O acompanhamento de obras é um serviço recomendado a todos os empreendimentos da construção civil, cujo principal objetivo é supervisionar a execução de cada processo estipulado durante o projeto inicial.
Realizado por profissionais técnicos e capacitados na área, esse serviço exige a criação de um documento fundamental à sua validação.
Ao longo desse material, você vai descobrir qual é essa documentação, sua importância para o andamento da obra e quais informações devem ser preenchidas.
Boa leitura!
Para validar o acompanhamento de obra, o profissional encarregado deve desenvolver um Relatório de Acompanhamento de Obras. Inclusive, esse documento é exigido pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).
O RAO também é conhecido como: Diário de Obra, Relatório Diário de OBRA (RDO) e Livro de Ordem.
Independente da nomenclatura, o documento possui o mesmo objetivo: registrar os principais processos e eventos ocorridos no canteiro de obras, os quais impactam em sua execução e resultado.
Ademais, o relatório deve permanecer no local da obra durante todo o período — ou devem ser disponibilizados meios que permitam o acesso a esse documento a qualquer momento.
Inclusive, o ideal é criar esse documento online, através de planilhas ou sistemas específicos para gerenciamento de obras.
No relatório de acompanhamento de obra, devem ser registradas todas as informações referentes ao projeto, incluindo os eventos, imprevistos e acidentes que ocorrerem na execução das atividades.
De modo geral, a resolução nº 1024, que torna o relatório diário de obras obrigatório, também determina algumas informações fundamentais a essa documentação.
Conheça-as abaixo:
No relatório, estarão registrados todos os eventos que acontecerem em uma obra. Essas informações, além de serem fundamentais para os processos burocráticos, também proporcionam outras vantagens.
Por exemplo, caso haja atrasos na entrega, será possível apresentar ao cliente um documento com todas as informações acerca do incidente, incluindo os motivos e novos prazos para a finalização do projeto.
Além do mais, esse relatório garante uma das principais vantagens do acompanhamento de obra: a economia dos gastos, dado que o registro imediato de cada problema permite a busca por soluções mais rápidas e efetivas.
Sem falar que essas informações permitem que o responsável técnico preveja futuros erros, impedindo sua ocorrência.
Dica: para dar mais veracidade ao documento, adicione imagens, vídeos e até mesmo áudios ao seu relatório diário de obras.
O relatório de acompanhamento de obra deve ser preenchido por um profissional capacitado a executar esse serviço, ou seja, engenheiros, arquitetos, mestre de obras ou técnicos.
Além disso, os estagiários também podem preencher essa documentação, desde que sejam devidamente orientados por seus superiores — é recomendado que os profissionais revisem o relatório ao final.
Aproveite e acesse nosso outro conteúdo sobre o assunto – o que é um acompanhamento de obras – vem conferir, porque ele está super completo!
E não se esqueça de deixar nos comentários sua opinião sobre o assunto, ok?
Marcia Costa
MK Avaliações Imobiliárias
2 Comments
Realmente Márcia Costa muito bom este seu artigo sobre o diário de obras, sou corretora de imóveis há 30 anos em Balneário Camboriú com CNAI e quando estava também na prefeitura, este era o acompanhamento utilizado para o lançamento das obras no tribunal de contas do estado pelo método esfinge. Imprescindível para ver qualquer divergência ou falha. Obrigada.
Prezada Arione, boa tarde!
Fico muito feliz com seu depoimento.
Continue conosco, pois sua contribuição é muito importante para todo o mercado.
Grande abraço.
Marcia Costa