No último dia 15 de outubro, um prédio residencial de 7 andares desmoronou por inteiro em Fortaleza. A lamentável tragédia do Edifício Andrea poderia ter sido evitada antecipadamente se tivesse sido realizada uma Inspeção Predial e os apontamentos de problemas descritos no relatório de inspeção fossem resolvidos.
Quando uma catástrofe como essa acontece, não são apenas os moradores do empreendimento que perdem suas moradias, casas vizinhas ao local podem ser atingidas ou interditadas, dependendo do grau de comprometimento do solo.
Neste blog post falaremos da importância do Laudo de Inspeção Predial para evitar acidentes e a escolha de uma empresa que possui profissionais habilitados para realizar planejamento que contemple a correção de problemas e manutenção periódica.
Os pilares que deveriam sustentar o edifício Andrea estavam comprometidos seriamente. Estavam patologicamente avariados e não amparavam mais a edificação. A tragédia só não ocorreria se medidas preventivas e de recuperação tivessem sido aplicadas anteriormente.
A situação favorável ao acidente pode ser decorrente de falhas na construção e, depois, claramente, foi agravada pela falta de manutenção adequada. Esse incidente foi o ápice, mas se não tivesse desabado poderia ter causado incêndio, queda de fachada, vazamentos e infiltrações.
A patologia mais aparente aos olhos até mesmo de quem não é Profissional da área de Engenharia de Avaliações eram as pilastras, que mostravam armações enferrujadas e o reboque desgastado. Além disso, como pode a prefeitura não ter nenhum documento referente a construção do prédio? O empreendimento não possuía habite-se, alvarás? Nada?
Se o problema teve início já na construção, medidas de correção poderiam ter sido feitas por uma empresa que possui Profissionais Habilitados na área de Engenharia ou Arquitetura e que estivessem regularmente registrados no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).
Depois dessa correção seria implementado um planejamento de longo prazo, que tem início com a Inspeção Predial.
A Inspeção Predial é uma vistoria completa com a finalidade de averiguar o estado do empreendimento. A avaliação contempla verificar a condição da vida útil, desempenho, segurança, conservação, exposição ambiental e muitas outras características.
Vale lembrar que a Inspeção Predial não serve apenas para qualificar o empreendimento com relação ao presente e reparar os problemas atuais, mas também projeta o futuro e é feito um laudo para evitar os problemas que possam surgir posteriormente.
Qualquer empreendimento sofre depreciação devido ao uso, passar do tempo etc. Por isso, a manutenção é realizada periodicamente e não quando surge um problema.
A norma de inspeção predial do IBAPE/SP, informa que a responsabilidade pelo nível de inspeção contratada é do inspetor predial, porém qualquer culpabilidade deixa de recair sobre o inspetor quando o proprietário ou usuário da edificação não é aplicado, quando surgem problemas devido ao uso de materiais inferiores, falhas de projeto etc.
Em países de primeiro mundo o imóvel deve ser mantido em condições boas condições para habitação, sem contar que se trata de questão cultural, os empreendimentos são conservados e é uma rotina mantê-los assim.
Como exemplo de emprego da Inspeção Predial fora do Brasil podemos citar EUA e Canadá. Nesses países, a inspeção é pré-requisito para todas as negociações imobiliárias. É obrigatória para realização de contratos.
Em prédios públicos nesses países, o certificado de inspeção é público e fica disponível em quadros de aviso.
A anomalia é um vício de construção, já a falha é vício da manutenção.
Existem anomalias corrigíveis e incorrigíveis. As corrigíveis são problemas pequenos e a equipe de manutenção consegue resolvê-los. Já as incorrigíveis são problemas que precisam de correção completa, o que pode ser feito pela demolição da parte danificada.
Neste blog post não pretendemos encontrar culpados, justificar qualquer problema ou entrar no mérito do que não deveria ser feito. Aqui mostramos a importância do Certificado de Inspeção Predial, o quanto postergar essa vistoria é prejudicial.
A MK Engenharia de Avaliações tem profissionais altamente qualificados e que se empenham em realizar todas as avaliações com a cautela de quem cuida do próprio imóvel que irá habitar.
Seriedade e compromisso com a segurança e bem-estar dos nossos clientes são premissas que norteiam nosso trabalho. Se o seu imóvel possui rachaduras, infiltrações ou não passou por inspeção, entre em contato conosco.
Vamos conversar e agir o mais rápido possível para evitar qualquer acidente.
Abraço,
Marcia Costa
MK Engenharia de Avaliações