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Estudo de Demanda: planeje seu produto imobiliário corretamente

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Estoques lotados de empreendimentos prontos e sem saída é um pesadelo para qualquer empresa, principalmente se as presunções pareciam ser favoráveis. Um mercado tão importante para a economia de um país, como é o imobiliário, não pode ser projetado sobre suposições. Estudos precisos devem ser realizados com rigor a fim de apurar qual é a demanda para determinada região, quais lacunas precisam ser preenchidas e, especialmente, saber se existe público-alvo para o tipo de imóvel que você pretende implementar em determinada região.

Quando o Estudo de Demanda desenha o público-alvo adequado, a probabilidade do produto imobiliário atrair seus prospects é alta. Esse estudo não é o único a dar um direcionamento para a elaboração do projeto, o Estudo de Viabilidade Econômica compõe o mapeamento para descobrir se vale conduzir a execução do empreendimento.

Neste post, você conhecerá a importância de um Estudo de Demanda para o seu empreendimento alinhado ao interesse do seu público-alvo.

Definição do público-alvo

O público-alvo de um bem imóvel é aquele que tem necessidades que podem ser preenchidas pela proposta do empreendimento. A descoberta desse perfil ideal é alcançada por meio de vários estudos e pesquisas desenvolvidos a fim de encontrar as principais características dos consumidores. O estudo orquestrado para indicar o público considera:

  • O público potencial pondera os atributos dos imóveis em relação a preço e qualidade. Portanto, para estipular os valores que serão comercializados, deve-se levar em conta o poder de compra do público a qual você está pensando em atingir, seu padrão de renda e as possibilidades de contrair uma longa dívida.
  • A região onde será construída a edificação necessita da obra? É preciso analisar se já existem quantidades suficientes na localidade.
  • Qual é o diferencial que você está propondo com o seu produto?
  • Avaliar o comportamento do prospect em relação a empreendimentos semelhantes ajuda a entender as suas expectativas.

Atenção!

Outro fator de relevância para o setor imobiliário e muito importante para definir o seu comprador refere-se ao estágio de vida em que ele se encontra. O estágio de vida não está ligado à idade, mas a estabilidade. Ao longo do tempo, quais as chances de intempéries afetarem a vida econômica daquele que será o seu comprador? Quais alternativas ele possui para resolver uma situação que interfira no negócio?

Qualidade é um diferencial para conquistar o público-alvo

Em economia, quando um produto é fruto de um monopólio, os preços são forçados e o consumidor só tem duas opções, adquirir o produto/serviço ofertado ou desistir.

No mercado imobiliário não há exclusividade para uma empresa, isso propicia a ampla concorrência entre as companhias e permite ao consumidor ter o poder de escolha, portanto, a qualidade é importante para conquistar o público-alvo.

Gestão de riscos

O estudo determinará os possíveis riscos ocasionados pela execução do empreendimento. A ciência desses riscos é um meio de medir a sua magnitude e criar um plano que contenha medidas de prevenção e ações para corrigi-los.

Dica importante

Quando há a pretensão de criar um empreendimento, não basta copiar sucessos anteriores. A sociedade está sempre em evolução, o que hoje é tendência, já no ano vindouro pode deixar de ser. Para tanto, é necessário analisar o cenário atual, podendo contrastar com os bons resultados obtidos em outras ocasiões, mas não usar a mesma fórmula.

Conclusão

O resultado do planejamento do produto imobiliário, por meio do Estudo de Demanda alinhado aos interesses do público-alvo, é fundamental para a tomada de decisão dos investidores.

No caso do Estudo de Demanda direcionado a descobrir o potencial comprador, o resultado fornece dados sobre os riscos de prosseguir com um projeto que pode ter diferenciais ou um padrão para atender as carências do local em que será construído.

Todos os Estudos de Viabilidade realizados pela MK para os mais diversos tipos de empreendimentos foram determinantes para descobrir o perfil ideal do público-alvo.

Estamos preparados para atendê-lo e qualificar o seu projeto em viável ou inviável. Entre em contato conosco pois temos experiência e somos especialistas no assunto.

Até breve,

Marcia Costa
MK Engenharia de Avaliações

 

 

 

 

 

 

 

 

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4 Comentários

  1. Marcio disse:
    23/04/2019 às 16:42

    Gostaria de receber um orçamento sobre estudo de demanda

    • Marcia Costa disse:
      23/04/2019 às 17:03

      Caro Marcio, boa tarde.
      Entraremos em contato via email.
      Até breve.
      Abs,
      Marcia

  2. renato disse:
    23/04/2019 às 13:26

    Gostaria de agendar uma reunião para conversar sobre estudo de demanda para futuros empreendimentos.

    • Marcia Costa disse:
      23/04/2019 às 13:44

      Caro Renato, boa tarde.
      Entraremos em contato via email.
      Até breve.
      Abs,
      Marcia

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