A vida moderna tem se tornado cada vez mais uma corrida contra o tempo. É comum ver as pessoas reclamarem de que não têm tempo suficiente para fazer o que deveriam ou gostariam. Se você é do time dos que precisam de horas a mais no relógio, precisa ler este texto até o final!
Há 3 tipos de pessoas: as que trabalham muito e produzem pouco, as que conseguem um equilíbrio entre esforço e produtividade, e aquelas que conseguem a incrível façanha de entregar mais em menor tempo.
A diferença entre elas muitas vezes está na forma como resolvem encarar o seu dia a dia. Quer saber como? Acompanhe essas técnicas e comece a aplicá-las, rapidamente você notará a diferença!
Lembra-se do Garfield, o famoso gato dos desenhos que odiava a segunda-feira? Esse sentimento sabotador de que a semana só começa a engajar após a terça acaba comprometendo muito a produtividade.
Nunca deixe para pensar o que será da sua semana com ela já em andamento. É preciso organizá-la com antecedência para que você saiba exatamente onde estão aquelas horinhas que passaram voando pelo seu calendário e você nem se deu conta.
Por isso, tenha um planejamento com todas as atividades que precisa realizar durante a semana!
A ideia é trabalhar semelhante a uma cadeia de produção. Separe as atividades por categoria: financeiras, comerciais, atendimento. Assim, você consegue dedicar maior esforço e concentração por vez, realizando os trabalhos em menor tempo e com maior qualidade.
Pode parecer bobagem, mas essa dica fez com que o consultor Ivy Lee recebesse um cheque de R$400 mil reais (convertendo para os dias atuais), em 1918, das mãos de Charles M. Schwab, presidente da Bethlehem Steel Corporation, a maior construtora de navios e a segunda maior produtora siderúrgica na América naquela altura.
Lee pediu a Schwab para passar apenas 15 minutos com seus executivos e após esse tempo constatou onde poderia ser ampliada a produtividade da empresa. O consultor pediu, então, que ao final de cada dia, os executivos escrevessem as seis coisas mais importantes que precisavam ser concluídas no dia seguinte. Não poderia ser mais do que seis tarefas. Com isto, conseguiu mapear o que era prioridade.
Para poder produzir com eficiência, nosso cérebro precisa estar relaxado. Por isso, é essencial fazer uma pausa para um cafezinho e bater um papo com alguém sobre assuntos que não estejam relacionados ao trabalho.
Certamente, Lee não mencionou o WhatsApp em sua lista de prioridades por desconhecer o aplicativo de mensagens. Mas, como o método que ele desenvolveu determinava ter foco e ser conclusivo ao realizar suas tarefas, esta certamente seria uma dica dele: tire um tempo apenas para responder seus e-mails e mensagens.
A cada vez que você abre o seu WhatsApp ou e-mail acaba perdendo o foco e a concentração, diminuindo o seu rendimento.
A sociedade moderna adora se auto intitular de multitarefa, mas muitas vezes está “cheio de atividades” não significa produtividade e sim falta de foco e organização.
Definir prioridades, além de garantir sua saúde física e mental, melhora o seu desempenho. Todos os profissionais de alta performance, como atletas, artistas e CEOs, primam pela concentração em suas atividades principais. Seja consistente! É impossível ser extremamente bom em 10 atividades diferentes.
Agora que você já sabe como “ajudar” a melhorar o seu desempenho, está pronto para aplicar essas técnicas de produtividade? Conta aqui pra gente outras estratégias que você usa para ganhar umas horinhas extras durante o dia! Te espero!
Abraço,
Marcia Costa
MK Engenharia de Avaliações
10 Comments
Muito legais as recomendações! É de extrema importância programarmos o dia seguinte, caso contrário, ficamos com coisa demais (sem resolver) e tempo de menos (inclusive para a família)!
Olá Alexandre!
Verdade! Esta dica é uma das mais importantes…
Programando e seguindo o cronograma, é possível começar e terminar o que foi planejado!
Obrigada por sua contribuição!
Fique sempre conosco, ok?
Abs,
Marcia
Muito bom esse tópico relacionado ao que podemos fazer para melhorar a produtividade, é essencial sabermos aproveitar bem o nosso tempo e executar as tarefas no menor tempo possível e com qualidade.
Parabéns Marcia.
Olá Valdecir, boa tarde!
Que bom que gostou do Blog Post de hoje! Por favor, dê uma olhada no blog (na Categoria Alta Produtividade) temos outros artigos abordando o assunto!
E muito obrigado por sua participação.
Abs,
Marcia
GRAÇA E PAZ.
Bom dia Márcia,
Normalmente e faço um agenda diária, porém sempre está acumulando de um dia para o outro, às vezes passou a semana, e não consegui executar alguma tarefa agendada.
Mas tenho algo bom, praticamente dia sim dia não, tenho uns amigos que nós reunimos para tomar um cafezinho árabe, não mais do que meia hora, e, cada um vai para os seus afazeres.
Olá Nei, bom dia!
Que legal! Muito bom este há hábito que você tem! Continue assim!
E obrigado por compartilhar conosco!
Abs,
Marcia
Olá Márcia!!!
Realmente o maior problema de todos é organizar e seguir a agenda, por vezes acabamos agendando prioridades e urgências, mas deixamos pra tráz por surgirem emergências. Artigo muito bom, saber organizar e seguir uma agrnda com certeza ajuda no desempenho e rendimento do nosso dia. Costumo abrir emails de manhã e no final do dia, mas watt é o dia todo, meus clientes me contaram através do mesmo.
Olá Ney, bom dia.
É, isto acontece na vida de todos, não é mesmo!? 🙂
Obrigado por compartilhar o seu dia a dia conosco Ney!
Estamos à disposição,
Abraços,
Marcia
Faço quase igual, agenda do dia seguinte ja ficar planejado, email reservo uma. Duas 2 horas para responder e as demais atividades e compromosso fica agendado para o dia .
Oi Cesar!
Parabéns! Que bom que vc tem estes e outros métodos!
Continue com este empenho!
Abs,
Marcia