A Inspeção Predial quando é realizada com regularidade reduz perda de desempenho do empreendimento, além de alertar para a necessidade de correções que se não forem feitas pode colocar as atividades do empreendimento em riscos as atividades e incorrer em perdas econômicas.
A norma ABNT NBR 16747/2020 institui diretrizes, conceitos, terminologias e procedimentos para a Inspeção Predial.
Além dessa norma, outras são utilizadas de forma complementar para auxiliar os engenheiros na realização da inspeção e elaboração do laudo. Assim como a ABNT NBR 14037/1998 que estabelece a elaboração de um manual de operação, uso e manutenção das edificações, que deve ser entregue formalmente ao primeiro proprietário da edificação.
Esse manual serve para que o proprietário do imóvel realize as manutenções preventivas de acordo com as recomendações. Além de que seja usado na inspeção para detectar anomalias por desgaste pelo tempo ou por mau uso.
Precisa saber mais sobre Inspeção Predial? Continue conosco!
Manutenção das edificações
Segundo a ABNT 5674/1999, as edificações são o suporte físico para a realização direta ou indireta de todas atividades produtivas, e possuem, portanto, um valor social fundamental.
Segundo a norma não se pode pensar nas edificações como sendo produtos descartáveis, por isso, é preciso que sejam realizadas manutenções para que a vida do empreendimento seja duradouro.
As edificações são construídas para durarem por muitos anos. Quantos empreendimentos centenários existem mundo afora? Muitos, e em operação, sendo utilizados por gerações e gerações. Por isso, se faz muito importante a manutenção dos empreendimentos.
De acordo com a norma ABNT 5674/1999, em diversos países, estudos demonstram que os custos ao ano para realizar a manutenção das edificações em uso estão entre 1% e 2% do seu custo inicial, o que ao longo de sua vida útil equivale ou ultrapassa o custo de sua construção.
Por isso, é preciso entender que em se tratando de manutenção é necessário que exista o serviço de Inspeção Predial. Por ser um trabalho realizado por profissional capacitado, todas as necessidades de manutenção são apontadas no laudo que o profissional emite. Além da inspeção, se faz necessário que sejam estipulados procedimentos de controle de custos e de bem-estar dos usuários em relação às condições que o empreendimento oferece.
Controle das manutenções
A falta de controle ou a omissão de manutenção das edificações acarreta em riscos diversos, que podem ser tão devastadores a ponto de custar a vida das pessoas, como muitos que desabam.
As inspeções devem ser feitas com regularidade, de acordo com o que dispõe a NBR 14037, considerando as condições de uso e exposição ambiental segundo o desempenho do empreendimento. Para realizar a inspeção, deve-se orientar por listas de conferência padronizadas (check-lists), que contenham:
- um roteiro lógico de inspeção das edificações;
- os componentes e equipamentos mais importantes na edificação;
- as formas de manifestação esperadas da degradação da edificação;
- as solicitações e reclamações dos usuários.
Restauração e preservação dos empreendimentos
Para corrigir anomalias, falhas de uso, operação, os avaliadores podem recomendar um outro profissional para realizar a Inspeção Predial especializada.
A Inspeção Predial especializada avalia as condições técnicas, de uso, operação, manutenção e funcionalidade dos empreendimentos. Esse tipo de inspeção aprofunda o diagnóstico.
Os especialistas que realizaram a inspeção devem tecer recomendações técnicas claras e de fácil compreensão ao síndico ou proprietário. Para dar condições de entenderem os riscos os quais estão sujeitos e estão submetendo outras pessoas.
Os relatórios das inspeções devem apresentar a degradação de cada componente da edificação e aferir a perda de desempenho, classificando os serviços de manutenção conforme o grau de urgência, se necessita de imediata atenção ou se os serviços devem ser incluídos em um programa de manutenção.
O que você achou desse conteúdo? Que tal dividi-lo com alguém que você sabe que precisa saber mais sobre Inspeção Predial?
Se você gostou desse conteúdo, comente e deixe-nos saber que estamos produzindo informações úteis.
Um grande abraço e até a próxima.
Marcia Costa
MK Avaliações Imobiliárias
Resposta de 0
Publico alvo: Engenheiros de todas as especialidades, arquitetos e urbanistas, tecnologos de todas as especialidades, estudantes destas areas no ultimo ano da faculdade que queiram aprofundar no assunto para entregar seu trabalho de conclusao de Curso (TCC) ou monografia, todos os profissionais que buscam se atualizacao dos novos conceitos das normas, elevando seus conhecimentos seja teorico ou pratico em vistorias e inspecao predial. Engenheiro Civil, Especialista em Engenharia de Avaliacoes e Pericias da Engenharia e Patologia das construcoes civis.
Prezado, obrigada pela participação!
Abs,
Marcia