Empresas são feitas de pessoas e por isso, precisamos entender que nenhuma delas é perfeita. Todos possuem pequenos defeitos e características pessoais que precisam ser aceitos e respeitadas.
Mas tratando-se de um ambiente profissional, é preciso analisar se esses traços de perfil não serão utilizados como desculpas para ter atitudes negativas que podem prejudicar a harmonia do ambiente e consequentemente, a qualidade do trabalho.
Atitudes negativas que você deve evitar a qualquer custo no seu trabalho
- Fofocar: comentar sobre a vida alheia e espalhar informações pessoais de alguém.
- Procrastinação: hábito de deixar as coisas para depois. Justamente por isso, sempre atrasa a entrega de seus serviços, prejudicando a si e aos colegas.
- Reclamação constante: reclamar de tudo e todos o tempo todo. Nunca estar satisfeito.
- Arrogância: acreditar que sabe mais do que qualquer colega e por isso, é superior em relação aos demais colaboradores. Não gosta de escutar, compartilhar aprendizados e não aceita mudanças.
- Ser rude: comentar ou responder de forma ríspida alguém. Não gostar e nem se esforçar para ser gentil e educado com os colegas de trabalho.
- Orgulho: pode ser uma vantagem, mas em excesso se torna um vício negativo. Não aceitar assumir erros, ser contrariado, não gostar de pedir ajuda, ter dificuldade em pedir desculpas são as principais características de um profissional orgulhoso.
Atitudes positivas que ajudam a anular as atitudes negativas
Agora que você já sabe quais atitudes negativas você deve evitar no ambiente de trabalho ou então reconhecer em seus colegas de equipe, vamos falar de algumas atitudes positivas que devem ser incorporadas (e encorajadas em seu ambiente) e colocadas em prática por todo profissional.
- Ter resiliência: a capacidade de se adaptar a novas situações, mesmo que sejam adversas. O profissional resiliente busca extrair dos desafios os melhores resultados e consegue superar obstáculos e transformar problemas em oportunidades.
- Saber trabalhar em equipe: uma das principais e mais importantes atitudes positivas no ambiente de trabalho é ter a habilidade em saber trabalhar em equipe. Esse tipo de profissional tem gosto por compartilhar seus conhecimentos, desenvolver novas competências e aprender a ouvir e respeitar seus colegas de trabalho.
- Relacionamento interpessoal: para que haja harmonia no ambiente corporativo e um aumento de produtividade da equipe, desenvolver o relacionamento interpessoal é fundamental. Essa atitude está diretamente ligada a que acabamos de citar: saber trabalhar em equipe. Quem tem um bom relacionamento interpessoal sabe se relacionar de forma construtiva com os colegas.
- Proatividade: o profissional proativo não espera que a tarefa chegue até ele, ele busca se antecipar às situações e sempre tem soluções rápidas, muitas vezes nas quais não há tempo para consultar chefes, assumindo assim a responsabilidade da decisão. Uma outra característica desse profissional é que ele está à disposição para realizar tarefas que não são suas, mas nas quais pode ajudar. Quem desenvolve um perfil proativo tem grandes chances de ter sucesso na carreira mais rápido e é sempre querido por todos os colegas. Para as empresas, os funcionários proativos são um verdadeiro tesouro que contribui para o bom desenvolvimento do trabalho.
- Foco em encontrar soluções: diretamente ligado a atitude proativa, o colaborador que tem foco em encontrar soluções está sempre se informando sobre as novidades do mercado, contribuindo com novas ideias que possam aumentar o crescimento da empresa, possui uma postura interessada e engajada.
- Comprometimento: outra característica fundamental para o sucesso no ambiente corporativo é ter comprometimento em tudo o que for fazer, seja com as tarefas ou equipe.
- Respeito: uma outra atitude extremamente positiva é a do respeito. Um profissional respeitoso sabe aceitar opiniões diferentes, não ultrapassa os limites e sabe aceitar os colegas que tem características diferentes, desde que isso não interfira em seu trabalho ou gere conflitos.
Imagine que você é um Analista de Crédito em uma instituição financeira e de repente, você recebe um pedido de um cliente que deseja um empréstimo para comprar o imóvel dos sonhos, mas ele precisa disso com urgência.
Com a missão de oferecer o melhor atendimento e entregar o que o seu cliente busca, você solicita a ele alguns documentos importantes e enquanto isso, se antecipa e já entra em contato com a empresa parceira de Engenharia de Avaliações para que seja feito o Laudo de Avaliação de Imóvel.
O resultado dessa proatividade será o seu cliente satisfeito e com grandes chances de ele indicar a sua empresa para outras pessoas.
Por isso, evitar atitudes negativas e cultivar atitudes positivas é fundamental para que você possa se desenvolver e entregar o melhor em sua empresa!
Espero que tenha gostado destas dicas e eu tenho certeza de que você tem alguma dica que poderia compartilhar! Que tal colocar nos comentários abaixo? Então, aguardo sua participação!
Abraço e até a próxima.
Marcia Costa
MK Avaliações Imobiliárias