Num mercado cada vez mais competitivo como o das Instituições Financeiras, o profissional que deseja se destacar precisa saber se promover. E isso não significa investir apenas em cursos, falar diversas línguas ou ter boas experiências profissionais, mas saber como contar isso aos demais.
Esse “boca a boca” é na realidade uma poderosa ferramenta de autopromoção, conhecida como Marketing Pessoal. E, se bem aplicada, pode ser a responsável pela sua ascensão no ambiente corporativo.
Concebemos como marketing o conjunto de ferramentas e estratégias utilizadas para a promoção de uma empresa e seus produtos a fim de que o consumidor deseje adquiri-los. No Marketing Pessoal, o objetivo é o mesmo, porém, ao invés de promover um produto, o objeto de desejo será o próprio profissional.
Hoje, com o fácil acesso à informação, houve um nivelamento dos colaboradores que passaram a ter habilidades e conhecimentos semelhantes. Assim, conseguir o famoso “lugar ao sol” tem ficado cada vez mais difícil. Foi aí que alguns profissionais perceberam que podiam utilizar o marketing em favor próprio e impulsionar suas carreiras.
Mas, cuidado, antes de sair por aí falando bem de você para todo mundo, veja como usar o Marketing Pessoal a seu favor e saiba como evitar algumas armadilhas que o uso dessa ferramenta pode causar.
Fazer sua divulgação profissional vai além de ficar falando de si mesmo para todo mundo.
É importante ser uma pessoa verdadeira e de confiança. Profissionais que transmitem confiança sempre recebem maior destaque. E lembre-se de nunca prejudicar ninguém para atingir seus objetivos.
No mundo corporativo é imprescindível saber liderar bem uma equipe, encontrar suas franquezas e unir suas forças. É fundamental manter o espírito de cooperação da equipe. Um bom líder é aquele capaz de influenciar sua equipe a fim de alcançar os objetivos pretendidos. Por isso, esteja sempre disponível para ajudar, quando necessário.
O bom profissional não só sabe executar bem as suas atividades, como também contribui com novas ideias para melhorar o desempenho da empresa. Vale também se prontificar a executar uma tarefa quando precisam de um voluntário. Mostre que é capaz de vencer desafios! Seja produtivo!
Em um trabalho em equipe, normalmente, surgem pequenos conflitos. É fundamental para o seu Marketing Pessoal que você saiba respeitar as diferentes opiniões e modos de agir. Busque um equilíbrio entre pontos de vista diferentes e saiba gerir conflitos sem acentuá-los.
Livre-se do excesso de pressão e estresse do dia a dia, mantenha sempre a calma e saiba entender os seus limites e os dos outros. Reconheça seus méritos e saiba elogiar quando fazem um bom trabalho.
Não espere um retorno imediato pela sua dedicação. Desfrute cada conquista e consolide seus aprendizados antes de achar que merece uma promoção. No tempo certo, seu Marketing Pessoal falará mais alto.
O networking é uma excelente oportunidade de conhecer outras pessoas e ampliar seu campo de atuação profissional. Dedique uma parte do seu tempo a formar diferentes redes de relacionamentos tanto dentro quanto fora da empresa.
Embora seja uma excelente ferramenta de autopromoção, o Marketing Pessoal precisa de alguns cuidados para não cair no exagero. Fique atento!
Claro que você deve se vangloriar dos seus feitos, mas tenha cuidado na hora de se autopromover. Falar o tempo todo de si mesmo e de suas qualidades pode causar o resultado contrário.
Há pessoas que acham que fazer seu Marketing Pessoal é tentar “se vender” em qualquer oportunidade. Saiba reconhecer os momentos mais adequados para se promover profissionalmente ou vai acabar conhecido como um “marketeiro”.
Algumas vezes, uma mentira pode parecer muito vantajosa como falar de um curso que não fez, de uma promoção que acabou não acontecendo ou até mesmo uma atividade que você não tem domínio, mas afirma saber executar.
Além dessas “mentirinhas” poderem ocasionar uma situação complicada, com a quebra de confiança, a imagem que você passará é a de um mentiroso.
Como você pôde perceber, a melhor forma de se autopromover é reconhecer suas potencialidades e fraquezas, e entender como pode equilibrá-las para atingir seus objetivos. Não tenha medo de expor suas ideias e opiniões, mas lembre-se de ter cuidado ao passar aos outros a imagem do profissional que você realmente é. Por isso, evite fofocas, conflitos ou debates polêmicos seja nas redes sociais ou até mesmo em eventos e happy hours da empresa. Você é seu principal cartão de visitas.
Agora, conta pra gente, como você tem realizado o seu Marketing Pessoal? Compartilhe suas experiências conosco!
Te espero!
Marcia Costa
MK Engenharia de Avaliações
2 Comments
Parabéns pelo texto Marcia!!
Obrigada pela contribuição Rodrigo!
Fique sempre conosco!
Até breve,
Abraço,
Marcia