Infelizmente, no Brasil, muitas pessoas ainda acham que empreendedorismo é algo que deve ser aplicado apenas por quem quer investir no próprio negócio. Mas não é bem assim, empreender na verdade é buscar soluções para uma tarefa difícil, o que pode significar até mesmo conseguir aquela promoção ou cargo que você tanto almeja.
E onde o Marketing Pessoal entra nessa história? Bem, ele é justamente o começo dessa trajetória, afinal “quem não é visto não é lembrado!”. Contudo, não basta só ser lembrado, há uma série de ações que devem ser tomadas nessa jornada.
Isso porque todo empreendedor precisa de um Marketing Pessoal bastante afiado, principalmente no ramo de Bancos, Consórcios e Instituições Financeiras em geral. Afinal, trata-se de uma área em que é necessário ter um bom networking para atingir cada vez mais clientes, parceiros e novos cargos!
Já se imaginou como uma empresa? Se ainda não, comece a considerar essa possibilidade. Lembre-se de que você é o seu negócio. Então, reflita como uma empresa: o que é necessário para me manter relevante no mercado?
Ora, nenhum negócio se sustenta sem clientes. É a eles que você precisa atingir de maneira eficiente. E como as empresas encontram seu público-alvo? Com boas estratégias!
Você é uma empresa de um homem só, então trate de ser também o seu departamento de marketing. Pense: que ações de divulgação minha “empresa” precisa para conquistar mais oportunidades de negócios? A resposta é simples: criar uma estratégia focada no seu mercado.
Por isso, para te ajudar a dar essa guinada profissional, separamos 7 dicas para mostrar como o Marketing Pessoal pode ser crucial para uma carreira de sucesso!
Antes de iniciar a sua estratégia de Marketing Pessoal, defina seus objetivos. O que você deseja é ter mais visibilidade na sua empresa? Busca uma promoção? Quer trocar de área? Uma meta sem planejamento é apenas um sonho.
Tanto empreendedores, quanto especialistas em marketing sabem quem pequenas metas são mais facilmente atingidas e podem ser o combustível extra rumo àquele obstáculo mais difícil. Por isso, planeje-se! Estipule metas e prazos. Cobre-se e, principalmente, vibre a cada conquista!
O empresário americano e um dos homens mais ricos do mundo, Mark Cuban aconselhou que o segredo para o sucesso está em encontrar algo que você realmente goste de fazer e, então, buscar todos os dias tornar-se o melhor possível nessa atividade.
E não estamos falando aqui do Mercado de Avaliações de Imóveis ou do Mercado de Instituições Financeiras, mas sim todo o seu contexto profissional. O bom empreendedor sabe ouvir a demanda e espera o momento certo para tomar suas decisões.
Outro famoso empreendedor, Marcus Lemonis é conhecido por um ditado no qual afirma serem 3 os principais fatores para o sucesso de qualquer negócio: as pessoas, o processo e o produto. Sendo as pessoas o item ainda mais importante dessa relação, afinal é por elas e para elas que os processos e produtos existem.
Então, evite criar conflitos e intrigas no ambiente de trabalho. Procure tratar a todos do mesmo modo, assim além de criar um ambiente profissional mais harmonioso, você investe no seu Marketing Pessoal criando uma imagem positiva sua para os demais.
O que nos leva a nossa próxima dica, seja autêntico. Não adianta ter atitudes diferentes das que você prega. Seja transparente. Ninguém gosta de ter por perto uma pessoa em que não se pode confiar!
O bom empreendedor sabe que, quando não consegue fazer tudo sozinho, a melhor estratégia é se cercar de pessoas tão apaixonadas e focadas no negócio quanto ele. Aprenda a encontrar as pessoas certas para o seu crescimento e saiba aliar seus pontos fortes. Ninguém no mundo tem habilidade para fazer todo tipo de coisas, e é preciso reconhecer isso para não se dar mal.
De nada adianta ter boas ideias e não saber explicá-las aos demais. Aprenda a ser claro e objetivo, defenda seu ponto de vista. Quando você domina o que faz e sabe expor isso, transmite valor e acaba impactando possíveis novos clientes ou parceiros. Estabelecer um networking é fundamental para estabelecer novas oportunidades de negócio.
Hoje, o Marketing Pessoal é essencial para qualquer profissional que deseja se destacar no mercado. Na área de Instituições Financeiras não é diferente, com o reaquecimento do setor, muitas empresas têm buscado por profissionais com espírito empreendedor e com uma boa imagem no mercado. Portanto, não perca mais tempo e aplique hoje mesmo as nossas dicas!
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Abraço,
Marcia Costa
MK Engenharia de Avaliações