O autoconhecimento é uma habilidade muito importante para que um profissional seja capaz de gerir sua carreira e obter sucesso. Conhecer bem a si próprio faz com que reconheça seus pontos fortes e fracos, saiba quais são os seus diferenciais e entenda como traçar a trajetória profissional para um patamar elevado e competitivo.
O autoconhecimento requer que os indivíduos conheçam as suas próprias emoções, que sejam capazes de ter controle sobre elas, ou seja, é o conhecimento de si. O que é totalmente necessário no mercado de trabalho, principalmente para aqueles que lidam com a satisfação de outras pessoas, como acontece com os profissionais que trabalham em instituições financeiras ou produtos imobiliários. Nestas áreas, existem clientes com diferentes interesses, desde aquele que necessita de um crédito para a compra da primeira propriedade àquele que está empreendendo no setor. Por isso, quanto mais o profissional se conhece, melhor pode interagir com o meio e colaborar com os demais.
Vamos continuar esse assunto?
Apenas as pessoas que têm autoconhecimento conhecem seus pontos fortes e fracos, compreendem quais são suas potencialidades e sabem o que é preciso melhorar para obter sucesso profissional. Sem esse conhecimento sobre suas competências e pontos fracos, o profissional desempenha suas atividades sem saber quais são suas qualidades, como e qual o melhor momento para usá-las a seu favor para obter resultados.
O profissional que deseja se autoconhecer como profissional deve saber quem é no campo pessoal, pois uma área não é dissociada da outra. Ao saber exatamente quem você é como pessoa, saberá quem é quando está trabalhando.
O autoconhecimento é a prática de olhar para dentro de si mesmo. Se você não tem autoconhecimento não tem empatia. Por isso, não consegue se entender e muito menos os outros que o cercam. Note o quanto é importante ter autoconhecimento em todos os âmbitos da vida.
Quem não conhece suas limitações tem a tendência de exagerar em relação a suas forças ou fraquezas. Sem entender-se não é possível superar qualquer dificuldade que apareça.
Vale entender que autoconhecimento é um processo contínuo. O tempo todo é preciso refletir sobre quem somos, o que queremos, por qual razão queremos etc. Não existe uma fórmula para ser seguida, por isso, trazemos aqui algumas dicas para você se autoconhecer e melhorar a sua vida profissional.
Para você se autoconhecer, é preciso expandir a sua mente, estudar, buscar conhecimento, conversar com pessoas diferentes. A exploração é necessária para que o profissional se desenvolva, tenha novas experiências e teste suas aptidões.
Faça perguntas para você. Sabe aqueles questionamentos que geralmente postergamos em nos fazer para não ter que refletir? Pois é, será necessário se questionar para encontrar respostas e mudar o que não está bom. Por exemplo, pergunte-se: O que eu sei fazer bem e realmente gosto? Qual é o desafio que eu não consigo superar? Quais são as minhas fraquezas?
Após fazer vários questionamentos sobre si e encontrar as respostas, fortaleça tudo o aquilo que é bom, enfraqueça os pontos fracos. Aquilo que você enxergar que é um defeito, corrija. Quando o profissional sente que suas potencialidades estão sendo ampliadas consegue se dedicar melhor ao trabalho, alcança resultados felizes.
Peça para as pessoas ao seu redor e que você confia dizer como elas enxergam você. Deve ser alguém que você tem confiança para não distorcer a sua imagem e nem deixar de falar a verdade. Analise se as pessoas têm a mesma percepção que você tem a seu respeito. É importante ouvir uma boa quantidade de pessoas, assim se as diferenças forem conflitantes e as respostas das pessoas forem diferentes de quem você acredita que é, talvez você tenha feito uma análise errônea sobre si. Continue refletindo e buscando saber quem você é.
Existem pessoas que são demasiadamente críticas consigo e com os demais. Cuidado com críticas que não levam você a se enxergar como alguém que tem altos potenciais. No campo da autossabotagem existem aqueles que se vitimizam, outros se culpam com frequência, alguns procrastinam, uns são inconstantes, ou seja, não concluem o que começam, outros carregam medo exagerado. Existem diversos tipos de sabotadores e eles podem ser conscientes ou inconscientes.
Os sabotadores atrapalham os profissionais de se desenvolverem, emperram promoções e bloqueiam decisões. Por isso, é preciso conhecer os sabotadores para ter controle deles.
Você conhece quem são os seus sabotadores? Comente abaixo, será libertador para todos! 🙂
Um grande abraço e até a próxima!
Marcia Costa
MK Engenharia de Avaliações
4 Comments
Parabéns pelo ótimo artigo! É sempre um prazer ler seu blog.
Obrigada André!
Agradável e inspiradora leitura. Parabéns.
Obrigada Ruy!
Abs,
Marcia