Preservar a saúde mental e o bem-estar para viver melhor, tem sido atualmente um grande desafio, especialmente para quem trabalha em ambientes estressantes.
Sendo assim, é importante que o profissional crie hábitos que o ajudem a ter uma vida mais tranquila.
Algumas doenças são provocadas pelo estresse excessivo. Por exemplo, síndrome de Burnout (doença provocada por exaustão extrema, estresse e esgotamento físico), depressão, transtornos alimentares, transtorno de ansiedade, síndrome do pânico, entre outras.
Para evitar o adoecimento, é importante separar o trabalho da vida pessoal, estabelecer limites e buscar ajuda assim que achar necessário.
Sua saúde é o seu bem mais precioso, sendo assim é importante cuidar dela e garantir uma vida com muito mais disposição.
Prossiga com a leitura desse artigo para conhecer algumas dicas que vão te ajudar a ter melhor qualidade de vida.
A síndrome do impostor é a falta de confiança em si, dificuldade de reconhecer suas potencialidades e até mesmo de aceitar afirmações positivas a respeito do seu trabalho.
Ela é bastante prejudicial na carreira, por gerar insegurança, insatisfação e frustração no ambiente de trabalho.
Além disso, por não confiar em sua capacidade, o profissional pode se sujeitar a condições desfavoráveis para o seu desempenho, sua saúde e bem-estar.
Sendo assim, uma das formas de cultivar a saúde mental em instituições financeiras e assim garantir a sua saúde e bem-estar, é confiando em sua capacidade.
Se preciso for, invista em qualificação profissional, faça cursos, participe de workshops, faça uma pós-graduação, entre outras.
Essa iniciativa te ajudará a confiar mais em sua capacidade e a se sentir um profissional altamente capacitado, ajudando-o inclusive a estabelecer limites em seu ambiente de trabalho.
Lembre-se de cultivar habilidades técnicas, comportamentais e sociais para facilitar ainda mais o seu dia a dia.
As habilidades comportamentais são conhecidas também como softs skills. Para a maioria dos profissionais, elas são tão importantes quanto a capacidade técnica.
Ou seja, o indivíduo lida bem com a rotina de trabalho e suas oscilações, consegue conviver bem com os colegas e influenciar o ambiente de maneira positiva.
Buscar o autoconhecimento é fundamental para o crescimento profissional. Por meio dele, a pessoa se torna capaz de investir em suas potencialidades.
Alguns exemplos de soft skills que devem ser desenvolvidas ao longo do tempo, são:
Não leve trabalho para casa. Aproveite o período que estiver fora do ambiente de trabalho para praticar alguma atividade física.
Escolha uma modalidade que você gosta, isso ajudará na consistência da prática e na obtenção de melhor capacidade física, cardiorrespiratória e especialmente para o alívio do estresse.
Invista em momentos de lazer com a família ou amigos. Tenha hobbies que te ajudem a relaxar e lhe tragam prazer.
Essas atividades são essenciais para desfocar a mente do trabalho, especialmente nos dias em que a carga de estresse for maior.
Tenha o cuidado de não se envolver em muita coisa, na tentativa de aproveitar melhor o tempo de folga. Ter muitos compromissos pode gerar estresse e ansiedade.
Os fatores estressantes são diversos, no entanto, cada indivíduo reage de uma forma às mais diversas situações.
Por isso, é importante aprender a identificar quais delas exercem influência sobre as suas emoções.
Alguns exemplos são, medo de errar e ser penalizado no ambiente de trabalho ou mesmo ter a reputação questionada.
Clima organizacional conflitante, com dificuldade de conviver com superiores e colegas, influenciando negativamente no seu engajamento pessoal com a instituição.
Excesso de horas trabalhadas, resultando uma jornada extensa e exaustiva. Essa é umas das condições mais prejudiciais para a saúde e bem-estar dos profissionais.
Não ser reconhecido por seu esforço e dedicação pode gerar apreensão e desmotivação, consequentemente reduzindo seu desejo de permanecer no emprego.
Identificar o fator estressante que reduz sua produtividade ou mesmo te paralisa é o primeiro passo para resolver o problema e por fim, ter mais tranquilidade para trabalhar.
Tenha em mente que nem todas as questões dependem exclusivamente de você. Por isso, converse com seus superiores sobre o problema, para que juntos, vocês encontrem uma solução.
Sua saúde física e mental são seus bens mais preciosos. Um indivíduo com as emoções desequilibradas ou comprometido fisicamente terá muito mais dificuldade para trabalhar.
Portanto, não espere chegar ao seu limite para buscar ajuda especializada, pode ser um psicólogo ou psiquiatra.
Veja abaixo alguns sintomas que identificam o início do adoecimento devido ao trabalho:
Ao perceber qualquer um desses indicativos, busque ajuda de um profissional especializado.
Seguindo essas dicas de saúde e bem-estar, certamente, sua rotina de trabalho será melhor.
Dê atenção especial a si, colocando limites na carga horária de trabalho e cultivando hábitos saudáveis em sua rotina diária.
Agora, conte para nós: você já sentiu algum dos sintomas listados acima? Já ouviu algum colega reclamar de não estar se sentindo bem no ambiente de trabalho?
Falar sobre seus sentimentos é o primeiro passo para identificar possíveis problemas e buscar auxílio o quanto antes.
Grande abraço e até o próximo artigo.
Marcia Costa
MK Engenharia de Avaliações