Negócios precisam ser sólidos e rentáveis, caso contrário não faz sentido investir recursos e tempo.
O Estudo de Viabilidade Econômica consiste em avaliar se determinado projeto é realizável ou não. É a ferramenta capaz de fornecer informações a respeito da rentabilidade e qual o impacto para a empresa. Seu objetivo é prever ou antecipar os cenários otimistas e pessimistas de um plano.
No caso da Engenharia de Avaliações, a Viabilidade Econômica irá ajudar na tomada de decisão sobre o seu empreendimento.
Leia esse blogpost até o fim e entenda mais sobre o assunto.
Uma parte importante do Estudo de Viabilidade Econômica de empreendimentos imobiliários diz respeito ao planejamento. Com ele é possível realizar o levantamento das informações e canalizar conhecimentos de diversos setores para instrução da viabilidade da construção.
O planejamento tem três níveis: estratégico, tático e operacional. O nível estratégico compreende a fase de definição de metas a serem alcançadas e o tempo. É por meio do planejamento estratégico que se designa quais serão os efeitos das decisões atuais sobre o futuro. Ele indica forma e meios de alcance das metas.
No nível tático estrutura-se recursos, recrutamento e treinamento de pessoal. É a fase em que são classificados os meios e as limitações que podem invalidar ou atrasar o projeto.
No nível operacional são definidas as pessoas que executarão o projeto. Trata-se da formalização do planejamento, ou seja, é composto por toda documentação, planos de ação etc.
O estudo ou análise de investimento refere-se aos recursos e como serão aplicados, qual será o prazo para que o investimento forneça lucro aqueles que empregarão o capital.
A elaboração do estudo sem erros requer um orçamento de capital. A análise de viabilidade deve responder se o projeto será autopagável, se os acionistas terão retorno e lucro de seus investimentos.
A análise de viabilidade de empreendimentos pressupõe o uso de um terreno predeterminado e a definição de qual o melhor negócio a se empreender no espaço.
Escopo, tempo e custo determinam as restrições dos projetos, fornecendo dados referentes aos planejamento, além do cronograma e os parâmetros para o fluxo de caixa.
O mercado imobiliário possui características especiais, por isso qualquer decisão de investimento deve ser tomada de acordo com estudos que tragam respostas mais próximas possíveis da realidade.
As decisões devem levar em conta uma análise criteriosa que esteja fundamentada em dados concretos e em estudos.
A aplicação de modelos numéricos do mercado tem por objetivo estimar o valor de mercado dos imóveis, com base em uma amostra de dados de transações do mercado de interesse, contudo uma parcela ainda incorre em erro. Sendo que uma parcela dos erros ocorre devido às especificidades e modelos do mercado.
No mercado imobiliário a previsão de preços e a velocidade das vendas determinam se é viável investir no projeto. O estudo de viabilidade de investimento ou o lançamento de novas construções devem ser realizados segundo um modelo matemático que seja capaz de antecipar cenários e ficar o mais próximo possível da realidade. Por isso, experiência, conhecimento e profissionais qualificados fazem toda a diferença.
Antes de iniciar qualquer projeto ou empreender em lançamentos, procure uma empresa de confiança para realizar o seu Estudo de Viabilidade Econômica. Nós da MK Engenharia de Avaliações podemos auxiliar nessa e em outras análises de que você necessite para realizar investimentos. Entre em contato conosco e verifique como podemos ajudar.
Se este conteúdo foi útil para você comente aqui e compartilhe com outras pessoas para que obtenham informações sobre Estudo de Viabilidade Econômica.
Estamos à disposição,
Até a próxima.
Marcia Costa
MK Engenharia de Avaliações