Para realizar a Avaliação de Imóveis o engenheiro utiliza métodos para identificar o valor de um bem, seja qual for o modelo utilizado para examinar o comportamento do mercado e a formação de preço usa-se ferramentas analíticas como regressão espacial, análise envoltória de dados e redes neurais artificiais.
A análise envoltória de dados é uma técnica usada para medir a produtividade e a eficiência dos imóveis na Avaliação Imobiliária.
A partir dos dados coletados sobre um imóvel, determina-se o espaço viável de produção, limitado pela envoltória representativa dos melhores resultados, de acordo com a minimização dos insumos ou maximização dos produtos.
Neste blogpost vamos falar mais a respeito da análise envoltória de dados, então fique conosco para entender melhor.
Na Avaliação Imobiliária, a análise envoltória de dados a partir da ótica do comprador e vendedor (EDO-DEA) é usada para a realização de avaliação quando o tamanho da amostra de dados de mercado é aproximado da própria população, para determinado tipo de imóvel, localização e período de tempo.
Essa análise também é utilizada para determinar a viabilidade e eficiência de empreendimentos, análise de custos de construção de empreendimentos, avaliação em massa, velocidade de vendas etc.
É empregada para saber se a quantidade de recursos é ideal para atingir o resultado esperado, ou se os produtos necessários podem ser produzidos com os recursos existentes.
Em caso de ineficiência, a análise contribui para melhoria, com estabelecimento de metas de atuação, além de servir para alertar a respeito de fatores que podem causar baixo desempenho. Ou seja, a principal proposta é maximizar os resultados, usando o mínimo de recursos.
A análise envoltória de dados (DEA) usa técnicas de programação linear para calcular o índice de eficiência. É realizado da seguinte forma: compara o desempenho atual com a combinação convexa mais eficiente de outros recursos.
Uma forma de medir o desempenho é por meio paramétrico, em que é necessário conhecer antecipadamente a forma de se estimar por meio estatístico a produção. Mas, em ambientes que não funcionam de acordo com as leis de mercado, é difícil encontrar uma forma funcional. Quando isso ocorre, o desempenho não é paramétrico e a forma funcional é adquirida empiricamente, por meio das variáveis disponíveis. A análise envoltória de dados usa o enfoque não paramétrico e é uma alternativa aos métodos tradicionais de avaliação de desempenho de unidades organizacionais.
Se trata de um método quantitativo, empírico e não paramétrico, que afere o desempenho relacionado a unidades organizacionais (ou imóveis) parecidas.
Nas Avaliações Imobiliárias, a análise envoltória de dados (DEA) é aplicada da seguinte forma:
Portanto, a análise envoltória considera duas óticas: comprador e vendedor. Sendo que para o vendedor é importante oferecer o máximo de atributos do imóvel (localização, benfeitorias, área etc) e, assim, comercializá-lo por preço mais rentável possível. Já na visão do comprador, o imóvel deve ter um preço justo com muitos atributos.
Explicando melhor, para obter a equação boa para ambos, na visão do comprador as propriedades devem ter muitos atributos e o preço ser baixo. Para o proprietário do imóvel, a venda deve ser feito por um máximo de preço, levando em conta os atributos mais importantes, ou seja, o vendedor determina quais são os atributos imprescindíveis da propriedade.
Para que um imóvel seja considerado eficiente para comprador e vendedor, utiliza-se dados de mercado e seus atributos associados a valores que se justifiquem como apropriados para ambos.
Assim, é possível avaliar um imóvel a partir de seu conjunto de dados de mercado para determinar que valor ele deve apresentar para ser eficiente sob a ótica do vendedor e do comprador.
Se você precisa de Avaliação Imobiliária ou outros serviços correlatos, entre em contato conosco, pois tenho certeza de que podemos ajudá-lo.
Você também pode compartilhar este conteúdo ou oferecer sugestões sobre novos temas. Participe!
Um grande abraço e até a próxima.
Marcia Costa
MK Avaliações Imobiliárias