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Dicas simples para se comunicar com eficiência

A boa comunicação é muito importante em qualquer segmento. Em uma negociação, na vida profissional e pessoal é decisivo saber comunicar com clareza propostas e ideias.

O tempo todo os seres humanos estão se comunicando, seja de forma consciente ou não. O silêncio, a voz alta ou baixa são formas de passar mensagens.

Uma palavra mal colocada, uma proposta mal conduzida do ponto de vista da comunicação pode gerar vários desentendimentos e confusões. Por isso, é cada vez mais urgente saber usar a comunicação em reuniões, na vida cotidiana etc. Não se trata de se tornar um comunicador profissional, mas sim, de sermos seres comunicantes, de alcançar os resultados esperados por meio da comunicação correta e eficaz. Por isso, se você trabalha em Instituições Financeiras precisa ter conhecimentos de comunicação para saber como persuadir e negociar melhor com todos os stakeholders.

Por que a comunicação é importante?

A comunicação é o canal que facilita a convivência entre as pessoas, também proporciona desenvolvimento humano, visto que a capacidade dos indivíduos de se comunicarem os faz se desenvolverem, ouvir e interagir com os demais.

Assim, quanto mais você dominar as técnicas de comunicação, mais fácil será negociar com outros profissionais bem como passar mensagens claras e ser melhor compreendido. O profissional que tem habilidade para se comunicar bem gera mais resultados e tem menos erros, já que reduzirá os ruídos na comunicação.

Já que você sabe o quanto a comunicação é importante, veja as dicas que preparamos para você se comunicar melhor.

Transmita confiança

1 – Saiba o que está falando

Se você quer ganhar audiência quando está passando uma mensagem falada, e quer receber o apoio dos seus colegas de trabalho e de sua equipe, comece transmitindo confiança. Você não precisa ser especialista em assuntos os quais não são da sua área ou não domina, mas tenha o máximo possível de informações sobre o que está falando.

2 – Posicione-se

Faça pesquisas e sempre busque saber os dois lados do contexto, saiba o motivo pelo qual parte de seus colegas de trabalho são a favor de uma ideia e a razão da outra parte ser contra. Você não precisa concordar com os dois lados, mas conhecer os contextos para se posicionar com propriedade é necessário. Não dá para ficar sobre o muro, ou você é visto com uma pessoa que embora não concorde, reconhece os motivos das ideias divergentes, ou ninguém terá a sua confiança.

Transmitir confiança não é o mesmo que estar a favor de todos, mas sim, se posicionar diante de uma ideia e respeitar quem pensa diferente. Comunique seu posicionamento com propriedade e conhecimento para gerar confiança na vida profissional e pessoal. Ninguém capta a atenção de outras pessoas se não for verdadeiro e transmitir confiança.

Linguagem simples

Muitas pessoas são mal entendidas ou não conseguem passar informações claras aos seus receptores porque escrevem de forma rebuscada ou técnica. As empresas possuem colaboradores com formações diversas para que funcionem adequadamente. E isso é necessário, pois, se uma Instituição que precisa de Laudos de Avaliação de Imóvel tivesse em seu quadro de profissionais apenas aqueles que realizam Avaliação de Imóveis, como a corporação se desenvolveria, quem realizaria todas as demais atividades?

1 – Saiba para quem está falando

Ao falar ou escrever saiba qual é o seu público, adeque a linguagem para o receptor. Se o seu ouvinte ou leitor não for da mesma área de atuação que você, só utilize jargões técnicos se não houverem palavras substitutivas, se for preciso usá-los coloque uma breve explicação ou palavra similar entre parênteses.

2 – Simplicidade na comunicação

Usar palavras simples na mensagem não significa deixar de transmitir a informação de forma correta e bem escrita ou elaborada. Aliás, uma mensagem para ser bem entendida e adequada sempre é aquela que com simplicidade alcança o seu receptor e não deixa dúvidas em relação ao que está sendo comunicado.

Seja claro em sua comunicação, não use mensagens ambíguas que deem duplo sentido e que deixem o receptor em dúvida. Seja direto, não seja prolixo (usa mais palavras do que o necessário).

Espero que tenha gostado destas dicas e eu tenho certeza de que você tem alguma dica que poderia compartilhar! Que tal colocar nos comentários abaixo? Então, aguardo sua participação!

Abraço,

Marcia Costa
MK Avaliações Imobiliárias

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