Pesquisar
Close this search box.
A importância de um Estudo de Demanda para o seu projeto
a-importancia-de-um-estudo-de-demanda-para-o-seu-projeto

Imagina que pesadelo seria desenhar seu produto imobiliário, lançá-lo no mercado e descobrir que os consumidores não se interessam por ele. Simplesmente suas necessidades agora são outras, ou, para piorar, os consumidores são, absolutamente, indiferentes ao seu projeto, ou ainda, o mercado desconhece a proposta do seu empreendimento. Seja qual for o motivo da displicência do seu público-alvo, é fato que você usou apenas a intuição que tinha de que o seu projeto era grandioso e que com certeza seria rapidamente absorvido e o criou baseado nesse princípio, mas não foi bem isso o que aconteceu quando o lançou.

Em um mercado extremamente dinâmico como o brasileiro, é muito comum a demanda diminuir gradativamente em relação a um período para outro. O cenário competitivo exige decisões constantes, assertivas e fundamentadas em análises prévias que possam garantir a sobrevivência dos projetos. Daí a importância do Estudo de Demanda no processo decisório do projeto. Saber como utilizá-lo de forma estratégica às necessidades atuais do consumidor faz sua empresa poupar tempo e recursos financeiros com projetos que tem a possibilidade de já nascerem obsoletos. Saiba mais sobre Estudo de Demanda nesse post.

O que é um Estudo de Demanda?

Por meio do Estudo de Demanda pode-se compreender como as tendências políticas, legais, sociais, econômicas e tecnológicas afetam a demanda de imóveis residenciais, comerciais, industriais, entre outros. Além disso, tal estudo possibilita conhecer quem são os consumidores desses imóveis, seus comportamentos no presente e no futuro e, também, os concorrentes do seu empreendimento.

O Estudo de Demanda trata-se de um planejamento e direcionamento estratégico em que as mudanças emergentes podem ser analisadas e as incertezas e riscos avaliados.

O Estudo de Demanda viabiliza o desenvolvimento de táticas que identificam as prioridades, colabora com a alocação dos recursos, define os níveis dos serviços a serem realizados para o cliente, qual deve ser o princípio, o norteador do trabalho como, por exemplo, se a finalidade é obter um empreendimento, o Laudo de Avaliação de Imóvel é o primeiro levantamento que deve ser feito para conduzir os procedimentos seguintes.

É importante reforçar que, mesmo com essas possibilidades, o que garantirá o sucesso do seu empreendimento é o uso correto das informações e os resultados do estudo que contribuirão para a sua vantagem competitiva. Outra condição que também deve ser levada em consideração, embora a análise seja realizada para mapear a demanda e diminuir os erros, é a instabilidade dos fatores externos, visto que têm grande influência sobre os fatores internos das empresas. Sendo que o surgimento pode acontecer sem que nenhum estudo tenha previsto sua ocorrência. De qualquer maneira, é preciso que o planejamento abarque outras possibilidades para situações inesperadas.

Utilidades do Estudo de Demanda

A importância do Estudo de Demanda já foi apresentada nos parágrafos anteriores, mas vale a pena reforçá-la por meio dos seguintes tópicos:

  • Antever possíveis fracassos/prejuízos futuros;
  • Compreender tendências políticas, econômicas, sociais etc;
  • Conhecer o consumidor/público-alvo;
  • Mapear a concorrência do seu empreendimento;
  • Decidir o rumo do projeto;
  • Trabalhar/lançar/vender empreendimentos que tenham público interessado;
  • Avaliar os riscos;
  • Realizar previsão de vendas;
  • Buscar equilíbrio financeiro para desenvolvimento dos projetos;
  • Maior assertividade e menores falhas, entre outras.

Conclusão

O Estudo da Demanda é um recurso estratégico que tem por finalidade elaborar análises a serem utilizadas na tomada de decisões presentes a fim de prever e solucionar situações futuras que possam causar prejuízos ou enfraquecer os resultados esperados. É um estudo altamente importante, pois as mudanças impostas pelo mundo globalizado colocam em risco grande parte dos projetos em várias áreas, principalmente no mercado imobiliário, que está aos poucos se restabelecendo pós um período de recessão. Por isso, quanto mais precisão houver e mais entendimento sobre as variáveis, perdas e desperdícios têm grande índice de redução.

Em mais de 8 anos de experiência, a MK teve o privilégio de participar de diversos trabalhos no mercado imobiliário para pequenas e grandes empresas no Brasil. Em todos os trabalhos desenvolvidos, os insights gerados pela equipe de Inteligência de Mercado auxiliaram em decisões que impactaram positivamente a receita e a competitividade dessas empresas. Qualquer que seja o seu projeto, entre em contato conosco e obtenha a nossa assessoria.

Abraço,

Marcia Costa
MK Engenharia de Avaliações

 

 

 

 

 

 

 

 

Resposta de 0

  1. Na minha opinião o estudo de demanda é fundamental; Todos os Arquitetos deveriam adotar esta pratica, antes de iniciar o projeto arquitetônico para que os investidores tenham um real retorno de seus investimentos imobiliários.
    Atualmente existem vários imóveis, construções novas ou ate mesmo mais antigas, que estão sendo comercializados para outras finalidades justamente porque não houve o ESTUDO DE DEMANDA; Isto quer dizer, existem muitos investidores investindo de maneira errada, com isso seus imóveis estão sendo muito depreciados.

    1. Olá Julio Cezar, boa tarde.
      Fiquei muito feliz com sua rica contribuição.
      Obrigado por expor seu ponto de vista!
      Acreditamos que unidos, faremos um mercado mais forte!
      Obrigada e até breve!
      Marcia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados