A pandemia causada pelo novo Coronavírus quebrou vários paradigmas e fez com que vários setores se reinventassem, entre eles as Instituições Financeiras. Para continuar trabalhando e atendendo aos seus clientes, até os bancos tiveram que inovar e grande parte de seus colaboradores permaneceram em isolamento social, trabalhando de forma remota.
Departamentos dessas instituições que lidam com análise e liberação de crédito imobiliário mantiveram seus colaboradores em suas residências, seguros e realizando todo o trabalho remotamente.
O setor financeiro, assim como outros essenciais, não pode interromper suas atividades sob o risco de paralisar toda a engrenagem.
Vamos refletir sobre como essas instituições tiveram que implementar soluções inovadoras e como continuaram operando mesmo com seus funcionários distantes dos locais de trabalho?
A indústria bancária está passando por inovação continuamente, segundo a pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária 2020 (ano-base 2019), esta indústria é a maior investidora privada em tecnologia, no Brasil e no mundo. No Brasil, perde apenas para o governo, que é o primeiro.
A pesquisa mostrou que o investimento em tecnologia por parte dos bancos ampliou 48%. As transações bancárias cresceram 11% em 2019 em comparação a 2018, mas foram superadas pelas operações realizadas em Mobile Banking, que foi de 19% no mesmo período.
A pesquisa ainda revela que o cliente do Mobile Banking acessa o canal 23 vezes por mês, chegando a 40 vezes, em casos se for heavy user.
Em plena pandemia do Covid-19, as pessoas físicas que utilizam o canal digital representam 74%.
A pandemia acelerou a implementação de inovações que já estavam em planejamento para um futuro próximo, porém houve necessidade de colocar em prática rapidamente. Mas, o progresso continuará e será de forma disruptiva.
Serviços e produtos serão transformados por Inteligência Artificial (IA) e os benefícios aos clientes e aos colaboradores será enorme. Esse tipo de inovação reduzirá custos em geral.
Analytics e Big data colaborarão para melhor entendimento de padrões e significados dos clientes.
A tecnologia blockchain que já é bem conhecida no mercado de criptomoedas também reduzirá custos e erros, proporcionará melhor aplicação do tempo, diminuindo as tarefas burocráticas e liberando os profissionais para atividades que necessitem usar a cognição.
Todas essas inovações disruptivas e o uso de tecnologia em Instituições Financeiras revelam o grau de maturidade e inovação que o Brasil possui nessa área.
A tecnologia está propiciando diversas inovações nas Instituições Financeiras, contudo os colaboradores que puderam aderir ao teletrabalho não estiveram menos cansados do que outros que estiveram presente no ambiente de trabalho.
Quem esteve trabalhando remotamente, sobretudo logo no começo da pandemia, sentiu-se inseguro e notou a carga de trabalho aumentar.
As Avaliações Imobiliárias crescem diante da recuperação desse mercado, se antes da pandemia o setor vivia uma crise que remontava desde de 2014, durante a pandemia constatou-se aumento nas transações. De acordo com a Abrainc e Fipe, no primeiro semestre de 2020, as vendas superaram o ano de 2014. Dessa forma, um setor que estava parado, começou a movimentar em um período em que todos os demais tiveram que desacelerar suas atividades. Com isso, os colaboradores das Instituições Financeiras viram o trabalho ganhar volume.
A dependência do trabalho de outros setores como o de liberação de crédito e todos os outros que tiveram que atender as demandas emergenciais causadas pelo Coronavírus e acelerar outros, gerou muito stress a todos os trabalhadores.
Conciliar o receio de contrair o vírus, as incertezas pessoais, o acúmulo de trabalho e os medos internos tem sido estressante.
E você sabe sobre alguma inovação nas Instituições Financeiras? Deixe suas impressões na área dos comentários!
Até a próxima,
Marcia Costa
MK Engenharia de Avaliações
2 Comments
Ótimo trabalho!
Após perder muito tempo na internet encontrei esse blog
que tinha o que tanto procurava.
Parabéns pelo texto e conteúdo, temos que ter mais
artigos deste tipo na internet.
Gostei muito.
Meu muito obrigado!!!
Obrigado pelo elogio Marcos!
Um grande abraço,
Marcia Costa