Anterior à execução de um empreendimento, é necessário que seja realizado um Estudo de Viabilidade Técnico e Econômico. Grandes obras requerem que o estudo técnico e o econômico sejam feitos concomitantemente, ou seja, será um estudo Técnico- Econômico. Esse tipo de pesquisa direciona o seu propósito para que você saiba se o retorno financeiro é real ou se há possibilidades de se tornar. Caso seja a segunda opção, especialistas indicam que não vale o investimento, pois a incerteza tem mais possibilidades de acarretar uma perda.
Só nessa introdução já lhe passamos uma ideia da importância do Estudo de Viabilidade, então, para não amargar o prejuízo, obtenha mais informações com a leitura deste post. Aqui, falaremos do Estudo de Viabilidade Econômica e porquê você deve contratar um para o seu projeto.
Como funciona o Estudo de Viabilidade Econômica
Para que os investidores decidam levar adiante ou não um projeto, basicamente, a receita aplicada deve ser menor, e, claro o retorno e o lucro muito maior, ou seja, o capital investido deve ter sido menor que retorno financeiro. Para tanto, vários dados do projeto devem ser levantados, com posse de todas as informações parte-se para a realização do fluxo de caixa. É nesse momento que se estipula como serão distribuídas as quantias ao longo do tempo. No fluxo de caixa são estudados os desembolsos e entradas de receita. Veja quais são os indicadores para avaliar no fluxo de caixa:
- Valor Presente Líquido (VPL): é usado para estimar o custo gasto no presente. Ao longo do tempo o dinheiro perde seu valor. Portanto, como saber no porvir quanto foi o seu gasto? Aplica-se uma taxa de juros para valorar o custo no futuro.
- Taxa Interna de Retorno (TIR): É a taxa a qual os valores futuros são trazidos para o presente.
- Tempo de Recuperação do Capital (Payback): É o tempo para as parcelas anuais do fluxo de caixa se igualar ao investimento inicial. É o tempo de devolução do capital investido.
- Retorno sobre o Capital Próprio (ROE – Return On Equity): É o melhor de todos os indicadores na análise de resultados e tomada de decisão, pois mostra quanto o investidor ganhou para cada real que aportou no projeto.
Por que contratar um estudo de Viabilidade Econômica?
O Estudo de Viabilidade Econômica não se trata apenas de um levantamento detalhado dos custos a serem gastos, é uma projeção dos diferentes cenários econômicos que o seu negócio está sujeito a enfrentar.
Ao contratar esse serviço procure uma empresa especializada nesse estudo e em todo o processo que o antecede até a conclusão, só assim você receberá informações precisas, pesquisas elaboradas por uma equipe de profissionais que atuam na área, projeções assertivas, mapeamento completo das possibilidades, agilidade na entrega do diagnóstico etc.
Conclusão
O Estudo de Viabilidade Econômica é complexo, demanda o envolvimento de profissionais de várias áreas, expertise, dedicação e agilidade sem perda de qualidade. Quem deseja investir seu capital em algum empreendimento a qual acredita que terá resultado, não pode pular a etapa de realização desse estudo. Sem ele, é como estar no escuro, caminhando à beira de um precipício, sem enxergar o local para onde se está indo. Sem essa pesquisa, sem o levantamento das possibilidades e sem a consultoria de profissionais, sua obra corre o grande risco de trazer problemas em vez de qualquer lucro.
A MK possui profissionais qualificados para realizar o Estudo de Viabilidade Econômica para diferentes projetos. Entre em contato conosco e conheça em detalhes nossos serviços.
Até breve,
Marcia Costa
MK Engenharia de Avaliações