Em um mercado recessivo, comercializar produtos como imóveis pode ser uma tarefa difícil. Se pensarmos que esse produto tem em média financiamentos a longo prazo, o trabalho torna-se ainda mais árduo.
Buscar soluções que tornem a velocidade de vendas atrativa, ter assertividade no esforço de investimentos, não é mais um artigo de luxo e, sim, uma solução muito esperada em tempos de crise. O desaquecimento do mercado imobiliário trouxe uma estagnação ao negócio, todavia existe uma ferramenta para contornar tal problema: a Inteligência de Mercado (IM); que irá procurar e analisar uma série de informações pertinentes ao tipo de imóvel, mercado inserido, histórico de vendas entre outros. Esse estudo trará a você o caminho para corrigir as situações qualitativas e quantitativas do seu negócio. Saiba mais e veja como parar de manter alto estoque de imóveis parados. Aprenda a entender o mercado e a oferecer empreendimentos que realmente sairão dos estoques.
A Inteligência de Mercado irá buscar ações assertivas para incrementar as vendas do empreendimento. Além disso o estudo de mercado, anterior ao início das obras é fundamental. Investir tempo e recursos financeiros em um mercado saturado para um tipo de projeto poderá trazer prejuízos enormes. O que depois de pronto será complicado demais para corrigir, ou seja, demandará mais gastos financeiros. Então, antes de desperdiçar recursos, elabore um plano de Inteligência de Mercado e poupe tempo e esforços para que em curto prazo não se tornem inúteis.
O cerne da IM é a coleta, a interpretação e a organização das informações sobre o mercado imobiliário, clientes e concorrentes. Se esse processo for bem elaborado e as informações bem interpretadas, você não manterá empreendimentos imobiliários parados. A saída para atender a demanda, mantendo uma oferta que faça os estoques girarem, é utilizar a Inteligência de Mercado.
É importante ressaltar que a IM ajudará você a antecipar-se às fraquezas futuras, não é utilizada apenas como solução quando o problema já tiver se concretizado. Essa é uma das mais genuínas formas de trabalhar as informações a fim de promover melhor competitividade e mais segurança ao lançar um empreendimento, assim é possível agir de forma proativa e preceder as tendências do mercado, agindo frente a qualquer mudança em vez de sofrer as consequências.
No cenário atual, rico em competitividade e com o panorama financeiro estagnado, a confiança dos consumidores fica ainda mais frágil, até mesmo quando se trata de adquirir bens mais duradouros como é o caso de um imóvel ou empreendimento comercial etc. A tendência é controlar gastos, postergar projetos que demandem altos financiamentos e custos. Diante dessa conjuntura, um dos termômetros de que a economia não vive os melhores momentos, é o setor imobiliário. Por isso, quando as vendas de empreendimentos começam a cair e por longo tempo não se restabelecem, é hora de melhorar projetos, rever planejamentos e buscar soluções que mantenham as empresas competitivas e com estoques controlados. A Inteligência de Mercado é a ferramenta capaz de melhorar o presente e percebidas.
Saber lidar com a grande quantidade de dados obtidos por meio de pesquisas, transformando toda a informações em conhecimento relevante para a tomada de decisão em relação a um empreendimento é uma atribuição para profissionais que utilizam a Inteligência de Mercado. É cada vez mais importante para vários tipos de empresas, mas para o setor imobiliário está tornando-se indispensável. Então não perca tempo, entre em contato conosco e vamos alcançar o sucesso dos seus negócios imobiliários juntos. Conte com a equipe de profissionais da MK Engenharia de Avaliações.
Até breve,
Marcia Costa
MK Engenharia de Avaliações