Pesquisar
Close this search box.
Qual é a atuação das empresas de crédito no mercado imobiliário?
empresas-de-credito-no-mercado-imobiliario

O segmento imobiliário é formado por variados negócios, sendo de grande importância para o país, já que impacta diretamente na geração de empregos e movimentação da economia. Entre os serviços essenciais que compõem essa cadeia, temos os relacionados aos financiamentos de apartamentos, construções, reformas etc.

A atuação das empresas de crédito no mercado imobiliário aparece, então, como função primordial nesse contexto, pois a partir de que passaram a existir facilitaram muito a famosa compra da casa própria pela maioria dos brasileiros. Quer entender melhor o tema? Então leia o nosso artigo até o final.

O que é crédito imobiliário?

Quando alguém deseja comprar, reformar ou construir um imóvel, para fins residenciais ou comerciais, porém, não tem a verba suficiente para o pagamento à vista ou em curto prazo (direto com a construtora), pode precisar de um empréstimo a ser quitado em muitas parcelas, concedido por instituições financeiras capacitadas, normalmente as bancárias.

Essas operações são chamadas de financiamento ou crédito imobiliário. Há confusão sobre os termos, mas, em geral, se considera que o primeiro se refere à finalidade específica do dinheiro e o segundo, quando ao valor pode ser utilizado também para outros fins, como, por exemplo, cobrir as despesas de impostos e taxas.

O que são empresas de crédito imobiliário?

Imagine quanto trabalho tem a ser feito numa instituição bancária, dividindo-se em muitos assuntos. Imagine também que a procura por financiamentos e seus procedimentos para aprovação, somente, já sejam imensos, por milhares de pessoas, em todo o país. Então, dar conta disso fica bem complicado, motivo pelo qual houve um tipo de terceirização dos serviços.

Assim, podemos dizer que empresas de crédito são as especializadas, credenciadas, com estrutura, preparação e autonomia para a análise e pré-aprovação do crédito, deixando tudo praticamente pronto para o fechamento do contrato pelas instituições financeiras que utilizam sua assessoria, atuando como intermediadoras e facilitadoras do processo.

Esse formato traz benefícios a todos os envolvidos: desafogam as instituições financeiras e, consequentemente, ajudam a melhorar a qualidade de seu trabalho, proporcionam atendimento personalizado, mais rápido e simplificado aos solicitantes de crédito e, ainda, são uma boa opção de emprego e renda para quem se interessar pelo negócio.

O que as empresas de crédito imobiliário fazem, na prática?

As empresas de crédito no mercado imobiliário, como citado acima, precisam executar uma série de tarefas para a análise da situação financeira do cliente solicitante com relação às condições do negócio e, se possível, sua pré-aprovação, tais como:

  1. Receber o cliente em instalações adequadas;
  2. Fornecer informações sobre taxas de juros, CET-Custo Efetivo Total, prazos e formas de pagamento, percentual máximo de concessão e respectivo valor da “entrada”, capacidade de endividamento, documentos obrigatórios para a transação e outras;
  3. Fazer simulações, considerando os dados acima e outros pessoais, profissionais e financeiros do cliente, além do valor e outros aspectos do imóvel;
  4. Estudar e propor as opções mais indicadas ao cliente;
  5. Receber e conferir a documentação, caso o cliente confirme o interesse;
  6. Orientar o cliente sobre as soluções de pendências encontradas (exemplos: “limpar o nome” junto aos órgãos de proteção ao crédito, regularizar documentos em casos de divorciados ou viúvos que ainda não os atualizaram etc.);
  7. Analisar a comprovação da renda informal, quando for aceita (verificar histórico financeiro, movimentação bancária, compatibilidade com o histórico de remuneração da profissão);
  8. Fazer a análise e pré-aprovação do crédito;
  9. Encaminhar o processo completo e com as exigências cumpridas para a instituição financeira fazer a verificação e, estando tudo certo, a aprovação do crédito;
  10. Agendar a assinatura do contrato entre o cliente e a instituição financeira;
  11. Prestar outras informações e apoio, conforme demandas.

Existe formação específica para trabalhar com o crédito imobiliário?

Sim, lembrando, primeiro, que para desenvolver as atividades de correspondente financeiro (ou bancário, há diferentes nomes para a função) é necessário ter CNPJ (ser pessoa jurídica). A formação requisitada é, pelo menos, o certificado CA-300 da ABECIP – Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança, que atende, principalmente, à Resolução 3.954 do Banco Central.

Esperamos que a nossa conversa sobre as empresas de crédito no mercado imobiliário tenha sido esclarecedora e que você possa ter compreendido um pouco mais desse segmento tão abrangente no nosso cenário. Continuaremos a mostrar as ramificações do tema, então, acompanhe o nosso blog e, se tiver dúvidas ou comentários, escreva abaixo, que nós teremos prazer em responder.

Lembre-se, também, que a MK Engenharia é especialista em Avaliação Imobiliária e Laudo de Avaliação de Imóvel, essenciais para a apuração do valor de mercado de uma propriedade. Se precisar, fale com a gente.

Até a próxima.

Marcia Costa
MK Engenharia de Avaliações

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados