Quando você pensa em Georreferenciamento, talvez imagine que seja um registro voltado apenas para a propriedade rural, porém pode ser realizado por iniciativa particular de qualquer proprietário que tenha interesse de conhecer e definir os limites da propriedade que detém. O Georreferenciamento é a identificação da propriedade tanto urbana quanto rural, se trata de uma técnica moderna de medição de terras (agrimensura).
Georreferenciar um mapa é tornar as coordenadas conhecidas em um determinado sistema de referência.
O Georrefereciamento tem início com a aquisição das coordenadas de pontos do mapa que devem ser georreferenciadas, a que são chamados de pontos de controle. Esses pontos fornecem aspecto identificável, como intersecções de estradas e de rios, represas, topos de montanha etc.
Vamos continuar falando sobre Georreferenciamento? Veja mais informações abaixo.
Uma ferramenta que deu origem ao Georreferenciamento é o Global Positioning System (Sistema de Posicionamento Global) ou simplesmente a sigla GPS. É um sistema que usa sinais de satélite.
No princípio, era um sistema usado unicamente para fins militares, passou um tempo e a tecnologia ganhou finalidades para diversos públicos e avanços técnicos. Esse sistema é constituído por satélites, receptores, os quais unem informações sobre posicionamento e tempo, proporcionando navegação exata e contínua em tempo real em todo o planeta.
Sua função é aferir distâncias entre o usuário e os satélites, que são quatro. Isso acontece pela identificação das coordenadas desses satélites, ou seja, o GPS se baseia em definir a distância entre um ponto, o receptor e os satélites. Eles reúnem dados enviados pelos satélites, os transforma em coordenadas, distâncias, deslocamento e velocidade, por meio do processamento em tempo real.
O Georreferenciamento é utilizado em Avaliações Imobiliárias, pois determina com perfeita exatidão as dimensões de uma propriedade sob diversos aspectos. Com isso, o dimensionamento é alcançado com precisão, excluindo qualquer problema futuro. Métodos e instrumentos científicos de Avaliação Imobiliária proporcionam fidedignidade aos Laudos de Avaliação, tornando a documentação admissível para:
Para fazer o levantamento é preciso:
Levantamento topográfico é o conjunto de métodos que implanta e materializa pontos de apoio no terreno, o que determina suas coordenadas topográficas. Os métodos usam medições de ângulos horizontais e verticais, de distâncias horizontais, verticais e inclinadas.
A Norma Regulamentadora NBR 13133 fixa as condições exigíveis para a realização do levantamento topográfico, que tem por objetivo:
O Sistema Geodésico Brasileiro (SGB) é um conjunto de pontos Geodésicos implantados na porção da superfície terrestre demarcada pelas fronteiras do país. É o sistema que detém todas as informações espaciais no Brasil.
O sistema possibilita determinar estáticas ou cinemáticas, bem como posições com agilidade e precisão superiores aos métodos clássicos de levantamento.
O levantamento do empreendimento deve iniciar sempre de uma estação vinculada ao SGB, além de norma técnica emitida pelo INCRA etc.
Alguns procedimentos são necessários para realizar o levantamento topográfico, sendo necessário definir:
Este conteúdo ajudou você a esclarecer suas dúvidas? Caso negativo, escreva nos comentários para continuarmos esta conversa!
Abraços,
Marcia Costa
MK Avaliações Imobiliárias