Pesquisar
Close this search box.
Inspeção Predial: Como você vem cuidando da “Saúde do seu Imóvel”?
inspecao-predial-como-voce-vem-cuidando-da-saude-do-seu-imovel

A Inspeção Predial é um procedimento muito valioso para manter os empreendimentos em perfeito estado de conservação e eliminar os riscos decorrentes de construções mal elaboradas, bem como é utilizada para antever desabamentos, quedas de partes de um imóvel etc. Não raro os noticiários trazem informações de construções que cederam por conta de problemas estruturais ou por falhas elétricas as quais culminaram em incêndio.

Quando um trabalho de Inspeção Predial é feito em conjunto com um Laudo de Avaliação Imobiliária, todos os problemas presentes e que ainda podem ocorrer são presumidos.

Igualmente se espera que aconteça na saúde dos seres vivos, cuidar da saúde de um imóvel é realizar um plano preventivo para que o empreendimento não acabe por necessitar de uma UTI. Neste post você obterá mais informações sobre Inspeção Predial e entenderá como manter o seu imóvel saudável aplicando essa técnica.

Conceituando a Inspeção Predial

A Inspeção Predial é uma vistoria que tem função avaliativa, nela verifica-se o estado da edificação em relação à segurança, estado de conservação, vida útil etc. A finalidade é descobrir os problemas a fim de orientar a manutenção.

As falhas, desgastes, anomalias, entre outros, são inconformidades detectadas na inspeção predial e classificadas de acordo com o grau de risco. Com essa avaliação concretizada, é possível traçar o plano de recuperação e a ordem de prioridade com que devem ser executados os serviços.

As inconformidades possuem definições técnicas: anomalia construtiva refere-se a um problema originado na própria construção; a anomalia funcional é resultado do uso. Os problemas de falha devido à manutenção são classificados quanto a gravidade, urgência e tendência.

Grau de risco das edificações

O Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (IBAPE) classifica os riscos oferecidos aos usuários, meio ambiente e patrimônio, nos limites da inspeção predial em:

  • Crítico: ameaça causar danos à saúde e segurança das pessoas e do meio ambiente, com perda intensa de desempenho e funcionalidade, podendo causar paralisações, aumento do custo de manutenção e afeta a vida útil do empreendimento.
  • Médio: perda parcial de desempenho e utilidade do empreendimento, porém não tem prejuízo em relação à operação direta de sistemas e nem se deteriora precocemente.
  • Mínimo: os riscos são prejudiciais à estética, não há a possibilidade de ocorrer riscos que atinjam as pessoas.

Laudo de Avaliação de Imóvel

Todo o trabalho de levantamento de informações, diagnóstico dos problemas e estimativa são materializados no Laudo de Avaliação de Imóvel.

Para realizar o Laudo deve-se realizar vistorias, registrar os danos técnicos e analisar documentos que compõem o Laudo de Inspeção Predial.

Classificação das Inspeções Prediais

A classificação da Inspeção Predial é realizada de acordo com a sua complexidade de Laudo. Para tanto são apreciadas as características técnicas da edificação, manutenção e operação existentes e em relação à necessidade de existir equipe multidisciplinar para realizar os trabalhos. São três níveis de classificação:

  • Nível 1: inspeção em empreendimentos com baixa complexidade técnica, de manutenção e de operação de seus sistemas construtivos. Os imóveis têm manutenção simples ou quase inexistentes. Os profissionais habilitados para realizar a inspeção nesse nível têm uma especialidade.
  • Nível 2: as edificações têm média de complexidade técnica, de manutenção, operações e seus sistemas são convencionais. Geralmente é realizada em edificações com vários pavimentos. Os profissionais devem ter mais de uma especialidade.
  • Nível 3: esse nível envolve inspeções de alta complexidade, os sistemas construtivos são mais sofisticados. Aplicado para empreendimentos com vários pavimentos. É obrigatório realizar a manutenção com base na ABNT NBR 5674. Os profissionais devem ser habilitados em mais de uma especialidade.

O que deve conter no Laudo de Avaliação do Imóvel?

A norma de Inspeção Predial do IBAPE/SP elenca a necessidade de apresentação dos seguintes itens no Laudo:

  • Identificação do solicitante;
  • Classificação do objeto da inspeção;
  • Localização;
  • Data da Diligência;
  • Descrição Técnica do Objeto;
  • Nível utilizado;
  • Critério adotado;
  • Relação dos elementos construtivos e equipamentos vistoriados com a descrição das respectivas anomalias, classificadas por grau de risco e urgência;
  • Relatório fotográfico; entre outros.

Conclusão

A Inspeção Predial é obrigatória e a sua finalidade é preservar as edificações em relação à sua funcionalidade, segurança contra riscos que comprometam a integridade física dos usuários e proporcionar conforto.

A técnica é utilizada para diagnosticar problemas presentes e que possam ser desencadeados no futuro, se medidas reparatórias não forem aplicadas.

No escopo de serviços prestados pela MK Engenharia de Avaliações uma de nossas atuações é orientar você e preparar os trâmites para que seu imóvel seja inspecionado de acordo com as normativas e leis. Entre em contato conosco para obter outras informações.

Até a próxima,

Marcia Costa
MK Engenharia de Avaliações

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados