Pesquisar
Close this search box.
A difícil arte de tomar decisões

Diariamente todas as pessoas precisam tomar decisões, no trabalho ou fora dele. E isso não é fácil para ninguém. Imagine o peso que recai sobre um juiz a qual a liberdade de alguém está condicionada ao seu julgamento e a sua tomada de decisão!

Agora imagine a pressão de outro profissional, trazendo aqui um exemplo bem díspar do juiz, o analista de crédito imobiliário. A sua decisão, ainda que embasado por um Laudo de Avaliação Imobiliária, define na concessão de crédito para financiamento de uma casa, ou mais que isso, para construção de um lar!

Da construção de um lar ao cerceamento da liberdade, uma decisão foi tomada para chegar a um resultado, o que envolve uma arte complicada de fazer escolhas. As quais nem sempre são as mais assertivas e que, às vezes, não podem ser consertadas.

Agora só depende de você, decidir se continua a leitura ou se prefere parar por aqui! Porém, se quer uma sugestão, continue conosco e saiba mais sobre esse tema.

Conceituação de decisão

Decidir é destinar recursos imutáveis, diz-se que são imutáveis porque uma vez decidido é possível retroceder, mas haverá algum tipo de perda.

Desmembrar decisão e ação significa separar aquele que executará a ação daquele que pensou, planejou e criou o que deve ser feito.

A tomada de decisão abrange a descoberta do momento que é necessário decidir entre uma ou outra ação, é nessa fase que se coleta informações. Na sequência estrutura-se o desenvolvimento da ação, até chegar à adoção de uma linha de escolha.

O ato de decidir pode ser solitário e pessoal, outras vezes depende de um grupo de pessoas, que em conformidade precisam optar por um caminho ou por uma ação para executar uma operação ou trabalho. De qualquer forma, partindo do âmbito pessoal à decisão em grupo, escolher é um processo de busca por solução de problemas com inteligência para alcançar o objetivo.

Decisão estratégica, operacional e tática

Uma decisão em ambiente corporativo pode ser estratégica, tática ou operacional.

  • Decisão estratégica está na esfera do desenvolvimento de políticas e de ações para o alcance de objetivos da organização. Contudo, sua marca é a irregularidade e complexidade.
  • Decisão operacional engloba o uso de instalações, utilização de regras pré-estabelecidas, soluções já implementadas e recursos para executar eficientemente as operações. É nessa esfera que as atividades devem ser muito bem realizadas.
  • Decisão tática diz respeito a diversificar o andamento do tudo o que foi planejado. Diz respeito ao controle administrativo. Envolve atividades como: estabelecer novas regras de decisão; analisar oportunidades de decisão enquanto as ações estão em andamento etc.

Na decisão estratégica distingue-se o momento de decidir e de implementar, enquanto na operacional o ato de decidir e de praticar a ação se confundem.

Decisão gerencial

As empresas são sistemas em frequente mudança e tomar decisões e resolver problemas acontece com todos os colaboradores em todos os níveis hierárquicos.

Os profissionais envolvidas nos diversos processos de decisão gerencial devem usar a racionalidade para que as escolhas sejam sólidas. Para esses gestores, a decisão deve ser objetiva e lógica. O que a tomada de decisão levaria à alternativa que maximiza as metas. Para tanto, são necessárias seis fases:

  1. identificar critérios;
  2. definir perfeitamente o problema;
  3. ponderar todos os critérios segundo suas preferências;
  4. conhecer todas as alternativas relevantes;
  5. avaliar cada alternativa com base em cada medida; e
  6. calcular alternativas de forma precisa e escolher a de maior importância compreendida.

Se você chegou até aqui é porque tomou uma decisão, continuar a leitura e descobrir o que poderíamos acrescentar ao seu conhecimento. Note que para as mais simples atividades do nosso cotidiano precisamos tomar alguma decisão. Às vezes involuntariamente ou de forma espontânea fazemos escolhas, mas quando se trata do ambiente profissional despendemos mais energia e nem sempre é preciso decidir instantaneamente, por isso, se a ocasião requer mais tempo, utilize-o a seu favor.

Em caso de dúvidas ou contribuições, entre em contato conosco ou deixe sua sugestão nos comentários.

Até a próxima semana!

Marcia Costa
MK Engenharia de Avaliações

Resposta de 0

  1. Muito bom artigo!!! Uma decisão merece sempre ser bem avaliada, tanto na vida profissional, empresarial como pessoal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados