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Melhore as vendas do seu empreendimento com o Estudo de Demanda
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Você conhece o seu público-alvo ou sabe porque os seus clientes escolheram o seu empreendimento? Qual é a dinâmica e o que esperar do seu segmento no mercado imobiliário? Quem são seus concorrentes reais? Quais são as tendências e os desafios emergentes? Essas perguntas são frequentemente questionadas, mas dificilmente são respondidas corretamente sem que seja realizada uma análise de mercado com o maior rigor possível. Nesse sentido, o Estudo de Demanda desempenha um papel estratégico essencial, já que boa parte do planejamento de um empreendimento deve estar voltado para as expectativas de vendas, que orientam quando e como investir.

O Estudo de Demanda trata-se de uma previsão ou projeção e consiste, portanto, na base para todas as decisões estratégicas e de planejamento da comercialização e marketing do empreendimento. Aplicando o estudo e interpretando os resultados corretamente a fim de gerar conhecimento sobre todas as perguntas feitas anteriormente, sua empresa melhorará as vendas e gerará autoconhecimento. Entenda mais a fundo, lendo este Blog Post!

Quem ou o que conduz o mercado imobiliário?

Os investidores, de uma maneira geral, direcionam suas atividades de acordo com as demandas do mercado. A previsão da demanda é essencial para determinar esses rumos e permite que os gestores planejem adequadamente suas ações.

O desenvolvimento do projeto se torna, então, orientado pelo cliente e sua demanda, observando-se, assim, a necessidade de aprimoramento na definição do produto, onde o fluxo de informações parte do cliente e acarreta as previsões de demanda.

A realização do Estudo de Demanda implica na coleta e organização de dados confiáveis e a aplicação de ferramentas e conhecimento técnico específico para a obtenção de insights, tendências e conclusões.

O Estudo de Mercado reúne informações do passado e do presente a fim de construir o conhecimento para o futuro, revelando quais são os gargalos que gerarão erros, assim é possível estimar quais soluções serão aplicadas.

O que deve conter em um Estudo de Demanda?

Um bom Estudo de Demanda deve desenvolver, no mínimo, os seguintes componentes:

  • Área de influência que compõe o estudo;
  • Vocação imobiliária da região;
  • Análise macro e microeconômica;
  • Aspectos mercadológicos;
  • Identificação e mapeamento da demanda;
  • Análise da concorrência (set competitivo).

Quais abordagens usar para examinar as informações de Estudo de Demanda?

As informações geradas devem ser examinadas por meio de abordagens quantitativas, que se apoiam em séries históricas; e qualitativas, que se baseiam em fatores subjetivos ou de julgamento. Porém, o melhor é mesclar ambas abordagens.

Diferenças entre os modelos quantitativo e qualitativo

Embora mesclar os modelos quantitativo e qualitativo seja uma boa forma de se obter variadas informações, há diferenças entre eles, que em alguns casos torna complicado ter uma visão geral, conheça algumas delas:

Modelos quantitativos:

  • costumam mostrar melhor eficiência para projetos de curto prazo;
  • é preciso existir longos períodos históricos para que seja feito o reconhecimento dos padrões de comportamento do público-alvo;
  • para empreendimentos que não são lançamento.

Modelos qualitativos:

  • mais adequados para lançamentos de projetos/empreendimentos;
  • não há necessidade de ter longa série histórica de dados.

Conclusão

O Estudo de Demanda ajuda a sua empresa a conhecer melhor quem é o seu público-alvo, saber quais são as táticas empreendidas pelo concorrente, e, principalmente, compreender como está posicionada a sua companhia no mercado e se os projetos são interessantes para satisfazer e atender a demanda. Sem contar que toda a estrutura empresarial fica prevenida sobre a responsabilidade que cada departamento tem em relação ao desenvolvimento do empreendimento, cada área se mobiliza para atingir os objetivos pertinentes ao seu campo de atuação e sem despender recursos desnecessários.

A MK possui ampla experiência na realização de Estudos de Demanda, nossos consultores já desenvolveram diversos trabalhos de Inteligência de Mercado para pequenas, médias e grandes empresas no Brasil. Em todos os trabalhos realizados, os insights gerados auxiliaram em decisões que impactaram positivamente a receita e a competitividade das empresas. Entre em contato conosco e saiba mais sobre Laudo de Avaliação de Imóvel, Análise Jurídica, Estudo de Viabilidade para sua futura aquisição e outros assuntos.

Até breve,

Marcia Costa
MK Engenharia de Avaliações

 

 

 

 

 

 

 

 

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