Olá!
Falar do Mercado Imobiliário não sugere somente o Crédito.
Infelizmente o processo de Crédito Imobiliário pode culminar com uma inadimplência e isso gerar dor de cabeça e prejuízo ao Agente Financeiro. Sob o ponto de vista da Engenharia de Avaliações Imobiliárias podemos melhorar o processo de Retomada de Bem?
Segundo o Jornal Estado de S.Paulo, entre anos de 2014 a 2015 a retomada de bens imobiliários aumentou em 54% somente na Caixa Econômica Federal, com isso, até dez/2016 a CEF disponibilizou a venda mais de 8 mil imóveis retomados por inadimplência. Se levarmos em consideração que a CEF detêm 70% do mercado de financiamento imobiliário, esses dados são preocupantes. Mas isso é o risco inerente ao Crédito Imobiliário.
Para que a eventual retomada de um imóvel tenha o menor prejuízo possível – prejuízos ocorrem pela inadimplência e pelo custo que a Instituição terá no processo jurídico de retomada – calcular um fator é importante: A “avaliação de um todo” do Bem. Ponderar o real valor do Bem a ser garantia traz consigo a certeza de que o imóvel não está sendo demasiadamente valorizado e que o mercado ou região na qual ele está inserido terá uma absorção rápida ou lenta para a venda em leilão ou até mesmo para a renegociação da dívida.
A Engenharia de Avaliações Imobiliárias não pretende avaliar de forma simplória Bens Imóveis, mas avaliar que um Bem vai além da estrutura física e dos seus padrões de acabamento. Sob o nosso ponto de vista, um laudo bem elaborado com informações e aspectos mercadológicos precisos, podem aliviar o prejuízo financeiro do Agente Financeiro, pois com certeza, será rapidamente absorvido pelo mercado em leilões.
De acordo com nosso ponto de vista, em conjunto com um mercado voraz, onde Agentes Financeiros buscam incansavelmente “share” de mercado no crédito imobiliário, olhar para a Engenharia de Avaliações Imobiliárias como algo estratégico, não seria um fator de sucesso na sua operação financeira? Acreditamos que sim!
Um bom negócio minimiza riscos e aprimora a credibilidade da instituição!
Até breve,
Marcia Costa
MK Avaliações Imobiliárias