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Comportamentos no ambiente de trabalho: Saiba quais evitar
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Conteúdo revisado e atualizado em agosto de 2024.

Quando o assunto é o universo corporativo, é comum que os profissionais foquem no alcance do sucesso a partir de uma vasta experiência profissional, de certificados e pelo aprendizado contínuo. Todavia, muitas vezes os comportamentos no ambiente de trabalho são ignorados e são, justamente, as causas do insucesso na profissão.

De nada adiantará ter um currículo incrível e invejável se o profissional não souber respeitar o ambiente de trabalho, seus colegas e as regras da empresa! Comportamentos inadequados são um dos principais motivos que levam aos desligamentos profissionais.

Por isso, ainda que a experiência e o conhecimento sejam imprescindíveis para o crescimento profissional, seus hábitos e formas de agir e se expressar também o são. Caso não sejam corretos, podem minar todos os demais esforços em prol do sucesso.

Continue lendo e descubra como o comportamento no ambiente profissional impacta o sucesso dos trabalhadores e os resultados da própria empresa. Igualmente, saiba quais são as atitudes esperadas de um trabalhador ético e quais devem ser evitadas. Boa leitura!

O que é um comportamento inadequado no ambiente de trabalho?

Comportamentos inadequados no trabalho são ações, atitudes e falas que demonstram desrespeito, falta de profissionalismo e ética de um profissional ou um grupo de colaboradores em relação a outros.

Essas atitudes negativas podem ser direcionadas a colegas de trabalho, superiores, clientes, fornecedores e à própria empresa. Ou seja, o grau hierárquico não importa. É possível tanto que um gestor se comporte inadequadamente com um subordinado quanto a situação contrária.

Imagine a seguinte situação para exemplificar o comportamento inadequado no ambiente de trabalho: um documento essencial para uma importante avaliação imobiliária está faltando no processo. O engenheiro responsável, ao invés de simplesmente solicitar o documento ao colega, faz comentários depreciativos sobre a competência e organização da equipe.

Note que o correto seria ele buscar diálogo com o responsável pelo relatório e demonstrar, educadamente, a urgência em obtê-lo. Até mesmo porque o comportamento depreciativo não resolve a situação, apenas a agrava e torna as relações de trabalho mais frágeis.

Impacto negativo dos comportamentos inadequados no trabalho

As consequências de comportamentos inadequados no ambiente de trabalho são diversas e, muitas vezes, são sérias, pois podem prejudicar tanto a empresa quanto os colaboradores. Conheça alguns desses reflexos:

  • Aumento do turnover: um ambiente de trabalho tóxico e desrespeitoso leva à insatisfação e à busca por novas oportunidades. Consequentemente, ao aumento das despesas da empresa com questões como divulgação de vagas e rescisões;
  • Queda na produtividade: a falta de comunicação clara e o clima de desconfiança, decorrentes dos maus comportamentos, impactam diretamente a produtividade da equipe;
  • Aumento do absenteísmo: estresse e ansiedade que decorrem da atuação em um ambiente de trabalho negativo tendem a levar a problemas de saúde e afastamentos constantes;
  • Dificuldade na retenção de talentos: profissionais qualificados dão preferência para empresas que valorizem o respeito e a ética, bem como os bons comportamentos;
  • Prejuízo à imagem da empresa: a reputação de uma empresa é um ativo valioso e que pode ser facilmente manchada por comportamentos inadequados de seus colaboradores, sejam eles ocupantes de cargos de chefia ou não.

Os 10 comportamentos inadequados mais comuns no trabalho

Existem diversos comportamentos que são inadequados para o ambiente profissional. Alguns, contudo, mostram-se mais recorrentes e, por isso, requerem mais atenção para que possam ser corrigidos e evitados.

Falar mal da empresa

Falar mal da empresa em que se trabalha demonstra deslealdade, falta de ética e profissionalismo. Aliás, isso também vale para empresas em que o profissional já atuou. Cabe aos trabalhadores manter sigilo e demonstrar respeito aos projetos dos quais já fizeram parte.

Fofocas e intrigas

As fofocas fomentam a criação de um ambiente de trabalho tóxico, que se baseia em desconfiança e na competição negativa. Além disso, ele pode afetar diretamente a autoestima dos alvos dela, bem como gerar um ambiente improdutivo e caótico.

Falta de pontualidade

Atrasar-se de vez em quando pode ser normal. Mas quando isso é recorrente, demonstra um claro desrespeito ao tempo dos colegas, junto à falta de compromisso com os horários e prazos.

Mau humor constante

Profissionais constantemente mal humorados trabalham de modo a criar um clima negativo, que impacta a energia e disposição da equipe. Aliás, muitas vezes a justificativa de mal humor acaba sendo utilizada para a promoção de atitudes grosseiras e mal educadas.

Desrespeito à hierarquia

Ignorar as normas e relações de hierarquia demonstra falta de profissionalismo de qualquer profissional.

Isso não significa que não seja possível questionar decisões e posicionamentos. Na verdade, indica que o profissional precisa ter limites quanto às suas abordagens e ao poder diretivo empresarial.

Desorganização

A desorganização, seja em relação à arrumação do ambiente de trabalho ou ao respeito aos prazos e atividades de responsabilidade do trabalhador, impacta a produtividade individual e da equipe. Além disso, tende a gerar retrabalho, erros, estresse e sobrecarregamento de alguns profissionais, que se veem no dever de assumir deveres alheios.

Uso excessivo de redes sociais

Esse é um dos comportamentos inadequados no ambiente de trabalho cujo surgimento é mais recente. O uso das redes sociais e de outros aplicativos no celular gera o desvio de foco.

Neste caso, o trabalhador usa o tempo que deveria ser dedicado às tarefas profissionais para outros fins, particulares ou de entretenimento.

Vestimenta inadequada

A imagem pessoal é importante e deve ser adequada ao ambiente de trabalho. Por isso, um dos comportamentos inadequados diz respeito ao uso de peças que não condizem com o profissionalismo, como aquelas com mensagens políticas, curtas ou com transparências.

Dificuldade em reconhecer erros

A incapacidade de assumir falhas é um comportamento inadequado no ambiente de trabalho, na medida em que impede o aprendizado e o crescimento profissional do trabalhador.

Reconhecer os erros é o primeiro passo para aprender como não repeti-los e saber como atuar corretamente, em prol dos resultados esperados.

Falta de trabalho em equipe

Por fim, outro comportamento inadequado no ambiente de trabalho é a atuação de forma individualista, a qual prejudica a sinergia da equipe e o alcance de resultados. Geralmente está relacionada à falta de capacidade de diálogo e à comunicação violenta.

Comportamento adequado: construindo um ambiente de trabalho positivo

Construir um ambiente de trabalho positivo e produtivo exige atitudes proativas e conscientes por parte de todos os colaboradores, independentemente do cargo que ocupam.

Veja algumas dicas para que isso seja possível:

  • Comunicação clara e respeitosa: cabe ao colaborador expressar suas ideias de forma clara, objetiva e respeitosa, em busca do diálogo aberto e honesto;
  • Trabalho em equipe: colaborar com os colegas, compartilhar conhecimentos e celebrar os sucessos da equipe é uma maneira de promover o trabalho em grupo;
  • Postura proativa: antecipar problemas, propor soluções e ser agente de mudanças positivas no ambiente de trabalho são ações que revelam o bom comportamento no ambiente de trabalho;
  • Busca por aprimoramento contínuo: o profissional deve investir em seu desenvolvimento, como ao participar de treinamentos e estar aberto a novos desafios.
  • Inteligência emocional: cabe aos profissionais aprender a lidar com suas emoções, praticar a empatia e buscar resolver conflitos de forma construtiva.

O papel fundamental da liderança para a conquista de comportamentos adequados no ambiente de trabalho

Líderes eficazes são peças-chave na construção de um ambiente de trabalho positivo e inspirador, bem como no combate dos comportamentos profissionais inadequados.

Por isso, o líder deve contar com algumas características que, por sua vez, são indispensáveis para a promoção de um bom clima organizacional. Veja quais são elas:

  • Comunicação transparente, de modo a manter a equipe informada sobre os objetivos, desafios e progressos da empresa;
  • Feedbacks construtivos que permitam o desenvolvimento individual do profissional, assim como o crescimento enquanto grupo;
  • Reconhecimento e valorização: comemorar as conquistas da equipe demonstra a importância de cada membro para o sucesso da empresa;
  • Gestão de conflitos: agir de forma justa e imparcial na resolução de conflitos requer a busca de soluções que beneficiem a equipe como um todo;
  • Cultura de respeito e ética: o líder precisa ser um exemplo a ser seguido, promovendo a ética, a diversidade e o respeito entre todos;

Desafios e soluções para as diferenças geracionais

Hoje é possível observar no ambiente de trabalho alguns conflitos que decorrem simplesmente das mudanças geracionais. Uma vez que cada geração possui suas características, valores e experiências, elas também se comportam no ambiente de trabalho de maneira diversa.

Veja como é o comportamento típico das gerações que atualmente se encontram no mercado de trabalho:

  • Baby Boomers: valorizam a hierarquia, a estabilidade e a comunicação formal;
  • Geração X: buscam equilíbrio entre vida pessoal e profissional, autonomia e reconhecimento por seus resultados;
  • Geração Y (Millennials): conectados e flexíveis, valorizam o propósito no trabalho e feedback constante;
  • Geração Z: formada por nativos digitais que buscam empresas com valores sociais e ambientais alinhados aos seus, priorizando a diversidade e a inclusão.

Como cada geração valoriza certos aspectos do trabalho e busca objetivos específicos, é natural que elas entrem em conflito no ambiente profissional, quando compartilhado. Todavia, isso não precisa ser uma regra. É possível evitar tais conflitos.

Estratégias para a gestão da diversidade geracional

Confira algumas estratégias que ajudam a promover o convívio saudável e produtivo entre trabalhadores de diferentes gerações:

  • Comunicação eficaz: adapte a linguagem e os canais de comunicação para cada geração;
  • Programas de mentoria: promova a troca de experiência e conhecimento entre gerações diferentes;
  • Flexibilidade e adaptabilidade: crie um ambiente de trabalho que se adapte às necessidades das diferentes gerações. Por exemplo, disponibilize a possibilidade de trabalho remoto ou híbrido para as gerações mais recentes, mas permita às mais antigas trabalhar presencialmente, caso queiram;
  • Treinamentos e workshops: aborde temas como diversidade geracional, comunicação intergeracional e gestão de conflitos. Isso ajuda os trabalhadores a entenderem como se relacionar de melhor forma, inclusive por terem a chance de criar empatia com as demais gerações.

Outras questões relevantes para o comportamento no ambiente de trabalho

Existem outras questões que são importantes para fins de comportamento no ambiente profissional. Elas também se relacionam com questões de educação, tolerância e promoção da diversidade.

Inclusão de Pessoas com Deficiência (PcD)

Promover a inclusão de Pessoas com Deficiência (PcD) é essencial para um ambiente de trabalho diversificado.

Para que isso seja possível, a empresa deve adotar políticas de acessibilidade e fornecer as ferramentas necessárias para que todos possam desempenhar suas funções de maneira eficiente são passos importantes nessa direção.

Além disso, cabe à empresa treinar seus colaboradores quanto aos comportamentos corretos, como expressões que devem ser evitadas ou como não agir de modo capacitista. A inclusão deve ser promovida pela empresa e pelos profissionais de modo conjunto.

Apoio à comunidade LGBTQIAP+

Apoiar a comunidade LGBTQIAP+ no ambiente de trabalho requer a criação de políticas que promovam a igualdade e o respeito.

A implementação de programas de conscientização da diversidade sexual, bem como a promoção de espaços de convívio pode ser uma maneira de ensinar a todos como se portar de maneira educada e inclusiva.

Espero que este material tenha ajudado você de alguma maneira, seja para melhorar seu comportamento profissional ou para promover boas práticas na sua empresa. Porém, caso tenha alguma outra dúvida, deixe nos comentários logo abaixo, pois terei um grande prazer em continuar esta conversa!

Um grande abraço e até o próximo conteúdo!

Marcia Costa
MK Avaliações Imobiliárias

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