A comunicação é uma das habilidades mais importantes nos dias de hoje e precisa ser feita de forma clara e objetiva, especialmente quando a informação a ser transmitida pode não agradar o seu ouvinte, como uma Avaliação do Imóvel ser menor do que ele estava esperando. É preciso ter cuidado e empatia para transmitir a informação quando se inicia uma comunicação como essa, pois ela pode não ser bem recebida e é preciso saber como administrar a situação.
Se a sua comunicação é clara, objetiva, baseada em argumentos sólidos que possam ser verificados e feita de forma empática, as chances de seu ouvinte compreender o que está sendo dito e aceitar essa informação aumentam. Por isso, essa habilidade se tornou tão essencial nos dias de hoje, porque uma comunicação bem feita gera resultados mais efetivos e permite a economia de tempo e esforço.
O desenvolvimento da habilidade de se comunicar vem com a prática e também estudo sobre as melhores formas de usar essa ferramenta tão importante e tão utilizada no dia a dia. Para ajudar você a transmitir melhor as informações que você precisa e conseguir se comunicar de forma mais adequada, criamos este post com algumas orientações para aprimorar essa habilidade.
A transmissão de informação é mais segura quando você conhece a fundo o assunto que está falando e definiu anteriormente de que forma irá transmitir essa informação. Planejar o que irá dizer, pensar de que forma expressar os pontos críticos que precisam ser falados, estruturar a ideia a ser passada, tudo isso colabora para que a sua fala seja mais fluída e passe mais segurança enquanto estiver falando. Deixar para pensar no que falar apenas na hora da conversa pode fazer com que você pareça confuso e não transmita confiança. Isto é “bem” ruim.
Muitas pessoas se incomodam ao ouvir ou ler frases que tenham erros gramaticais, isso pode atrapalhar a sua comunicação e até passar a imagem de falta de preparo. Preste sempre atenção no conteúdo e ideia que está desenvolvendo e revise sempre o material que será apresentado, os argumentos que serão usados. Se estiver falando, fale com calma para evitar deslizes no português.
O tempo é a moeda mais valiosa que as pessoas têm hoje. Portanto, seja sempre muito objetivo quando for se comunicar, expressar uma ideia, transmitir o resultado de uma Avaliação Imobiliária ou apresentar algum projeto ao seu Gestor. As pessoas não conseguem manter o foco por muito tempo na mesma coisa, então você pode perder a atenção delas se não for objetivo.
Para transmitir a mensagem que você quer passar, especialmente quando for alguma informação que possa desagradar o seu ouvinte, como a Avaliação de Imóvel em um valor abaixo do que ele esperava inicialmente, é preciso ter argumentos sólidos, baseados em evidências que sejam comprovadas. Quando você reúne bons argumentos e indica conhecimento técnico do assunto, transmite mais confiança e aumenta as chances do seu ouvinte estar mais aberto para receber essa informação.
A melhor forma de garantir uma comunicação bem feita, que transmita a mensagem e não cause desconforto em quem a está recebendo, é fazer isso de forma empática, ou seja, se colocando no lugar do outro. É bom pensar de que forma você gostaria de receber a informação que irá transmitir e, a partir daí, pensar em como passar essa ideia de uma forma que não desagrade o seu ouvinte.
Falar claramente o que se deseja, expressar uma ideia de forma objetiva e sem erros, ter argumentos claros e embasados, se colocar no lugar do outro quando for desenvolver uma ideia e planejar o que será dito são ferramentas importantes para desenvolver uma comunicação assertiva. Além disso, a prática também aprimora os resultados, por isso, comunique-se e desenvolva essa habilidade essencial.
Acredito que este conteúdo ficou bem explicado e vai lhe ajudar a se comunicar melhor. Mas e você, o que achou? Conta pra gente nos comentários e vamos continuar essa conversa.
Te espero! Até breve,
Marcia Costa
MK Avaliações Imobiliárias