mercado e as comparar com o imóvel que está sendo avaliado.
Nesse sentido, é necessário que a pesquisa tenha consistência na semelhança de variáveis que serão trabalhadas na forma de Fatores ou por Inferência Estatística.
As variáveis mais utilizadas são: Metragem construída de área útil, vagas de garagem, padrão de acabamento, localização, conservação, dentre outras variáveis que julgar necessário.
Consiste em pesquisar terrenos equivalentes ao terreno do imóvel a ser avaliado e atribuir o valor do CUB mensal para a área construída. O CUB será atribuído com o mesmo cuidado de se observar o padrão de construção e idade do imóvel (depreciação).
Esse método é o mais indicado para imóveis onde haja a escassez de ofertas compatíveis para se comparar ao imóvel que está sendo avaliado. Exemplos: Fazendas, sítios, galpões, entre outros.
Observação: Em um mercado recessivo é importante ter cuidado ao utilizar o Método Evolutivo, pois – conforme informado – a área construída é atribuída pelo valor do CUB/mês e o CUB sofre reajustes de acordo com os Índices de Construção Civil, o que vai na contramão dos imóveis ofertados no mercado que atualmente detém queda expressiva.
Esse é um Método pouco praticado, mas comum no Mercado Imobiliário. Basicamente consiste na Avaliação Imobiliária levando em conta o valor de renda que será gerado pela propriedade. Em outras palavras, o valor do imóvel é determinado de acordo com o valor que o cliente pode obter de aluguel do mesmo.
Esse método é pouco utilizado para propriedades residenciais, mas um dos métodos de Avaliação de Imóveis mais populares quando se trata de hospitais, universidades, escolas e outros empreendimentos.
É o Método de Avaliação de Imóveis mais utilizado por Construtoras e Incorporadoras. Ele consiste na precificação da propriedade de acordo com o aproveitamento do terreno. O profissional que analisará o espaço levará em conta todos os rendimentos que a Construtora terá com salas comerciais, apartamentos, quitinetes, indústrias, entre outros exemplos.
Espero que este Blog Post tenha ajudado você a entender e escolher o melhor Método de Avaliação Imobiliária. A Avaliação de Imóveis feita com cautela e atenção é imprescindível para sua tranquilidade futura!
Agora me responda, você já conhecia os métodos citados? Conhece outro método que não foi mencionado? Ficou com alguma dúvida? Estamos à disposição para atender você!
Até breve,
Marcia Costa
MK Avaliações Imobiliárias
6 Comentários
Gostei gostaria de receber mais informações
Só ficar conosco, Herculano!
Grande abraço,
Marcia Costa
gostei muito das informacões.
Obrigado por estar por aqui Josué!
Abs
Atuo há 45 anos no mercado imobiliário de estado do Norte do país, já me deparei com situações peculiares, por exemplo: Ao necessitar emitir um valor opinativo sobre certa propriedade, não encontrei amostras recentes que pudessem embasar tal avaliação, pois se as utilizassem, o valor ficaria muito abaixo daquele que eu tinha certeza que o imóvel valia. Mesmo assim, e sem recorrer aos métodos científicos conhecidos, convenci seu proprietário a colocá-lo à venda pelo valor que tinha convicção que valia, e para minha satisfação, em pouco tempo, ele foi comercializado, confirmando de que minha avaliação estava certa.
Isso me embaçou para que fizesse outras experiências, as quais sempre foram confirmadas.
Obrigado por seu depoimento, Nonato!
Estamos à disposição!
Grande abraço,
Marcia Costa