Você conhece o seu público-alvo ou sabe porque os seus clientes escolheram o seu empreendimento? Qual é a dinâmica e o que esperar do seu segmento no mercado imobiliário? Quem são seus concorrentes reais? Quais são as tendências e os desafios emergentes? Essas perguntas são frequentemente questionadas, mas dificilmente são respondidas corretamente sem que seja realizada uma análise de mercado com o maior rigor possível. Nesse sentido, o Estudo de Demanda desempenha um papel estratégico essencial, já que boa parte do planejamento de um empreendimento deve estar voltado para as expectativas de vendas, que orientam quando e como investir.
O Estudo de Demanda trata-se de uma previsão ou projeção e consiste, portanto, na base para todas as decisões estratégicas e de planejamento da comercialização e marketing do empreendimento. Aplicando o estudo e interpretando os resultados corretamente a fim de gerar conhecimento sobre todas as perguntas feitas anteriormente, sua empresa melhorará as vendas e gerará autoconhecimento. Entenda mais a fundo, lendo este Blog Post!
Os investidores, de uma maneira geral, direcionam suas atividades de acordo com as demandas do mercado. A previsão da demanda é essencial para determinar esses rumos e permite que os gestores planejem adequadamente suas ações.
O desenvolvimento do projeto se torna, então, orientado pelo cliente e sua demanda, observando-se, assim, a necessidade de aprimoramento na definição do produto, onde o fluxo de informações parte do cliente e acarreta as previsões de demanda.
A realização do Estudo de Demanda implica na coleta e organização de dados confiáveis e a aplicação de ferramentas e conhecimento técnico específico para a obtenção de insights, tendências e conclusões.
O Estudo de Mercado reúne informações do passado e do presente a fim de construir o conhecimento para o futuro, revelando quais são os gargalos que gerarão erros, assim é possível estimar quais soluções serão aplicadas.
Um bom Estudo de Demanda deve desenvolver, no mínimo, os seguintes componentes:
As informações geradas devem ser examinadas por meio de abordagens quantitativas, que se apoiam em séries históricas; e qualitativas, que se baseiam em fatores subjetivos ou de julgamento. Porém, o melhor é mesclar ambas abordagens.
Embora mesclar os modelos quantitativo e qualitativo seja uma boa forma de se obter variadas informações, há diferenças entre eles, que em alguns casos torna complicado ter uma visão geral, conheça algumas delas:
O Estudo de Demanda ajuda a sua empresa a conhecer melhor quem é o seu público-alvo, saber quais são as táticas empreendidas pelo concorrente, e, principalmente, compreender como está posicionada a sua companhia no mercado e se os projetos são interessantes para satisfazer e atender a demanda. Sem contar que toda a estrutura empresarial fica prevenida sobre a responsabilidade que cada departamento tem em relação ao desenvolvimento do empreendimento, cada área se mobiliza para atingir os objetivos pertinentes ao seu campo de atuação e sem despender recursos desnecessários.
A MK possui ampla experiência na realização de Estudos de Demanda, nossos consultores já desenvolveram diversos trabalhos de Inteligência de Mercado para pequenas, médias e grandes empresas no Brasil. Em todos os trabalhos realizados, os insights gerados auxiliaram em decisões que impactaram positivamente a receita e a competitividade das empresas. Entre em contato conosco e saiba mais sobre Laudo de Avaliação de Imóvel, Análise Jurídica, Estudo de Viabilidade para sua futura aquisição e outros assuntos.
Até breve,
Marcia Costa
MK Engenharia de Avaliações