Na visão de Alvin Toffler, autor futurístico americano, três revoluções mudaram o contexto histórico da sociedade e as formas de trabalho. Atualmente vivemos na Revolução da Informação, era do conhecimento, tecnologia da informação, competências e compartilhamento. Com a grande quantidade de informações disponíveis, a Inteligência de Mercado (IM) transforma conhecimento em ações estratégicas para potencializar o seu negócio. As ações estratégicas são realizadas de acordo com as preferências dos clientes/consumidores.
Na era industrial, ainda não havia essa expertise, tanto que Henry Ford dizia que o cliente podia escolher o carro que quisesse, desde que fosse preto. O mercado atendia a maioria e a preocupação das empresas era a produção em massa, atender ao prazo, não aos anseios do consumidor.
Entenda o que é Inteligência de Mercado, como pode ser interessante para o seu negócio e como também pode ser aplicada no Mercado Imobiliário.
Explicando a Inteligência de Mercado
A Inteligência de Mercado (Business Intelligence) é o instrumento que apoia as decisões tomadas por empreendedores e executivos em geral a partir dos aspectos mercadológicos, como concorrência, perfil dos consumidores, área de influência, vocação do produto, preço praticado, entre outros.
Permite o estudo de implantação ou estratégias para absorção de um produto, onde o empreendedor poderá visualizar oportunidades, identificar ameaças, forças e fraquezas em um esforço que posiciona o produto, tendo subsídios seguros, perante o ambiente interno e externo, que lhe permitam diminuir sua incerteza.
Inteligência de Mercado na Área Imobiliária
Todo negócio voltado para o Mercado Imobiliário envolve investimentos de capital, onde seus retornos só são, em sua grande maioria, realizados bem após o pagamento das despesas e investimentos, o que aumenta a necessidade de acerto e mitigação de riscos.
Em tempos de retração econômica, ela incorre no processo de captar e analisar muitas informações dentro da atuação de mercado com o objetivo de identificar e atingir um público-alvo.
Além disso, empresas que buscam aumentar sua competitividade, visam a área de IM como o suporte ideal para entender as novas tendências e detectar oportunidades para seus clientes, sendo responsável por estabelecer as diretrizes competitivas das organizações, relacionando-se à Pesquisa de Mercado por intermédio da coleta e análise de dados relevantes que, após tratados, contribuirão para a tomada de decisão dos gestores das empresas, corporações e empreendimentos.
Desafio da Inteligência de Mercado
O grande desafio de um trabalho nessa área é detectar as tendências e associá-las aos objetivos dos clientes para conseguir promover a marca, seus produtos e serviços. Por este motivo, a equipe de IM deve ser composta por analistas devidamente capacitados para a execução de trabalhos dentro dos mais rígidos padrões de qualidade e ética.
Também é desafiador às empresas conseguir dividir as informações entre todos os setores a fim de alcançar melhores resultados. A falta de comunicação entre os colaboradores pode prejudicar esse projeto em que a comunicação é fundamental. Os funcionários detêm a rotina de sucessos e insucessos da empresa, muitos têm contato direto com os clientes, o que nem sempre acontece com a alta gerência, por isso, não ouvir quem está em contato direto com o cliente é um erro, que costuma acontecer com frequência nas empresas.
Para garantir a estratégia organizacional, a equipe de IM se torna parte do gerenciamento de comunicação integrada na empresa e baseia sua metodologia em dados, de ordem qualitativa ou quantitativa, que ao serem apresentados para ambas partes fundamenta que o alinhamento da comunicação interna tem como principal objetivo definir as ações estratégicas que serão adotadas pela empresa.
Conclusão
Apenas dados coletados sem análise não servem para implementação da Inteligência de Mercado. É preciso que os dados brutos e as informações levantadas sejam analisados, interpretados e se tornem conhecimento, pois por meio do conhecimento as organizações conseguem tomar a melhor decisão.
Antes do advento da tecnologia, as empresas não tinham informações tão seguras e não as obtinham em um tempo tão curto quanto atualmente. Saber quais eram as tendências de mercado e a melhor forma de utilizá-las dependia de feeling. Só que a era da informação chegou para facilitar.
Às empresas não lhes faltam dados, mas sim, interpretação correta do volume de dados e informações que têm à disposição. Por isso, se você precisa de uma empresa com uma sólida experiência nesse segmento, caso necessite de um trabalho eficiente de Inteligência de Mercado, a equipe da MK vem desenvolvendo diversos trabalhos de elevado padrão, o que nos confere competência comprovada para prestar serviços nessa área.
Agora, conte para nós o que você achou deste Blog Post! Acreditamos que você pode contribuir com todo o Mercado!
Até breve!
Equipe MK Avaliações Imobiliárias
Respostas de 2
Analisar compartilhar os dados e através da comunicação – conjuntamente , tomar decisões ,já me parecem uma excelente forma do exercício da inteligência de mercado.
Obrigada pela participação.
Abs,
Marcia Costa