O Teste de Impairment também chamado de estudo de recuperabilidade ou imparidade deve atender às Leis 11.638/07 e 11.941/09, as quais estipulam que as empresas devem analisar a recuperação dos valores imobilizados e intangíveis para registrar as perdas de capital. Significa que um ativo avaliado como valor não recuperável (ativo obsoleto) no futuro deve ser reconhecido como perda no resultado.
O Impairment diz respeito à diminuição do valor recuperável de um ativo. Ou seja, se a geração do valor de caixa for menor que o total do bem registrado, a empresa que fizer a constatação deve realizar a baixa contábil da diferença.
Não só as grandes companhias de capital aberto com ativos totais e receita bruta na casa de milhões devem realizar o Estudo de Impairment. A Lei 11.638/07 alterou esse item e o Conselho Federal de Contabilidade confirmou que o teste deve ser aplicado por todas as empresas. Além disso, Avaliações Imobiliárias realizadas segundo os métodos necessários em conjunto com o Teste de Impairment chegam ao valor do imóvel considerando diversos aspectos e de acordo com estudo ampliado para analisar diferentes perspectivas. Vamos falar mais essa importante forma de avaliar os ativos?
Ao realizar o balanço contábil de uma empresa, os valores dos ativos devem ser recuperáveis. A recuperabilidade de um bem é calculado segundo o valor registrado, após a dedução de sua depreciação e perdas por impairment que tenham sido contabilizadas em estudos anteriores. Assim, quando o valor contábil for menor que o valor recuperável, não existe nenhum ajuste a ser feito.
O Teste de Impairment é o cálculo do valor recuperável do ativo em comparação com o valor registrado (valor contábil), seja por seu uso ou valor de mercado. A finalidade é conferir se há ou não a desvalorização do bem.
Empreendimentos corporativos são bens imobiliários e, portanto, calcular o impairment para finalidade de Avaliação Imobiliária juntamente com outros métodos é uma forma de ter um panorama do valor do imóvel e de todos os bens que fazem parte dele.
O Estudo de Recuperabilidade é aplicado em empresas e quando usado nas Avaliações Imobiliárias é mais uma forma para valorar os empreendimentos e chegar ao seu preço fiel.
O teste de imparidade mostra que as perdas acontecem por:
Resolução CFC Nº 1.292/2010 determina a NBC TG 01 (R4), que diz respeito à redução do valor recuperável de ativos. O objetivo é estabelecer procedimentos que as empresas devem aplicar para assegurar que seus ativos estejam registrados contabilmente pelo valor de maneira que não exceda seus valores de recuperação.
Na contabilização de ajuste para perdas por desvalorização de todos os ativos, segundo a NBC TG 01 (R4), não deve entrar:
Como você pode perceber, analisar propriedades segundo os métodos de Avaliação de Imóveis em consonância com o Teste de Impairment requer profissionais capacitados e que tenham expertise do mercado imobiliário, bem como de outros setores. Por isso, confie seus ativos a quem realmente tem condições de lhe entregar os melhores estudos e Laudos de Avaliação.
Conte com a nossa equipe, nós temos o que você precisa para avaliar seu imóvel com segurança. Entre em contato conosco para falar com nossos especialistas e ter conhecimento profundo da situação de seus ativos.
Se este conteúdo ajudou você, que tal nos contar a respeito? Deixe um comentário para sabermos como ajudar você a dirimir suas dúvidas.
Até mais,
Marcia Costa
MK Avaliações Imobiliárias