Apesar de existirem ferramentas que ajudam o proprietário a saber o valor de mercado do seu imóvel, uma Avaliação Imobiliária realizada por engenheiros ou arquitetos ainda é mais segura. A partir da norma técnica de número 14653-1 da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, é possível descobrir quanto vale uma propriedade de fato. Essa norma aplica conceitos técnicos e bastante precisos que conheceremos neste post. Veja quais são:
A ABNT chama de tratamento de dados todas as informações obtidas sobre a propriedade. Essas informações são ordenadas em gráficos comparativos e servirão como base para a Avaliação Imobiliária. No gráfico encontramos detalhes como o preço médio da rua, do bairro, da zona, da cidade, da região e assim sucessivamente, sempre de forma expansiva.
Cada um dos dados deve ter relação entre eles. É preciso também apresentar as variáveis e suas influências, as possíveis causas de quedas e elevação de valores no mercado, entre outras questões que o responsável pelo Laudo de Avaliação Imobiliária achar conveniente. O gráfico de tratamento de dados é uma base importante para saber quanto vale um imóvel.
Cada detalhe sobre o imóvel vale para precificá-lo. Quando explicamos como é feita a Avaliação Imobiliária, mostramos que a localização da propriedade, em seus mínimos detalhes, faz diferença no valor. A casa pode ser exatamente igual à do vizinho que fica em determinada altura da rua, mas provavelmente terá valores diferentes. Isso acontece porque são analisados fatores como se a casa está no lado nascente ou lado poente, se está em uma área conservada da rua, se está na melhor quadra, entre outras questões.
É preciso, portanto, analisar profundamente o mercado para saber quanto a casa que você tem em mãos para avaliar está valendo. Dessa forma o seu cliente não terá perda de investimento agora ou no futuro.
Existem imóveis onde a precificação é diferenciada. São propriedades destinadas para aluguéis. Um exemplo muito popular do que falamos são as salas comerciais.
Para esses casos, as receitas são obtidas através de análises. O engenheiro, arquiteto e uma equipe multidisciplinar, composta de economistas e administradores, levam em conta todos os fatores citamos mais acima. Essa mesma equipe também é responsável por analisar o mercado de aluguéis que irá gerar a receita para o imóvel em questão. É necessário observar o risco de valorização e desvalorização imobiliária para essa área em um prazo que compreende o financiamento.
Há inúmeros casos no mercado onde o Engenheiro ou Arquiteto não consideraram fatores que desvalorizam o imóvel ou ciclos econômicos de possíveis recessões prejudicando a sua receita. Cada imóvel tem seu valor individual e é preciso pensá-lo dessa forma. O Laudo de Avaliação de Imóveis deve conter, principalmente, perspectivas.
Sendo assim, fica claro que todos devem respeitar os pontos citados para que o Investidor e a Instituição Financeira que está responsável pela venda não tenha prejuízos.
Agora nos fale, ficou alguma dúvida sobre o assunto? Você tem algo para acrescentar? Por favor, participe em nossa área de comentários para que o mercado possa saber o que você pensa!
E caso precise de alguma ajuda para elaborar o seu Laudo de Avaliação Imobiliária, fale conosco!
Até breve,
Marcia Costa
MK Avaliações Imobiliárias