O LinkedIn é uma rede social projetada para o mundo corporativo e já acumula cerca de 700 milhões de usuários. Só no Brasil são mais de 40 milhões de contas ativas, o colocando em terceiro lugar no ranking das nações que mais utilizam a plataforma.
Ter um perfil ativo no LinkedIn vai muito além de fotos e postagens legais, diferentemente das outras redes sociais, a plataforma busca ajudar no marketing pessoal e das empresas para expandir as possibilidades profissionais e de negócios ao redor do globo.
Portanto, é válido afirmar que o site é um excelente canal para desenvolver uma marca pessoal – e alcançar objetivos desafiadores.
Quer saber como? Continue a leitura e aprenda mais!
Para quem é indicado o LinkedIn?
O LinkedIn é indicado para pessoas que desejam construir uma rede de contatos profissionais e desenvolver sua carreira. Além disso, a plataforma é uma ótima ferramenta para empresas que desejam promover sua marca, recrutar novos talentos e estabelecer parcerias de negócios.
A rede social permite que as empresas criem perfis como corporações, publiquem vagas de emprego, promovam seus produtos e serviços e se conectem com outros profissionais e instituições do setor.
Por estar presente em mais de 200 países e territórios, é inegável a quantidade de oportunidades que ela apresenta diariamente para todos os tipos de pessoas.
Como o LinkedIn pode ajudar no marketing pessoal?
A plataforma possui grande potencial para se tornar a ferramenta mais poderosa da internet para ajudar no marketing pessoal, permitindo que profissionais promovam suas habilidades, experiências e realizações de forma eficaz.
O marketing pessoal deve ser desenvolvido de maneira simples, mas constante. Veja quais são os pontos que valem a pena seguir!
- Criação de um perfil profissional: um perfil completo pode ser uma forma de se expor para profissionais que desejam se promover;
- Construção de uma rede de contatos: o LinkedIn permite que os usuários se conectem com outros profissionais, incluindo colegas de trabalho, recrutadores, clientes e parceiros de negócios;
- Participação em grupos de discussão: o LinkedIn oferece uma série de grupos de discussão, permitindo que os profissionais se envolvam em discussões relevantes com outros membros.
Dessa forma, a rede social pode ser um caminho para profissionais que desejam promover suas habilidades, experiências e realizações.
5 dicas para usar o LinkedIn de forma estratégica
O LinkedIn é uma excelente rede social para profissionais que desejam desenvolver suas carreiras e expandir suas redes de contatos de maneira inteligente.
Por este motivo, selecionamos 5 dicas para que você comece a utilizar seu perfil do LinkedIn de forma estratégica e conquistar novos cargos.
Confira!
1. Crie um perfil completo e atraente
O perfil é a sua vitrine no LinkedIn, por este motivo é importante preenchê-lo completamente e incluir informações relevantes sobre sua experiência, habilidades e realizações profissionais.
O primeiro passo para um marketing pessoal dentro do site é este. Para reforçar a presença digital, use palavras-chave relacionadas à sua área de atuação para facilitar a busca dos recrutadores e outras pessoas que estão interessadas no que você tem a oferecer.
2. Mantenha-se ativo na plataforma
Com alguma semelhança com as outras redes sociais, o LinkedIn também valoriza e engaja quem está mais ativo na plataforma. Para se destacar é necessário se manter em movimento e engajado.
Para isso, vale compartilhar conteúdo relevante, como artigos, notícias e informações sobre sua área de atuação. Interagir com outros usuários por meio de comentários, curtidas e compartilhamentos também ajuda.
3. Faça networking
O LinkedIn é um ótimo canal para fazer networking e conhecer outros profissionais de sua área. Busque por pessoas relevantes que atuem no mesmo segmento que você – ou em alguma área da qual tenha interesse – e envie convites de conexão personalizados.
Participe de grupos relacionados à sua área de atuação e participe de discussões. Encontrar perfis de grandes ícones do ramo e seguí-los também é uma ótima forma de se destacar.
4. Procure por oportunidades de emprego
A rede social disponibiliza várias ferramentas e ações para quem procura por oportunidades de emprego.
Vale muito a pena explorar as vagas disponíveis e enviar currículos personalizados para as empresas de interesse.
5. Utilize a ferramenta de mensagens
A plataforma oferece uma ferramenta de mensagens que pode ser utilizada para entrar em contato com outros profissionais, enviar perguntas e buscar por oportunidades de negócios.
O ideal é se certificar de personalizar as mensagens e mostrar interesse e entusiasmo em relação à conexão. Ao usá-lo estrategicamente, é possível alcançar esses objetivos de forma eficaz.
Como falar sobre si mesmo de forma criativa na rede social?
Falar sobre si mesmo é uma tarefa difícil. Qual o ponto realmente relevante para publicar no LinkedIn? Quais as características das quais recrutadores e empresários estão de olho?
Há algumas perguntas que auxiliam muito no momento de criar uma descrição eficaz e assertiva, confira!
- Quais necessidades ou desafios eu consigo solucionar?
- De que forma posso evidenciar que sou capaz de solucionar esses problemas?
- Quais são as minhas habilidades mais destacadas?
- Qual é a minha motivação e o que me impulsiona?
- O que me torna um profissional único e diferenciado?
Para escrever sobre si mesmo sem cair no “clichê”, vale a pena utilizar essas perguntas para se orientar e publicar exatamente o que os profissionais que estão presentes no LinkedIn procuram.
Destaque-se no mercado profissional
Para se destacar no mercado é necessário estar presente nas diversas plataformas digitais da atualidade. Com organização e conhecimento, é possível chegar a lugares incríveis! O LinkedIn, por exemplo, como vimos, é uma ferramenta próspera e eficiente, aposte nela.
Gostou deste conteúdo? Deixe nos comentários o que você tem feito para promover seu marketing pessoal nas redes sociais, queremos saber!
Até a próxima.
Marcia Costa
MK Engenharia de Avaliações