Ser síndico não é uma das atribuições mais fáceis, a responsabilidade é grande porque há a necessidade de conciliar os interesses coletivos com o que é melhor para a edificação em relação à segurança e manutenção. Por isso, a Inspeção Predial é um importante instrumento de trabalho, capaz de prever e alertar o síndico sobre os perigos os quais ele, moradores e até terceiros podem sofrer.
A Inspeção Predial é uma vistoria profunda do estado físico das edificações, elaborada por profissionais das áreas de engenharia e arquitetura, a fim de definir as condições físicas das construções.
Neste post você saberá detalhadamente o que é Inspeção Predial e qual a responsabilidade do síndico com relação a essa questão.
A Inspeção Predial a que se refere este post é aquela realizada quando já existem moradores nas edificações e elas estão em fase de uso, pois é possível realizar inspeção em novos edifícios ou para aquisição de bem imóvel.
Grandes tragédias e acidentes de menores proporções podem acontecer frequentemente em qualquer ambiente, sobretudo se o local e seus equipamentos não passam por manutenção preventiva no prazo necessário.
A mídia relata muitos casos de acidentes nos sistemas construtivos como, quedas de marquises, destruição de ambientes por fogo devido a curtos circuitos, inundação em residências por aparelhos hidráulicos defasados, são tantas as ocorrências, mas a maioria pode ser evitada. A melhor maneira para evitar os acidentes é com a realização da Inspeção Predial.
A Inspeção Predial trata-se de verificar qual é a real situação de uma construção e apontar as falhas e perigos a que todos estão sujeitos. É realizada por engenheiro ou arquiteto especializado para a função.
O Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de São Paulo (Ibape-SP) define como “análise isolada ou combinada das condições técnicas, de uso e de manutenção da edificação”.
É obrigatório realizar a inspeção predial porque é uma lei municipal e também para assegurar o tempo de vida útil dos componentes e detectar problemas, falhas ou riscos, e a maneira de recuperar ou trocar o que for necessário.
O síndico é o responsável por manter em ordem a Inspeção Predial, contratando o profissional competente para elaborar o laudo técnico e colocar em prática o que for instruído no documento. Caso contrário, o síndico poderá responder civil e criminalmente por danos que prejudiquem a edificação e as pessoas.
O engenheiro que elabora o laudo técnico não é culpado por ocorrências danosas, que ocorram quando houve indicação de risco e o síndico não contratou equipe para corrigi-lo.
São analisados todos os problemas que envolvem a construção, desde os pequenos, aparentemente sem qualquer risco; aos grandes, que colocam a vida e segurança das pessoas em perigo. Por exemplo: instalações hidráulicas e elétricas, elementos estruturais, impermeabilização, revestimentos, elevadores, coberturas, telhados, equipamentos de combate a incêndio, sistema de proteção contra descargas elétricas, geradores etc.
O morador de um condomínio que passa a ser síndico tem muita responsabilidade e trabalho. A maioria desconhece quais são as suas responsabilidades, como pode prejudicar-se civil e criminalmente. Até mesmo síndicos profissionais podem ter dúvidas e não saber como encontrar as respostas.
Se você precisa de ajuda para a realização da Inspeção Predial, procure-nos. Temos uma equipe especializada para ajudar em todas as etapas de elaboração do laudo de inspeção predial.
Se você já fez a inspeção predial, mas não sabe como e quando deve ser renovada, estamos aqui para orientá-lo.
Até a próxima!
Marcia Costa
MK Avaliações Imobiliárias