As competências profissionais são indispensáveis para o sucesso profissional. Em qualquer atividade – inclusive em instituições financeiras – elas requerem uma combinação entre técnica e comportamento, o que se traduz nas hard skills e soft skills.
Ambas são importantes, seja para melhorar o desempenho ou para tomar decisões conscientes. Essas habilidades refletem as exigências do mercado imobiliário, que requer conhecimento sobre a área e competências interpessoais, como de negociação.
As hard skills fornecem a base técnica necessária para interpretar dados e executar análises. Por outro lado, as soft skills têm caráter subjetivo, e permitem interações eficazes e postura para lidar com pressões e desafios. Ou seja, o equilíbrio entre elas pode ser a resposta para aumentar a produtividade e bons resultados!
Ficou interessado? Então continue lendo e conheça algumas das habilidades técnicas e comportamentais que podem guinar sua carreira!
As hard skills correspondem a habilidades técnicas, que podem ser aprendidas por meio de cursos, workshops, livros etc. Também é possível desenvolvê-las a partir do ganho de experiência profissional. Veja quais são necessárias para quem atua em instituições financeiras.
Uma das hard skills mais importantes para quem trabalha em instituições financeiras é a análise de dados. Saber interpretar relatórios financeiros, examinar dados de crédito e entender os indicadores econômicos são habilidades importantes para as atividades do profissional.
Além de ferramentas clássicas como Excel, exige-se cada vez mais dos analistas de crédito conhecimento sobre softwares de Business Intelligence (BI), que compilam, organizam e interpretam dados. Com elas, é possível gerar relatórios com dados precisos para uma avaliação detalhada de crédito.
Conhecer a área em que se trabalha é indispensável para atuar nela. Desse modo, quem atua no mercado precisa se manter atualizado sobre o segmento.
Profissionais da área de crédito imobiliário devem se atentar às tendências do setor e às mudanças nas políticas e regulamentações governamentais que impactam o mercado imobiliário.
Atuar com a avaliação imobiliária também demanda conhecimento dos princípios da área. Isso envolve dominar, por exemplo, métodos usados para avaliar imóveis e a interpretação do Laudo de Avaliação de Imóvel.
A gestão de risco é outra hard skill relevante, especialmente para quem trabalha em instituições financeiras. Ela exige saber identificar, medir e mitigar riscos relacionados à concessão de crédito.
Para isso, o profissional pode utilizar as ferramentas de análise que permitem prever cenários desfavoráveis e, a partir disso, tomar ações proativas que minimizem perdas. Portanto, trata-se de uma habilidade que exige conhecimento sobre:
As hard skills são importantes, mas requerem apoio em habilidades comportamentais, as soft skills. A junção entre elas dá ao profissional o suporte completo para atuar no dia a dia e tomar decisões acertadas.
A comunicação eficaz é uma das habilidades mais importantes para profissionais de qualquer segmento de mercado. Afinal, ela é que permite se fazer entender, compreender os outros e, ainda, trabalhar em equipe. Ao mesmo tempo, é a chave para fazer seu próprio marketing pessoal!
Essa é uma habilidade que se desdobra em várias outras, como escuta ativa, empatia, capacidade de adaptação da linguagem conforme a situação, fala objetiva e educada.
A negociação é uma habilidade valiosa! Ela permite que um profissional consiga tornar seu ponto de vista atrativo para os outros, o que se revela na obtenção de termos e condições favoráveis para seus objetivos.
Essa é uma soft skill que se apoia em técnicas de persuasão e na construção de confiança para manter bons relacionamentos.
A inteligência emocional é uma habilidade que se destaca em momentos de pressão, especialmente em institições financeiras. Profissionais com essa capacidade mantêm a calma, regulam suas emoções e gerenciam o estresse, mesmo em meio ao caos.
Ao lidar com as emoções e não deixá-las tomar o controle da situação, eles têm maior chance de sucesso e de superar desafios.
Além disso, a inteligência emocional permite uma conexão mais profunda com os clientes, colegas e parceiros. Ela oferece os subsídios para se entender as emoções alheias e responder da maneira mais adequada. Isso é particularmente útil na área de crédito imobiliário, em que as decisões financeiras costumam ser carregadas de emoção.
A habilidade de trabalhar em equipe é uma capacidade de grande valor no mercado! Ao desenvolvê-la, os profissionais podem:
Assim como outras soft skills, essa é uma capacidade que necessita de outras habilidades, como empatia e comunicação.
As habilidades comportamentais são aprendidas com sua prática diária. Algumas formas de aprendê-las incluem a participação em grupos e projetos colaborativos, a busca de feedback, além de investir no autoconhecimento e aprender a lidar com diferentes situações e pessoas.
Porém, as capacidades subjetivas não são suficientes. Um profissional também precisa conhecer profundamente as técnicas e equipamentos que impactam sua área de trabalho. No caso de trabalhadores de instituições financeiras, eles precisam entender sobre avaliação de imóveis para analisar corretamente os dados que influenciam a concessão de um crédito.
Para desenvolver essas competências técnicas, é importante participar de cursos especializados e buscar treinamentos em avaliação imobiliária. Ainda, precisa buscar o aprendizado contínuo sobre regulamentações do setor e tecnologias, que podem mantê-lo competitivo e atualizado no mercado imobiliário.
Com essas estratégias você poderá alcançar o sucesso profissional tão almejado, com um dia a dia mais produtivo e satisfatório. Se você quer saber mais sobre produtividade, confira também o nosso artigo sobre gestão do tempo!
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Marcia Costa
MK Avaliações Imobiliárias