O mercado imobiliário de locação mudou. Empresas se readequaram durante a pandemia e verificaram que podiam enxugar suas estruturas físicas com ganho de eficiência e eficácia.
Inúmeros imóveis corporativos foram entregues. Para algumas empresas, grandes espaços deixaram de fazer sentido, porque o trabalho remoto mostrou que há novas maneiras de realizar o trabalho com a mesma qualidade ou superior. Essa forma de trabalho está se tornando uma realidade para várias empresas.
Diante deste novo cenário as renegociações vieram com força. O mercado está cheio de opções e, segundo a lei da oferta e procura, muitas ofertas levam o preço para baixo. Veja neste blogpost como renegociar o contrato de aluguel nesse momento crítico.
Essa situação extraordinária, que iniciou no setor de saúde e contagiou a economia mundial, não poderia ser prevista. Perante as consequências causadas, vários setores estão se ajustando e buscando as melhores soluções para que os contratos bilaterais não causem perdas apenas para uma das partes.
Em vários setores, os efeitos estão sendo divididos entre os envolvidos, dessa forma, obtém-se pouco lucro, mas também perde-se menos. O que não seria diferente no mercado imobiliário!
Imagine que você seja locatário e proponha um acordo de redução do valor do aluguel, é mais provável que o proprietário aceite um acordo justo e necessário do que deixar o seu imóvel vazio e ter que custear despesas de manutenção.
Na hora de negociar um novo valor para o seu contrato de aluguel, pense em soluções justas e igualitárias para as partes envolvidas. Se todos ganharem e perderem menos do que se esperava, a recuperação poderá ser mais rápida.
A Lei da oferta e da demanda controla o funcionamento de determinação dos preços de vários segmentos. Nesse momento de recessão da economia, o mercado imobiliário está sofrendo com a balança desajustada, ou seja, a oferta de imóveis é maior e a demanda muito menor.
Há sobra de imóveis para locar, tanto residenciais quanto comerciais. A busca dos locatários se concentra em um estilo minimalista. Independentemente da finalidade da locação, os locatários estão interessados em preços que julgam mais justos, nem que para isso, tenham que optar por espaços menores, porém funcionais.
Quem já locou imóvel está tentando renegociar o preço do aluguel, principalmente depois que as características de consumo também mudaram. No momento, é menos vantajoso ter um restaurante próximo a uma grande empresa, cujos colaboradores estão trabalhando remotamente, do que aquele pequeno que está em bairros residenciais onde a maioria de seus consumidores estão em suas residências e podem pedir uma refeição por aplicativo e recebê-la rapidamente devido à proximidade em que se encontra do restaurante.
Se a demanda não está mais nos grandes centros comerciais e ou em bairros com a maioria de empreendimentos mercantis, o valor de mercado para a região alcança queda. Enquanto os estoques de imóveis vão aumentando, para driblar a situação, o melhor é sempre que inquilino e locador entrem em acordo a fim de que consigam alcançar equilíbrio.
Nos casos de renegociação de aluguel é importante que seja realizada uma Avaliação Imobiliária para emissão de um Laudo que possa determinar o valor real de locação do imóvel.
Mesmo que uma Avaliação já tenha sido realizada antes da locação, em quase um ano de pandemia, o mercado alcançou outro patamar e mudou totalmente. Os preços mudaram, o fechamento de comércios e a reformulação de outros impôs uma nova forma de necessidades aos consumidores. Por esse motivo, ter em mãos um Laudo de Avaliação de Imóvel atualizado que reflita o verdadeiro estado do mercado imobiliário e do imóvel em avaliação pode fazer o valor de um aluguel baixar muito ou talvez manter-se estável.
Por isso, muitas locações foram renegociadas. Quer renegociar a sua locação? Acredita em um valor justo e bom para ambas as partes? Comente aqui.
Entre em contato agora mesmo com a gente e venha conversar a respeito da sua locação e o que você acredita que pode ser melhorado!
Até mais,
Marcia Costa
MK Engenharia de Avaliações