Houve um tempo em que a preocupação central da humanidade era trabalhar e ganhar como pagamento pela atividade desenvolvida um valiosa moeda: sal. O sal era o principal ativo para compra e venda de produtos. Por anos e anos, a forma de pagamento e as moedas foram mudando, até chegar ao que conhecemos. Porém, o desafio só tem aumentado, não basta que exista uma moeda e uma forma de remunerar o trabalho. Agora, tempo também é dinheiro. É exatamente sobre isso que esse post tratará, ou seja, sobre produtividade, que é a capacidade de execução das atividades em menor tempo, sem acréscimo de recursos e com mais qualidade. Colaboradores produtivos podem se destacar nas instituições em que trabalham, leia esse post e saiba mais.
Cumprir as tarefas cotidianas parece estar cada vez mais complicado, o tempo é escasso e sobram atividades para os dias seguintes. Os trabalhos precisam ser refeitos porque, geralmente, são realizados com pressa a fim de atender aos prazos. Às vezes, esse fato também acontece em transações imobiliárias, quando são realizadas as Avaliações de Imóveis. Se você atua nessa área, sabe o quanto tempo e qualidade são fundamentais para que os Laudos de Avaliação de Imóvel sejam satisfatórios para quem está vendendo e para o comprador, sobretudo para quem está no meio dessas duas pontas: uma empresa intermediária do processo.
Por isso, quem trabalha nessa e em outras áreas precisa ser produtivo para alcançar os resultados, cumprir prazos e, assim, obter saldos positivos. Sem retrabalho é possível produzir mais e com melhor qualidade.
Um colaborador que sabe ser produtivo pode ser considerado competitivo, pois ele conhece suas tarefas, sabe como desempenhá-las com qualidade e tem conhecimento suficiente para realizá-lo sem erros.
É possível ser produtivo. Tudo depende de você organizar seu trabalho e saber como conduzi-lo. Veja algumas dicas:
Se você planejar seu trabalho diário conseguirá distinguir quais tarefas são urgentes, rotineiras, emergenciais e quais são as que não constavam em seu planejamento. Por isso, separe um tempo para classificar os tipos de atividades.
Sabendo quais são as atividades urgentes, você já pode começar o seu dia eliminando-as de sua lista de classificação. Inicie por elas e depois por aquelas que consomem mais tempo e atenção.
Muitos e-mails na caixa de entrada sem reposta e sem solução atrapalham, muitos deles podem conter as respostas de que você necessita para finalizar algum trabalho.
Se você é responsável por ministrar reuniões, seja claro ao passar instruções e utilize o tempo com responsabilidade, nessas ocasiões reúnem-se colaboradores de vários setores e você pode atrasar o trabalho dos demais.
Utilize todas as ferramentas disponibilizadas pela empresa para lhe auxiliar, a tecnologia não é sua inimiga, tampouco existe para dar mais trabalho a você, o principal intuito é facilitar, colaborar e profissionalizar o trabalho.
O aparelho celular e as conversas exageradas são apenas algumas das distrações que fazem com que a sua produtividade diminua. Por isso, utilize o horário mais apropriado: almoço ou paradas para o café.
Nesse post você viu que pequenas mudanças na sua rotina podem promover a produtividade, o que melhora a qualidade do serviço e faz com que você se destaque dentro da empresa.
Comece provocando pequenas mudanças, às vezes, pequenos embaraços ou uma simples falta de planejamento pode minar a sua produtividade. Para você se destacar dentro da empresa, é preciso que ser produtivo, obter resultados e conseguir desempenhar o trabalho para o qual foi contratado.
Inicie sua transformação profissional por tudo o que está ao seu alcance, nos demais casos, busque ajuda. E se precisar de algo, estamos aqui!
Até a próxima!
Marcia Costa
MK Avaliações Imobiliárias