Passamos mais tempo em escritórios, empresas e diversos departamentos, nos relacionando 8 ou 9 horas por dia, 5 dias por semana ou mais, com pessoas que não fazem parte da nossa família, vizinhança ou que tenha sido escolha nossa tê-las ao nosso lado por tanto tempo. Além desse aspecto, ainda é preciso lidar com as pressões, cobranças, metas, atendimento aos prazos etc.
Para que essa jornada cotidiana seja mais suave e para enfrentar as pressões com um olhar menos endurecido, é preciso contar com motivações. Somos criaturas que se relacionam, que vivem com outros, por isso, os relacionamentos corporativos precisam ser empáticos, colaborativos, o trabalho precisa ser desenvolvido em equipe e respeito para motivar.
É muito motivador trabalhar com pessoas amigas. Para lembrar e comemorar o Dia do Amigo e o Dia Internacional da Amizade, que será comemorado na próxima segunda, vamos falar sobre relacionamentos e ações coletivas?
Relacionamento interpessoal
Relacionamento interpessoal é a interação entre indivíduos pertencentes a um grupo, seja profissional, social ou familiar a fim de alcançarem um objetivo em comum.
O homem é um ser social e é impensável levar uma vida solitária e sem convivência com seus semelhantes. Por isso, é preciso desenvolver o relacionamento interpessoal, sim, é possível aprimorar essa competência. E esse aprimoramento deve acontecer com treino e vivência com os demais.
O relacionamento interpessoal é importante porque corporações são construídas por pessoas, se estiverem desmotivadas ou passando por conflitos na equipe, os resultados interferirão no clima organizacional da empresa.
Para desenvolver relacionamento interpessoal:
- Negocie com seus colegas de trabalho e superiores a solução de algum problema quando sua opinião é divergente dos demais;
- Procure amenizar conflitos em vez de exacerbá-los;
- Avalie sugestões e use-as sempre que possível;
- Motive e encoraja as pessoas ao seu redor;
- Respeite quem trabalha diferente de você;
- Respeite pessoas que tem opiniões diferentes das suas;
- Respeite as diferenças;
- No ambiente corporativo, seja profissional.
Atuação coletiva
Se você realmente quer ter colegas no trabalho e até transformá-los em amigos fora do ambiente corporativo, comece pensando coletivamente. Pessoas que agem de forma individual esquecem-se inclusive de seu papel como funcionário. A função de um colaborador é atuar de forma conjunta a fim de obter os resultados para a empresa, quando assume uma atitude individualista, acaba se distanciando de sua missão enquanto colaborador.
Ao trabalhar de forma colaborativa, o indivíduo consegue dividir tarefas, compartilhar dificuldades e, ao mesmo tempo, ensinar e aprender. Essa maneira de trabalhar proporciona ganhos incalculáveis como aprimoramento dos conhecimentos, redução do estresse e melhoria da saúde.
O trabalho coletivo é eficaz, as soluções para problemas que surgirem são encontradas mais rapidamente, já que várias pessoas têm a oportunidade de expor suas ideias. Várias opiniões e sugestões enriquecem o convívio entre as pessoas e amplia seus saberes.
Empresas cujos colaboradores têm atritos com seus grupos ou pares de trabalho devem agir para sanar as dificuldades, antes que o clima organizacional seja comprometido ou que talentos resolvam deixar a empresa para procurar companhias em que se sintam mais respeitados.
Organizações que se importam com o clima organizacional são as mais valorizadas por seus funcionários, pois ao se empenhar em tratar os conflitos fazem com que seus colaboradores se sintam parte da organização e das decisões. Assim como os indivíduos têm necessidade de conviver em grupo, compartilhando seu tempo, também precisam sentir-se importantes, ou seja, devem ter reconhecimento por parte da equipe a qual fazem parte e de seus gestores.
O que você achou deste conteúdo? Gostaria de nos contar sobre amizades que fez no ambiente corporativo? Se quiser, deixe uma mensagem aqui para os seus amigos.
Feliz Dia do Amigo!
Marcia Costa
MK Engenharia de Avaliações