A avaliação de imóveis é de grande ajuda para proprietários de imóveis que desejam colocá-los à disposição no mercado para fins de aluguel.
Afinal, a estipulação do valor do aluguel leva em consideração diferentes fatores. Além disso, o próprio preço pode ser um atrativo para inquilinos ou, em caso contrário, repeli-los por não ser justo ou compatível com a região ou com as características do próprio imóvel.
Por isso, ela pode nortear a precificação do aluguel, inclusive indicando quando é necessário seu reajuste e como ele deverá ser aplicado.
O que é avaliação de imóveis?
A avaliação de imóveis é um procedimento importante que determina o valor de um imóvel tanto para a venda quanto para locação dele a terceiros.
A partir da análise de algumas características – como tamanho do imóvel, local em que se encontra, vizinhança, infraestrutura etc. – há a determinação de qual é o valor aplicável para alugá-lo ou vendê-lo.
A avaliação imobiliária é importante especialmente porque ela ajuda o proprietário a fazer um bom negócio. A partir dela, ele pode estabelecer um valor justo que não lhe ofereça perdas ou dificuldades em alugá-lo.
Como é estipulado o valor do aluguel de um imóvel?
Há diferentes métodos que podem ser utilizados para estipular o valor de venda de um imóvel. Cada um deles pode ser interessante em diferentes situações, de forma que a estipulação da melhor forma fica a cargo do avaliador.
Percentual de acordo com o valor de venda
Uma das formas de avaliar o valor do aluguel é a partir do seu preço de venda. Para isso, primeiramente ocorre uma avaliação imobiliária referente a quanto o proprietário poderia receber caso pretendesse vender o imóvel.
Para isso, serão avaliadas as estruturas do imóvel, sua idade, localização, tamanho, infraestrutura dos arredores, dentre outras coisas.
A partir disso, aplica-se uma porcentagem sobre o valor do imóvel. Ela, então, estabelece o preço justo para um aluguel.
Embora fosse comum o percentual de 1% sobre o valor de venda, mudanças no mercado fizeram com que ela diminuísse. Atualmente, varia entre 0,5% a 0,75% do valor do imóvel.
Método comparativo
Outra maneira de fazer a avaliação de um imóvel para fins de aluguel corresponde ao método comparativo.
Ele é bastante simples. Em suma, diz respeito à análise dos valores de aluguéis de imóveis semelhantes ao que se deseja alugar e que estejam na mesma região.
Método evolutivo
O método evolutivo é a metodologia de avaliação de imóveis que leva em consideração o valor do terreno e das melhorias do imóvel. Por isso, geralmente é utilizado em reajustes, e não na determinação inicial dos valores.
Método involutivo
Por fim, o método involutivo faz a avaliação imobiliária conforme o aproveitamento do terreno por área construída.
Quais são os quesitos analisados no laudo de avaliação de imóvel?
Existem diferentes fatores que influenciam na avaliação imobiliária e na determinação do valor de locação de um imóvel.
Dentre os principais critérios da avaliação de imóveis estão:
- Localização;
- Vizinhança;
- Segurança;
- Estrutura interna do imóvel (pintura, elétrica, hidráulica, tamanho, número de cômodos, revestimentos etc.);
- Infraestrutura da região (acesso a transporte público, iluminação das ruas, comércios disponíveis nas proximidades etc.).
Quem pode solicitar uma avaliação imobiliária?
O proprietário pode se valer da avaliação de imóveis para disponibilizar seu imóvel no mercado de aluguéis a um preço justo e que realmente faça jus a ele e suas instalações.
A avaliação, contudo, não se limita ao momento de alugar o imóvel pela primeira vez. Também se mostra útil com o passar do tempo, para avaliar se é possível reajustar o aluguel conforme mudanças do mercado.
Neste caso, tanto o proprietário quanto o locatário podem buscar uma avaliação. Ela, então, será utilizada como base para uma nova negociação.
Caso não seja possível fazê-la de forma amigável e extrajudicial, ambos os envolvidos têm direito de ajuizar uma ação revisional de aluguel, na qual um juiz analisará a situação atual dos valores e se eles correspondem à realidade dos fatos.
Aliás, neste caso ter à disposição um laudo de avaliação e revisão judicial de aluguel é de extrema importância, pois serve como uma prova de que o reajuste é possível e traz embasamentos técnicos relevantes que auxiliam a nortear a decisão.
Por isso mesmo, é importante contar com quem entende do assunto no momento de buscar um laudo imobiliário. Isso fará toda a diferença na estipulação do valor, nos seus reajustes e nos lucros do proprietário.
Garanta que seu imóvel seja avaliado com precisão e confiança. Contate a MK e dê o próximo passo para garantir o melhor valor para o seu aluguel.
Aguardamos seu contato.
Grande abraço.
Até breve,
MK Avaliações Imobiliárias
Respostas de 2
Materiaal de grande valor para apremdizado, fico grato.
Obrigada!
Abs
Marcia Costa