Você já ouviu falar em gamificação? Trata-se de uma estratégia que recorre a elementos de jogos para questões relacionadas ao trabalho. Ela pode ser utilizada em programas de capacitação, na seleção e no recrutamento ou para engajar sua equipe!
Uma das principais vantagens dessa técnica é que ela pode ser adaptada para diferentes finalidades e em contextos diversos. Por isso, também pode ser utilizada na construção civil para alcançar mais resultados.
Afinal, o setor da construção civil requer produtividade, mas nem sempre encontra meios de fazê-lo. Entre prazos apertados, padrões de segurança rigorosos e metas exigentes, muitas vezes o melhor é buscar soluções inovadoras e dinâmicas, como a gamificação.
Acompanhe a leitura e entenda exatamente o que ela é, como ela pode ser útil e o passo a passo para promover jogos no trabalho e obter melhores resultados!
O que é gamificação e por que aplicá-la?
A gamificação utiliza mecânicas de jogo – como pontuações, recompensas e níveis – no contexto do trabalho. Por exemplo, para incentivar comportamentos e engajar as pessoas em atividades rotineiras.
Assim como muitas brincadeiras infantis são utilizadas para fins educacionais, os jogos nas empresas conseguem ensinar lições, demonstrar pontos de vista e promover ações, como trabalho em equipe ou a apresentação de novas ideias.
Nas construtoras, a gamificação pode ser aplicada na gestão de obras para motivar equipes a alcançar metas de produtividade, seguir normas de segurança e para melhorar a comunicação entre os diferentes setores.
Os jogos tornam o processo de aprendizagem e as tarefas diárias mais atraentes. Isso acontece porque eles despertam o senso de realização e a competitividade saudável. Ainda, instiga os colaboradores em busca de novas soluções e resulta em uma equipe mais engajada, focada e criativa.
Como criar um sistema de gamificação para a sua equipe: veja o passo a passo
Como você viu, a gamificação é praticável em diferentes setores, na medida em que ela é customizável para fins variados. Na construção civil isso não é diferente; as construtoras podem usar os jogos na gestão de obras, estrategicamente, para obter mais resultados. Saiba como!
Defina objetivos
O primeiro passo para criar um jogo é determinar um objetivo para ele. No caso da construção civil, a gamificação pode visar:
- Aumentar a produtividade no canteiro de obras;
- Melhorar o cumprimento de normas de segurança;
- Reduzir atrasos em entregas de empreendimentos;
- Promover a comunicação interna;
- Eliminar desperdícios
Nada impede que a empresa desenvolva jogos para vários objetivos. O importante é que se estabeleça a finalidade de cada um para que, assim, seja possível aplicá-los nos momentos e locais certos, bem como estabelecer as regras para praticá-los.
Determine os elementos de jogo
Após definir qual é o objetivo do jogo, chegou o momento de definir os elementos do jogo. São eles:
- Exemplo de Objetivo
Acelerar a entrega de uma obra ou aumentar o nível de qualidade.
- Exemplo de Regras
Quais são as etapas, o que fazer em cada uma delas, como passar uma semana sem acidentes ou sem retrabalhos.
- Exemplo de Recompensa
Sempre que um resultado positivo for alcançado, a equipe ou colaborador deve receber uma recompensa. Ao entregar um trabalho com alta qualidade, é possível que ele receba um bônus financeiro, uma medalha, uma folga extra ou um presente.
Crie um ambiente competitivo e colaborativo
Ainda que os jogos instiguem a competição, ela deve ser levada com leveza e sem conflitos. Desse modo, a aplicação de elementos de gamificação deve ressaltar a importância do trabalho em equipe e como todos podem e devem evoluir juntos.
Uma maneira de garantir isso é não oferecer apenas jogos e desafios individuais. O melhor é fazer uma mescla entre eles e os coletivos. Com isso, o senso de coletividade aflora naturalmente.
Monitore e avalie resultados
A gamificação tem objetivos, que podem ser aumento da produtividade ou redução de custos. Independentemente de quais forem, devem ser monitorados para que se entenda se as estratégias utilizadas estão realmente oferecendo resultados.
Os gestores devem acompanhar as atividades dos colaboradores. Uma boa estratégia é colher dados previamente à aplicação dos jogos e fazer uma nova avaliação depois da prática deles.
O uso de indicadores é bem-vindo. As equipes também devem ter a oportunidade de se manifestar. O feedback dos colaboradores quanto às ações ajuda a empresa a entender o que os engaja ou não, e como adaptar as estratégias para obter mais satisfação no trabalho e resultados.
Celebre conquistas
Vitórias requerem comemoração e isso também se aplica aos jogos estratégicos no trabalho! Ao aplicar a gamificação e alcançar as metas traçadas inicialmente, é importante reconhecer os esforços dos trabalhadores e recompensá-los. O reforço positivo é um recurso para engajar suas equipes.
Exemplos de jogos para utilizar na construção civil
Gostou da ideia de levar jogos ao canteiro de obras, mas continua sem ideias? Então veja alguns exemplos para colocar em prática. Inspire-se neles e desenvolva outras brincadeiras educativas.
- Corrida de produtividade
- Objetivo: aumentar a produtividade em tarefas específicas, mas sem comprometer a qualidade.
- Dinâmica: individualmente ou em grupos, os colaboradores precisam concluir uma determinada tarefa, como montagem de andaimes ou organização de materiais, no menor tempo possível, mantendo os padrões de qualidade e segurança.
- Recompensa: bônus, vouchers de compras ou reconhecimento em reuniões de equipe.
- Leilão de projetos
- Objetivo: ensinar a priorização de projetos com base estudos de viabilidade econômica.
- Dinâmica: cada grupo recebe um orçamento fictício e precisa participar de um “leilão” de projetos de construção. O objetivo é “comprar” projetos que sejam financeiramente viáveis e que proporcionem o melhor retorno no orçamento disponível. Os projetos têm preços variáveis, e os grupos precisam calcular rapidamente qual oferece o melhor custo-benefício.
- Recompensa: certificado de “Equipe do mês”, vale-presentes etc.
- Caça aos riscos na vistoria cautelar de vizinhança
- Objetivo: ensinar a identificação de potenciais problemas e danos nas construções vizinhas.
- Dinâmica: organize uma atividade onde os participantes realizam uma “vistoria” em um ambiente simulado ou real. Marque áreas de uma construção com possíveis danos ou situações que exigem atenção, como fissuras, infiltrações ou rachaduras. Cada equipe recebe uma prancheta para anotar e descrever os problemas que encontram durante a tarefa.
- Recompensa: A equipe que identificar mais riscos corretamente recebe um prêmio, como kits de ferramentas ou outros brindes.
Gamificação na construção civil: um caminho para inovação e eficiência
A aplicação da gamificação em construtoras pode melhorar a gestão de obras, aumentar a eficiência das operações e engajar os colaboradores. Além de incentivar o cumprimento de metas e normas, fortalece a cultura de equipe e a comunicação entre os colaboradores.
Investir em jogos no ambiente profissional pode transformar a maneira como os colaboradores percebem o trabalho. O uso de elementos lúdicos e desafios estimulantes para o dia a dia, a produtividade e o comprometimento com a empresa aumentam naturalmente.
Pensou em algum jogo para colocar em prática? Então conta para nós! Agora, se você gostou desse conteúdo, compartilhe e deixe o seu comentário!
Grande abraço e até o próximo artigo.
Marcia Costa
MK Engenharia de Avaliações