Na vida profissional nos empenhamos na leitura de textos técnicos sobre nossas áreas de trabalho a fim de melhorar o desempenho das atividades laborais. Quanto mais reduzido é o tempo, menos nos dedicamos à leitura de obras que não estejam estritamente ligadas ao mercado de trabalho em que atuamos. Entretanto, para ampliar a visão de mundo e aumentar o conhecimento, é preciso ler muito e sobre diversos assuntos além dos relativos ao do próprio mercado!
Pensando nisso, no blogpost de hoje indicamos a leitura de livros que não estão ligados a nenhuma área de trabalho em específico, mas às questões que permeiam o ser humano. A indicação das obras tem o objetivo de fazê-lo parar um pouco a sua agitada rotina para refletir sobre sentimentos, para ver além de si próprio e pensar no outro com empatia. Boa leitura!
O que aconteceria se você contraísse uma doença que lhe cegasse? Não só você, mas a maioria das pessoas com as quais você convive e, praticamente, toda a cidade? Então, para não atingir quem não teve a visão prejudicada, os doentes são colocados em uma espécie de quarentena. Essa é a circunstância que os personagens do livro enfrentam.
Um caos profundo se hospeda entre eles, sobra desinformação e abandono, será que existe alguma possibilidade de trabalho em grupo?
O enredo mostra o autoritarismo do ser humano quando colocado em situação de insegurança. O egoísmo latente aflora em um momento em que toda a dignidade humana acabou, quando as condições mínimas de sobrevivência se esgotaram.
Vale muito a pena!
Em uma época em que reina o totalitarismo, a sociedade vive sobre o domínio das câmeras de vigilância.
Não existe mais privacidade nem no interior das residências, a tecnologia abre o interior dos lares e todos os passos dos cidadãos são monitorados pelo “Big Brother”, o governo e líder do partido controlador. O “Big Brother” tem olhos para ver tudo e controlar a todos. Câmeras de monitoramento espalhadas por todos os cantos da cidade são os olhos tecnológicos do Big Brother.
Em um clima de medo e servidão, a sociedade é obrigada a obedecer. Nada importa ao Big Brother, senão o poder. Luxo, riqueza, felicidade etc não são objetos de ambição do líder tirano.
Será que já estamos vivendo isto?
Depois de ler sobre egoísmo e caos, poder e privação da própria intimidade, que tal ler o livro “Por que fazemos o que fazemos?” para refletir sobre questões presentes no cotidiano dos profissionais?
Como conduzir a carreira em meio a um mundo em que as pessoas se sentem cada vez com menos tempo para realizar as tarefas? E o que dizer do ódio do sofrimento que os trabalhadores sentem quando o domingo está chegando ao fim? Encarar a segunda-feira pode ser difícil e traumático? Conheça sugestões para administrar toda essa ansiedade.
Como identificar quando o trabalho virou rotina ou quando é monótono? Muitos questionamentos que farão você meditar.
Aproveite para pensar em sua carreira e em soluções para os problemas.
Sensacional!!!
Para encerrar as nossas sugestões de hoje, indicamos como fechamento a leitura desse livro que mostra as vantagens e desvantagens de ser solitário.
O livro envereda do imaginário infantil, com os amigos imaginários que convivem na puerilidade dos pequenos, aos pensamentos de renomados filósofos sobre a solidão.
Em convívio com seus semelhantes o homem é capaz de perfurar o outro com seus espinhos, mas isolado não é capaz de sobreviver.
Se você quiser, o próprio Karnal fala sobre o livro aqui: SOLIDÃO #1 O DILEMA DO PORCO-ESPINHO
O blogpost de hoje surgiu para que possamos refletir um pouco sobre o ser humano para além do profissional humano. Na maioria das vezes nos esquecemos de cultivar a nossa essência humana e nos voltamos prioritariamente ao profissional, como se um não fizesse parte do outro.
Com essa seleção de autores e suas obras, não nos resta muito o que falar sobre a vida particular e profissional. Esperamos que as obras lhe causem alguma reação, de reflexão à discordância vale tudo, menos que esses livros lhe provoquem inércia.
A MK Engenharia de Avaliações é feita por pessoas e seu propósito é instigar a reflexão. Conte com os nossos serviços e com a nossa ética.
Até breve,
Marcia Costa
MK Engenharia de Avaliações
2 Comments
Marcia, bacana essas dicas, acho que devemos pensarmos também na nossa vida pessoal e espiritual, afinal de contas estamos de passagem neste mundo e o que levamos é nosso conhecimento adquiridos e nossos relacionamentos conquistados nesta vida.
Caro Jose Carlos, bom dia.
Verdade!
Fico muito feliz que tenha gostado! Se tiver alguma sugestão, estamos ansiosos para saber!
Fique conosco!
Um grande abraço,
Marcia