Embora os últimos anos tenham sido difíceis para o setor imobiliário, 2018 já dá sinais de um reaquecimento na compra e venda de imóveis. Segundo dados da Abecip — Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança —, só no primeiro bimestre deste ano, os financiamentos para a aquisição de habitações cresceu 17,7%. Com este cenário mais otimista, o Laudo de Avaliação de Imóvel surge como um dos fatores mais importantes para garantir o sucesso desse processo de compra e venda.
Compradores e vendedores têm objetivos diferentes ao estimarem o valor de um imóvel. Por isso, definir o preço pode se tornar uma tarefa difícil de ser realizada. Muitos fatores interferem para se chegar a um denominador comum: a localização, o estado de conservação, os materiais e acabamentos utilizados na construção, além de vínculos emocionais. Então, como conseguir imparcialidade nesse cálculo?
Quem deseja saber o valor real, imparcial e coerente em um mercado dinâmico como o nosso precisa “ter em mãos” o Laudo de Avaliação de Imóvel. Ele deve ser realizado por um especialista que tenha base consolidada de conhecimento na NBR 14.653-2, norma da ABNT que define os critérios para a realização desse tipo de parecer.
Para chegar ao valor de mercado, o Engenheiro de Avaliações considera o estado de conservação e as características do imóvel, bem como do terreno e da região em que se encontra, além de questões mercadológicas como liquidez do bem e as tendências do setor.
Com base nesses dados, o avaliador realiza uma análise entre imóveis similares e considera todas as variáveis envolvidas. Dessa forma, minimiza-se a possibilidade de erros ao precificar um imóvel.
A partir do Laudo de Avaliação de Imóvel, quem deseja adquirir um imóvel pode definir melhor a sua estratégia de negociação. Isso porque, sabendo o valor de mercado da habitação, o comprador tem como avaliar se o preço estabelecido pelo vendedor está de acordo com o que ele vale.
Assim, estando o preço abaixo do real valor, o comprador perceberá que está diante de um bem com grande potencial de valorização e que precisa acelerar a negociação de modo que não perca o imóvel para outro interessado. Mas, caso o vendedor esteja pedindo um valor a mais, é a hora de se negociar um desconto. E, nesse caso, o próprio Laudo de Avaliação pode servir como argumentação para diminuir o preço negociado.
Além do mais, quem vai adquirir um imóvel através de financiamento precisa ficar atento ao fato de que, para obtenção do crédito, as instituições financeiras não se baseiam no preço solicitado pelo vendedor, mas sim pelo valor obtido pelo Laudo de Avaliação. Assim, essa diferença pode dificultar a aquisição de algum bem financiado.
Dessa forma, conseguir um imóvel com preço de venda mais próximo ao da avaliação da instituição financeira garante ao comprador dispor de menos recursos durante a compra do bem.
Muitas vezes, quem deseja vender um imóvel não está ciente de todas as variáveis que podem influenciar nessa precificação. As ligações emocionais com o bem podem criar um distanciamento entre o valor de mercado e o preço cobrado, dificultando o processo de venda.
Por outro lado, existe a possibilidade do vendedor amargar um prejuízo ao vender seu imóvel por um preço bem abaixo do valor de mercado, já que não conhece esse número.
Claro que o valor determinado pelo Laudo de Avaliação de Imóvel não será, necessariamente, o preço de venda dele. Como já citado, existem variáveis que interferem nesse cálculo, como a urgência em vender um bem ou o desejo do comprador por ele.
Por isso, reforçamos a importância de contratar um Laudo de Avaliação de Imóvel para balizar o processo de compra e venda, fazendo com que compradores e vendedores tenham a certeza de que estão realizando um bom negócio!
E, se você quer ter certeza de que está contratando um Laudo de Avaliação de imóveis criterioso e exato, saiba que pode contar conosco!
Abraço,
Marcia Costa
MK Avaliações Imobiliárias
4 Comments
Boa Tarde!
Me chamo Paulo Roberto, estou em processo de aquisição de um imóvel, já dei 10 mil para segurar a compra o valor do imóvel é 415 mil onde iria dar 297 mil e financiar 108 pela Caixa.
O Engenheiro avaliou o imóvel no valor de 412 mil ou seja abaixo do valor da imobiliária.
Tenho direito de renegociar o valor com a imobiliária?
O valor do financiamento pode ser renegociado pela caixa?
Grato pela sua atenção, Paulo.
Meu caro, boa noite.
Para tudo ficar mais claro para você, sugiro que assista este vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=zB6mvo1LIGk&t=9s
e, veja este artigo: https://mkavaliacoesimobiliarias.com.br/cliente-nao-aceitou-o-valor-do-laudo-da-avaliacao-imobiliaria-o-que-fazer/
Sucesso!
Grande abraço.
Marcia Costa
Boa noite, na avaliação de uma casa o engenheiro falou que não ia ser aprovado porque os quatro não tinha janelas, isso pode, mim respondam por favor. Obrigado
Prezado, você deve aguardar o laudo de avaliação imobiliária.
Abs