A baixa produtividade no trabalho é um problema para você? Realmente não é simples lidar com essa questão, por mais que você, profissional, esteja oferecendo o melhor de si em determinada jornada, você sente que nada está saindo como o planejado.
Felizmente, esse problema tem solução. Mesmo não sabendo, você pode estar se autossabotando. Algumas atitudes diárias estão totalmente atreladas à queda de produtividade.
Sendo assim, resolvendo estas questões e dedicando-se com carinho à sua rotina, é possível vencer a baixa produtividade de uma vez por todas. Quer conhecer maneiras infalíveis para isso? Continue a leitura e saiba mais!
Eu sei que nem sempre é simples compreender o que, de fato, afeta a produtividade diária. Porém, os comportamentos que resultam na baixa produtividade geralmente se repetem. São processos contínuos e semelhantes, bem padronizados.
Se você chega ao final do dia sem concluir as tarefas elencadas em sua lista, provavelmente se perdeu no meio do caminho. Agora, puxando pela sua memória, você lembra quais atitudes teve no dia de hoje, enquanto tentava concluir suas demandas?
Acredite, este é um exercício eficaz, que te ajudará a pontuar hábitos prejudiciais à conquista do seu melhor desempenho!
Se você for convidado para uma reunião neste momento, sabe dizer ao seu superior quais demandas estão na sua fila de produção, seja para o próximo mês, semana ou dia seguinte?
Pois é, a falta de planejamento é um dos vilões dos gargalos nos processos, sobretudo da alta produtividade.
É fundamental que você planeje sua rotina de trabalho. Assim, poderá gerenciar melhor seu tempo, dando o espaço necessário para cada tarefa. Tendo todos os prazos de datas de entrega demonstrados de forma visual, as prioridades podem ser elencadas com facilidade, resultando em um processo de execução mais leve e tranquilo.
Você sabe que existem vários APPs que podem te ajudar nisso, certo? Porém, a boa e velha agenda manual pode ser utilizada, além de ser muito funcional!
O planejamento é a chave do sucesso e vou falar sobre ele mais a frente. Porém, para que o planejamento seja elaborado, os processos precisam estar devidamente alinhados.
O mapeamento de processos surge como uma ferramenta eficaz, que pode ser aplicada tanto individualmente, quanto em equipe.
Aplicando-a ao cenário individual, uma boa maneira de mapear seus processos a fim de otimizar as ações do dia a dia é:
Engana-se quem pensa que o aspecto pessoal não está atrelado ao profissional. Tudo o que você faz no seu dia a dia causa efeitos. Alguns positivos, outros negativos.
Manter-se produtivo no trabalho exige cautela em questões como alimentação, prática regular de exercícios físicos e momentos de lazer. Estes três elementos, quando reunidos, proporcionam resultados de excelência.
Ao se exercitar regularmente, por exemplo, você ativa alguns hormônios do bem-estar, como a serotonina e a ocitocina. O sentimento positivo e de bem-estar é fundamental para estimular as ações ativas e, consequentemente, elevar os níveis de produtividade.
Neste sentido, manter hábitos que favoreçam a saúde mental e física é a chave para vencer a baixa produtividade.
Analisando friamente, o mais correto seria afirmar que pausar o expediente por alguns momentos, principalmente quando se está no máximo de sua capacidade produtiva, não seja a melhor opção, correto? Ledo engano.
O corpo e a mente humana não são máquinas, sendo assim, pausas durante o expediente trazem resultados positivos, tornando o dia de trabalho mais leve e saudável.
Quando você está no meio de uma tarefa e para 5 minutos para descansar, o seu cérebro respira. Desta forma, é possível dar espaço para novas ideias, aguçar a criatividade e renovar as energias.
Então, a dica que eu deixo é: faça pausas saudáveis, respeite seu corpo porque ele dá sinais!
Tenha certeza de que manter a sua produtividade lá nas alturas é possível. Aplicar algumas táticas compartilhadas neste blogpost pode ser o seu pontapé inicial neste processo!
Espero que tenha gostado do conteúdo. Aproveite e peço para que compartilhe suas impressões nos comentários. É sempre bom medir a temperatura da nossa troca de informações e trabalhar em conteúdos de valor.
Abraços e até o próximo blogpost!
Marcia Costa
MK Avaliações Imobiliárias