Para qualquer profissional não há situação mais desagradável e que desmotiva que não ter reconhecimento profissional. A indiferença de muitos gestores causa desânimo nos seus subordinados, que passam a realizar seu trabalho de forma automática, sem criatividade ou motivação. Todos os colaboradores desejam ter reconhecimento profissional. Muitos gestores não percebem que qualquer atividade para ser realizada precisa de motivação e, assim, muitos profissionais vão usando a remuneração com fator de motivação, ou seja, só trabalham para receber o salário ao fim do mês. Isso é péssimo para o profissional e para a empresa.
Os gestores precisam ter competências que agreguem todos os estilos de profissionais, respeitando as diferenças e devem saber aprimorar as capacidades técnicas para que seu subordinado consiga obter crescimento e sinta que seu trabalho é importante para a empresa.
Vamos falar mais sobre liderança e reconhecimento?
Um líder é aquele indivíduo que tem poder de influenciar a sua equipe ou outras pessoas de seu convívio. O papel do líder nos grupos é de suma importância para o crescimento da organização e sucesso das equipes, esse profissional é responsável por criar o ambiente de trabalho, fazendo dele um local produtivo e saudável onde exista respeito e compromisso.
O líder possui habilidade para fazer com que as pessoas trabalhem ou realizem atividades que ele peça por vontade e de forma entusiástica para atingir o bem comum.
O líder notará as capacidades de cada um dos componentes de sua equipe, portanto, se você é reconhecido e os demais que trabalham com você também, é sinal de que vocês possuem uma liderança ativa. Já, aqueles que notam apenas as potencialidades de apenas um ou escolhem quem deve ser considerado bom em uma equipe, não é líder. Ele é chefe, gestor, supervisor ou outra definição de cargo que lhe dê poder de “mandar” sobre outros.
Como foi dito, o líder desenvolverá um olhar mais apurado para reconhecer cada um dos colaboradores de sua equipe, mas dar uma ajudinha é ainda melhor, não é mesmo?
Por isso, você pode assumir algumas atitudes:
Agora, saiba que o melhor mesmo é ter um Líder que saiba reconhecer você pelos seus resultados, ele deve deixar claro qual é o seu papel dentro da companhia e o que espera que você o entregue.
Quer saber mais sobre esse assunto ou gostaria de propor a abordagem de algum outro aqui? Deixe sua sugestão ou comentário.
E claro, fique à vontade para entrar em contato conosco.
Abraço e sucesso sempre!!!
Marcia Costa
MK Engenharia de Avaliações
2 Comments
Boa tarde, Srta. Márcia Costa, sabe daquele que chega na segunda-feira todo engomadinho após um final de semana que ele passou todo radiante por ter feito um bom trabalho, que ele antes não realizava, é que alguém lhe deve ter chamado atenção anteriormente antes de ir para o trabalho, aconselhado para seus exercícios profissional, talvez seus pais, pessoas do seu relacionamento enfim, ele teria pensado que só o fato de ter um canudo da sua faculdade onde se formou já seria o suficiente para um bom salário, o executivo e líder não é só estar fardado pelos padrões da empresa, ele tem que mostrar que sabe além do que a empresa pode lhe apresentar, fazendo do seu conhecimento uma estrutura dinâmica de trabalho junto a sua equipe, só tenha a que se beneficiar trazendo resultados em pró da própria equipe e a empresa e também para sociedade em geral de um bom retorno futuro do que foi aplicado e investido. vejo neste sentido.
João Batista, agradecemos por vc compartilhar sua opinião conosco!
Por favor, não deixe de sempre expor sua opinião.
Muito obrigada,
Abraços
Marcia Costa