Em qualquer área de atuação, comunicar-se bem e entender o que as pessoas estão tentando nos transmitir é muito importante. O verbo utilizado é “tentar”, pois nem sempre o diálogo é claro, às vezes, quem emite uma informação não tem conhecimento de que não está sendo compreendido ou, ainda pior, nem está sendo ouvido. O interlocutor não questiona e não elucida suas dúvidas, então cada orador e ouvinte acabam tendo uma visão distorcida da comunicação.
Todo profissional precisa ter conhecimentos além da sua própria área de formação. Expandir horizontes só tende a melhorar a cognição e ampliar o desenvolvimento. Se você é responsável pelos Laudos de Avaliação Imobiliária em sua Instituição já parou para pensar se seus clientes o ouvem quando você explica os “porquês disto e daquilo”? Será que a linguagem guia o nosso raciocínio? Falantes de diferentes línguas enxergam eventos iguais de maneiras distintas?
Como você se relaciona com seus clientes, amigos e até parentes quando conversam? Há uma verdadeira interação entre vocês? Você ouve o seu interlocutor e ele o escuta?
Neste blogpost sugerimos alguns vídeos disponíveis no Ted Talk para você assisti-los e desenvolver a habilidade de se comunicar melhor e manter a interação com seu ouvinte, que pode ser desde um cliente a um colega de trabalho. Você será instigado a pensar se a comunicação muda em diferentes culturas.
A junção das iniciais das palavras Technology, Entertainment e Design deram origem ao acrônimo TED, que são conferências realizadas na Europa, Ásia e Américas com a finalidade de propagar ideias, ou de acordo com a organização que mantém as Ted Talks “ideias que merecem ser disseminadas”.
Cada apresentador tem até 18 minutos para transmitir suas ideias a um público que está presente, sendo que as palestras ficam disponíveis na internet para qualquer pessoa que queira assisti-las.
Ministrada por Celeste Headlee, que comanda um programa de rádio há anos, a conferência nos faz refletir sobre a verdadeira conversa. Ela diz que a fórmula de não ofender ninguém, falando sobre amenidades como tempo e saúde não funcionam mais. Ela articula que já não ouvimos uns aos outros porque estamos menos dispostos a ceder. O tema é discorrido em dez regras para melhorar a sua conversação. Veja como conversar melhor em: https://www.ted.com/talks/celeste_headlee_10_ways_to_have_a_better_conversation?language=pt-br
A cientista cognitiva, professora de linguagem e cognição e uma das principais contribuintes da Teoria da Relatividade Linguística, Lera Boroditsky, questiona em sua palestra se a linguagem modela a maneira como cada pessoa pensa. Por meio da análise do questionamento do imperador romano, Carlos Magno, sobre “ter um segundo idioma é ter uma segunda alma”, a cientista nos leva a um raciocínio que explica toda essa questão. Ficou curioso em saber a resposta, veja a palestra completa em:
Em suas atividades rotineiras, você está sempre falando mas tem a sensação de que ninguém o ouve? Julian Treasure é um especialista em sons e ensina como falar de forma veemente. Nessa conferência, Julian ensina técnicas e exercícios para tornar a comunicação mais eficientes. Veja em: https://www.youtube.com/watch?v=D236cCikGmA
Uri Hasson é um neurocientista cujo objeto de investigação é a comunicação humana. Em sua palestra ministra temática sobre como a interação e ligação com outras pessoas mudam nossas vidas. Ele ainda diz que a soma de todos nós em conjunto é maior do que cada um de nós. Para ter mais insights, acesse: https://www.ted.com/talks/uri_hasson_this_is_your_brain_on_communication?language=pt
A comunicação e nossa interação com outras pessoas é a melhor forma de fazer o nosso cérebro desenvolver habilidades enquanto ouvimos alguém e enquanto falamos. Para ajudar você a vender suas ideias e comunicar-se melhor, sugerimos as quatro conferências aqui listadas para que em menos de 1,5 hora, você possa refletir, entender o poder da comunicação e da verdadeira interação para ampliar o seu repertório e manter relacionamento sadio, que seja capaz de produzir resultados com seus clientes.
Esperamos que as recomendações tragam benefícios e que você possa aplicar os ensinamentos em sua vida pessoal e profissional.
Conhece outras palestras que gostaria de indicar para nós? Deixe abaixo nos comentários. Todos nós vamos adorar saber!
Um grande abraço,
Marcia Costa
MK Engenharia de Avaliações