Avaliar os ativos das empresas assegura o seu valor contábil. Com a medição é possível concluir se houve deterioração ou desvalorização do patrimônio. O objetivo é assegurar o valor contábil e recuperável dos ativos.
Em tempos de crise e pandemia as empresas precisam realizar planejamento e avaliar todas as possibilidades de investimento, ou descontinuidade de filiais, processos a serem alterados, produtos que devem fazer parte do estoque etc, para que a empresa permaneça sempre em rentabilidade.
O levantamento dos ativos das empresas é realizado por meio do Teste de Impairment, que deve ser realizado anualmente, em cumprimento à Lei 11.638/07. Entretanto, embora seja um mecanismo de exigência legal, é oportuno para determinar o valor contábil dos ativos.
Vem ver o que mais temos para abordar sobre o Teste de Impairment.
O que é o Teste de Impairment?
Empresas que possuem ativos registrados com valor de mercado acima da realidade, ou que a perspectiva de benefício gerado no futuro seja inferior ao esperado, terão que efetuar testes a fim de evidenciar que o valor reduziu, o que faz com que fique abaixo do valor a qual o Controller registrou.
O teste de impairment serve para verificar a possível redução no valor recuperável dos ativos. Se o valor recuperável é menor que o contábil, há a necessidade de calcular o fair value do ativo. Ou seja, a perda por impairment diz respeito à diferença entre o valor contábil e o fair value do ativo, quando o fair value é menor.
Valoração de ativos na engenharia de avaliações
Na área de engenharia de avaliações de máquinas e equipamentos, os bens são valorados por:
- Valor de mercado para compra: é o valor de reposição de um bem no mercado, no estado em que for encontrado.
- Valor de mercado para venda: provável valor que é dado ao bem no momento de venda no estado em que se encontra e em seu estado.
- Valor em uso: valor do ativo em condições atual e de operação, com inclusão de despesas de projeto, impostos, embalagem, fretes etc.
- Valor de desmonte: diz respeito ao custo de reedição de um ativo, descontadas as despesas de remoção, desmontagem, comercialização etc.
- Valor de liquidação forçada: valor de venda compulsiva, peculiar de leilões e também muito utilizado para garantias bancárias.
- Valor de sucata: valor de materiais reaproveitáveis de um ativo, quando desativado, sem serem usados para fins produtivos.
- Valor de custo: valor total dos custos de reposição de um bem, explicando o estado em que está ou sem consideração da depreciação.
- Valor em risco: valor representativo da parcela do ativo, ou conjunto de bens para segurar e que pode satisfazer o valor máximo segurável.
Veja que na engenharia de avaliações de máquinas existem muitas especificidades para determinar o valor de um bem. Por isso, o teste de impairment é mais uma forma de determinar o valor de um maquinário.
Quem precisa fazer?
A Lei 11.638/07 obriga as empresas com capital aberto e de grande porte que possuem ativo total superior a 240 milhões e receita bruta acima de 300 milhões. Porém, qualquer companhia poderá fazer para que tenha conhecimento do real valor de seus ativos. Empresas que fazem o teste tem dados e informações sobre a real situação de seus bens.
Como o Teste pode ajudar a sua empresa?
O teste é um raio X da sua empresa. O Controller terá informação precisa sobre investimentos futuros com base na previsão de custos, redução de gastos e depreciação. O teste pode ser feito em qualquer época do ano, mas é preciso fazê-lo uma vez ao ano.
O teste de impairment considera o processo comum produtivo da companhia, não se trata de uma ação de descontinuação. O teste é realizado para produzir alterações no curso dos ativos, ou seja, é um procedimento para reconhecimento profundo de possíveis perdas de resultados no período em que foi realizado. Assim, é possível consertar e realizar alterações nas contas dos ativos. Podemos dizer que se trata de uma antecipação de resultados.
Quando o Controller realiza a contabilização na conta do ativo, expõe o novo valor contábil adequando à perda por impairment, que será a base para futuras depreciações/amortizações e para posteriores testes de recuperação do valor contábil do ativo.
Você quer mais informações sobre o Teste de Impairment? Precisa de orientação? Entre em contato conosco para receber a nossa orientação.
O que você achou desse conteúdo? Repasse para os seus contatos e ajude disseminar conteúdos que os ajudem a entender melhor o assunto.
Até mais,
Marcia Costa
MK Avaliações Imobiliárias
Resposta de 0
Saudações.
Gostei do assunto.
Pretendo aprofundar os conhecimentos e atuar com maior presteza.
Olá Franderrak! Obrigado pela audiência.
Fico muito feliz por seu comentário! Vejo que estamos acertando no conteúdo!
Fique conosco,
Abs,
Marcia Costa