O ano novo bate à porta e acompanham muitas expectativas e preocupações! Nestes momentos, é comum sentir a necessidade de refletir sobre as experiências acumuladas ao longo dos últimos meses, para tirar lições aplicáveis aos próximos.
Essas reflexões podem ser a chave para ajustar o rumo e iniciar um novo ciclo com saúde mental e disposição para atingir grandes objetivos. Em tempos de crescente exaustão emocional, o autocuidado e a prevenção ao esgotamento mental se tornaram fundamentais para o sucesso e o bem-estar.
Que tal fazer de 2025 o ano do equilíbrio mental e do bem-estar? Isso é possível e você já pode se preparar para alcançar este feito desde já. Confira alguns “bons conselhos” que ajudarão você nesta empreitada!
O que é bem-estar mental e por que ele é importante?
A saúde mental não se limita às doenças mentais; ela está relacionada ao equilíbrio emocional e à capacidade de lidar positivamente com as adversidades.
Por isso, ter bem-estar mental significa estar em um estado de espírito positivo, em que o indivíduo encontra energia para enfrentar seus desafios diários e goza da sensação de satisfação em diferentes aspectos da vida.
Porém, com o ritmo acelerado de trabalho e de vida, nem sempre é fácil manter este bem-estar. Muitas vezes, ele é negligenciado, um erro comum que pode resultar em desgaste emocional e até mesmo no desenvolvimento de síndromes graves, como a do Burnout.
A importância da prevenção do burnout
A Síndrome de Burnout é um problema que ganhou os holofotes nos últimos anos. Ela evidencia ainda mais a importância da saúde mental e da necessidade da promoção do bem-estar no ambiente de trabalho.
Caracterizada por um esgotamento físico e emocional extremo, a Síndrome de Burnout está associada às condições de trabalho altamente estressantes e prolongadas. Diferentemente de um simples estresse, ela afeta todos os aspectos da vida do trabalhador e pode levar ao esgotamento extremo.
Aliás, a incidência do Burnout entre trabalhadores de instituições financeiras é bastante alta.
De acordo com dados do INSS, em 2023 ocorreram 288.041 afastamentos por motivos de saúde mental. Enquanto isso, entre 2018 e 2023 o número de afastamentos nos bancos por questões de saúde, seja física ou mental, aumentou 26,2%, enquanto a média geral das profissões foi de 15,4%.
Sinais de alerta da Síndrome de Burnout: quando buscar ajuda?
Existem diversos sinais que indicam que algo não está bem. No caso do esgotamento mental em razão das atividades profissionais, eles incluem:
- Exaustão física e mental constante;
- Irritabilidade e baixa tolerância a contratempos;
- Dificuldade de concentração e de tomar decisões;
- Perda de interesse por atividades que antes eram prazerosas.
Portanto, ao observar esses sinais em sua rotina, é indispensável buscar ajuda profissional. Além disso, estas sinalizações indicam a necessidade de rever o ritmo de trabalho, as prioridades, a cultura e o clima organizacional.
Práticas de mindfulness e autocuidado para um ano mais leve
Diferentes práticas se dedicam ao combate o estresse e das doenças relacionadas a ele, bem como à promoção de um estado de calma e equilíbrio. O mindfulness é uma delas. Amplamente recomendada, ela busca a atenção plena. Com isso, visa:
- Reduzir a ansiedade;
- Melhorar o foco e a produtividade;
- Aumentar o bem-estar.
A prática diária do mindfulness reflete no aumento da consciência e controle das próprias emoções. Dessa maneira, ela minimiza as reações impulsivas e ajuda a manter a tranquilidade, mesmo diante de situações adversas.
Por isso, é uma das práticas que você pode incluir na sua rotina para ter sucesso na busca por um ano novo mais tranquilo, produtivo e saudável. Aliás, praticar o mindfulness pode ser mais simples do que parece. Ele pode ser iniciado com:
- Meditação guiada;
- Atenção plena nas tarefas diárias, notando os movimentos e sensações;
- Exercícios de respiração diante de sentimentos de ansiedade ou estresse.
Para saber mais detalhes sobre como fazer do mindfulness parte do seu dia a dia, confira este artigo e veja dicas completas.
A importância do bem-estar digital
Quem deseja dar mais atenção ao autocuidado também precisa se atentar ao bem-estar digital. Ele corresponde à manutenção de uma relação saudável com a tecnologia. Portanto, também condiz ao controle da frequência de uso de dispositivos eletrônicos.
São muitos os profissionais que se veem conectados 24 horas por dia, o que pode contribuir para o cansaço mental e até mesmo para o desenvolvimento de Burnout. Portanto, é necessário estabelecer limites. Por exemplo, desativar notificações após o horário de trabalho e reservar momentos offline. Veja mais dicas para promover o bem-estar digital clicando aqui!
Planejamento Pessoal e Profissional para 2025
O mindfulness e as práticas de bem-estar digital são importantes para quem busca equilíbrio no novo ano. Esses cuidados podem ser complementados por outras estratégias, como a definição de metas claras e alcançáveis.
O planejamento ajuda a manter o foco nos objetivos e oferece uma visão mais equilibrada das prioridades e limitações.
O planejamento pode ser feito a partir de alguns passos simples, como:
- Dividir as metas para o ano em etapas menores;
- Incluir tempo para atividades de lazer e relaxamento na rotina;
- Ter flexibilidade para ajustar as metas conforme necessário.
Cuidando do bem-estar para um ano promissor
Investir em saúde mental, adotar práticas de autocuidado e estabelecer metas bem definidas são passos que podem levar você até um 2025 repleto de realizações e equilíbrio. Com isso, você pode conciliar o sucesso profissional à saúde mental!
Neste novo ano, permita-se crescer e evoluir, lembrando que a base para qualquer conquista duradoura está na manutenção de um estado mental saudável e equilibrado.
Gostou deste conteúdo? Deixe seu comentário e some às discussões sobre bem-estar mental para 2025! Juntos podemos construir um mercado de trabalho mais saudável e produtivo.
Marcia Costa
MK Engenharia de Avaliações