Quando as pessoas não chegam a um acordo e vão resolver uma questão na justiça, estão deixando que um juiz tome a decisão final, com base na lei. Ele, por sua vez, precisa da assessoria de um ou mais profissionais para o fornecimento de informações específicas e competentes, tais como as de um Assistente Técnico Judicial (ou pericial, em outro termo).
Trata-se de uma importante função participante no processo, pois interpela o que foi feito pelo perito, auxiliando-o na conclusão. O Assistente Técnico Judicial na Engenharia de Avaliações é aquele que tem essas tarefas nos casos que envolvem imóveis em litígios. Mas para explicar melhor, preparamos o nosso artigo de hoje. Continue lendo e confira!
Usaremos um exemplo para essa explanação: digamos que um casal em separação discute o preço de uma casa, cuja quantia resultante da venda será repartida pelos dois. Eles iniciam uma ação na justiça e o juiz nomeia um perito para fazer uma Avaliação Imobiliária, com a respectiva produção do laudo pericial.
Para acompanhar esse trabalho e garantir que a precificação seja favorável e atendendo ao que deseja, cada cônjuge (ou um só) decide indicar um Assistente Técnico Judicial. Esse profissional atua em defesa de quem o contrata, portanto, buscará elementos que beneficiem ao seu cliente.
Quando o perito disponibiliza o seu parecer, o Assistente Técnico Judicial o analisa, estuda possíveis erros, faz diferentes considerações e emite o seu próprio relatório, com todas as descrições e evidências que justifiquem o novo valor requerido e, de preferência, que agrade a todos, principalmente à parte que representa.
Dessa forma, com os esclarecimentos da perícia complementados pelos do Assistente Técnico, o juiz encarregado da causa pode embasar a sua deliberação de modo justo e correto, com dados mais apurados e eficazes.
Assim é, portanto, a função do Assistente Técnico Judicial na Engenharia de Avaliações –reavalia o laudo do perito com relação a um imóvel, nas variadas situações de litígios – e mostra, claramente , os pontos positivos e negativos – fundamenta suas alegações, e apresenta a sua apreciação, visando deixar o cliente satisfeito e seguro quanto à exatidão do parecer final do juiz.
Sim, o Assistente Técnico Judicial também pode atuar em questões como:
O procedimento normal ocorre da seguinte maneira:
Como vimos, a contratação do Assistente Técnico Judicial na Engenharia de Avaliações traz enormes vantagens, pois pode evitar prejuízos devido à determinação equivocada do valor de um imóvel, além de tornar a resolução do problema muito mais confiável.
Se a questão é a de um cliente em dúvida, ele passará a ter segurança e satisfação com esse especialista ao seu lado, trabalhando pela defesa de seus direitos e os melhores resultados no negócio. Para isso, conte com MK Engenharia de Avaliações e seus ótimos profissionais, sempre oferecendo excelência em seus serviços.
Se você gostou dessas informações, sugiro que você leia também o nosso outro artigo sobre o assunto. E não se esqueça de deixar os seus comentários abaixo.
Grande abraço e até a próxima.
Marcia Costa
MK Engenharia de Avaliações
2 Comments
Como o perito judicial sera o responsavel por desenvolver o laudo tecnico, que serve como prova na construcao do processo, e necessario que ele seja um profissional qualificado. Portanto, e fundamental que ele tenha total dominio de sua area de atuacao conforme a sua formacao. Alem disso, lembramos que nao e necessario que um perito ou assistente tecnico precisem prestar concursos. O ponto mais importante e que esse profissional possua formacao na area de atuacao para analisar cada caso de maneira qualificada. Caso seus conhecimentos tecnicos ou cientificos nao forem de acordo para a construcao do laudo, eles podem ser substituidos pelo juiz.
Obrigada por sua contribuição!
Abs,
Marcia Costa