Na visão de Alvin Toffler, autor futurístico americano, três revoluções mudaram o contexto histórico da sociedade e as formas de trabalho. Atualmente vivemos na Revolução da Informação, era do conhecimento, tecnologia da informação, competências e compartilhamento. Com a grande quantidade de informações disponíveis, a Inteligência de Mercado (IM) transforma conhecimento em ações estratégicas para potencializar o seu negócio. As ações estratégicas são realizadas de acordo com as preferências dos clientes/consumidores.
Na era industrial, ainda não havia essa expertise, tanto que Henry Ford dizia que o cliente podia escolher o carro que quisesse, desde que fosse preto. O mercado atendia a maioria e a preocupação das empresas era a produção em massa, atender ao prazo, não aos anseios do consumidor.
Entenda o que é Inteligência de Mercado, como pode ser interessante para o seu negócio e como também pode ser aplicada no Mercado Imobiliário.
A Inteligência de Mercado (Business Intelligence) é o instrumento que apoia as decisões tomadas por empreendedores e executivos em geral a partir dos aspectos mercadológicos, como concorrência, perfil dos consumidores, área de influência, vocação do produto, preço praticado, entre outros.
Permite o estudo de implantação ou estratégias para absorção de um produto, onde o empreendedor poderá visualizar oportunidades, identificar ameaças, forças e fraquezas em um esforço que posiciona o produto, tendo subsídios seguros, perante o ambiente interno e externo, que lhe permitam diminuir sua incerteza.
Todo negócio voltado para o Mercado Imobiliário envolve investimentos de capital, onde seus retornos só são, em sua grande maioria, realizados bem após o pagamento das despesas e investimentos, o que aumenta a necessidade de acerto e mitigação de riscos.
Em tempos de retração econômica, ela incorre no processo de captar e analisar muitas informações dentro da atuação de mercado com o objetivo de identificar e atingir um público-alvo.
Além disso, empresas que buscam aumentar sua competitividade, visam a área de IM como o suporte ideal para entender as novas tendências e detectar oportunidades para seus clientes, sendo responsável por estabelecer as diretrizes competitivas das organizações, relacionando-se à Pesquisa de Mercado por intermédio da coleta e análise de dados relevantes que, após tratados, contribuirão para a tomada de decisão dos gestores das empresas, corporações e empreendimentos.
O grande desafio de um trabalho nessa área é detectar as tendências e associá-las aos objetivos dos clientes para conseguir promover a marca, seus produtos e serviços. Por este motivo, a equipe de IM deve ser composta por analistas devidamente capacitados para a execução de trabalhos dentro dos mais rígidos padrões de qualidade e ética.
Também é desafiador às empresas conseguir dividir as informações entre todos os setores a fim de alcançar melhores resultados. A falta de comunicação entre os colaboradores pode prejudicar esse projeto em que a comunicação é fundamental. Os funcionários detêm a rotina de sucessos e insucessos da empresa, muitos têm contato direto com os clientes, o que nem sempre acontece com a alta gerência, por isso, não ouvir quem está em contato direto com o cliente é um erro, que costuma acontecer com frequência nas empresas.
Para garantir a estratégia organizacional, a equipe de IM se torna parte do gerenciamento de comunicação integrada na empresa e baseia sua metodologia em dados, de ordem qualitativa ou quantitativa, que ao serem apresentados para ambas partes fundamenta que o alinhamento da comunicação interna tem como principal objetivo definir as ações estratégicas que serão adotadas pela empresa.
Apenas dados coletados sem análise não servem para implementação da Inteligência de Mercado. É preciso que os dados brutos e as informações levantadas sejam analisados, interpretados e se tornem conhecimento, pois por meio do conhecimento as organizações conseguem tomar a melhor decisão.
Antes do advento da tecnologia, as empresas não tinham informações tão seguras e não as obtinham em um tempo tão curto quanto atualmente. Saber quais eram as tendências de mercado e a melhor forma de utilizá-las dependia de feeling. Só que a era da informação chegou para facilitar.
Às empresas não lhes faltam dados, mas sim, interpretação correta do volume de dados e informações que têm à disposição. Por isso, se você precisa de uma empresa com uma sólida experiência nesse segmento, caso necessite de um trabalho eficiente de Inteligência de Mercado, a equipe da MK vem desenvolvendo diversos trabalhos de elevado padrão, o que nos confere competência comprovada para prestar serviços nessa área.
Agora, conte para nós o que você achou deste Blog Post! Acreditamos que você pode contribuir com todo o Mercado!
Até breve!
Equipe MK Avaliações Imobiliárias
2 Comments
Analisar compartilhar os dados e através da comunicação – conjuntamente , tomar decisões ,já me parecem uma excelente forma do exercício da inteligência de mercado.
Obrigada pela participação.
Abs,
Marcia Costa